O conceito de inbound marketing é bem simples: ele tem como base a criação e a divulgação de conteúdo criado especificadamente para atender à demanda do público- alvo da sua empresa. Para tal, esse conteúdo deve ser composto por informações de qualidade, de primeira mão, exclusivas e verdadeiramente qualificadas/únicas.

Sendo assim, o principal objetivo da aplicação de técnicas de inbound marketing é conquistar o seu público não ‘empurrando’ seus produtos e/ou serviços para a compra dos mesmos, mas sim, fazendo com que eles venham até você, porque se sentiram interessados pelo conteúdo publicado.

E se você também está interessado no assunto, que tal conferir neste artigo como montar uma estratégia de inbound marketing verdadeiramente eficiente?

Estabeleça seu objetivo

Se você está pensando em como montar uma estratégia de inbound marketing para a sua empresa, lembre-se que o primeiro passo consiste em estabelecer metas (e com um prazo para serem cumpridas).

Comece com o básico: gerar de 20 a 30 leads verdadeiramente qualificados, ou seja, indivíduos que se cadastram no seu site, e posteriormente, que poderão se tornar clientes (afinal, agora você já tem o contato deles!).

Com o objetivo já pré-estabelecido, perfeito: hora de definir a sua estratégia para aplicação do inbound marketing.

Defina sua persona

Definir a sua persona nada mais é do que identificar o seu público-alvo. Se você tem um negócio de suplementação alimentar, por exemplo, sabe que a sua audiência é voltada para os atletas ou amadores que buscam hipertrofia muscular. Por outro lado, se você tem um petshop, seu público são os donos de animais. Se o negócio é na área de cosmética e maquiagem, as mulheres são as que o compõem... E assim por diante.

Nessa etapa de como montar uma estratégia de inbound marketing, crie um plano de ação que identifique onde estão as pessoas que precisam daquele seu produto e/ou serviço. Lembre-se: as personas nada mais são do que perfis ‘fictícios’, que, a partir de estudos reais, personificam seus potenciais clientes.

Veja onde os seus possíveis clientes estão

Mas como montar uma estratégia de Inbound Marketing visando o alcance do meu público-alvo? Bom, você já sabe que as estratégias de inbound são voltadas para a produção de conteúdos exclusivos e relevantes (seja nas redes sociais, blogs e assim por diante).

E considerando que a internet é extremamente ampla, você precisa, antes de tudo, identificar onde é que o seu cliente está. Neste sentido, comece com o mais possível: as redes sociais – tais como Linkedin e Facebook. Aborde os seus clientes em páginas, grupos, perfis e até mesmo em fóruns de discussão, uma vez que eles estão lá só esperando a publicação de serviços e/ou produtos verdadeiramente qualificados.

Atratividade é fundamental

Coloque-se no lugar do seu cliente: você possivelmente só finaliza uma compra quando se sente atraído pela marca. E, no caso da estratégia digital do inbound marketing, a atração só é possível diante de conteúdo relevante e de qualidade voltado as suas personas.

Por isso, desenvolva um conteúdo realmente único, que identifique e solucione problemas, que sacie os mistérios e curiosidades acerca do assunto, e que é claro, instigue o seu leitor à compra. Dê a ele atenção, seja em blogs, e-mails marketing, redes sociais, newsletters ou qualquer outros formatos do marketing digital.

Siga cada uma das etapas do inbound marketing

O inbound marketing é dividido em 4 etapas, sendo elas: atrair tráfego, transformar visitantes em leads, transformar os leads em clientes e , por fim, fidelizá-los e transformá-los em 'promotores' da sua marca.

Para que isso seja possível, as principais estratégias utilizadas pelo inbound marketing são: posts em blogs, webinários, e-books, infográficos, e-mails marketing, SEO, vídeos e fóruns online, guest posting, conteúdos em redes sociais, questionários, whitepapers e muito mais!

E agora que você já conhece etapa por etapa de como montar uma estratégia de inbound marketing eficiente, o que você ainda está esperando para alavancar a sua empresa por meio delas? Não deixe de baixar o nosso e-book 'O Guia Definitivo do Inbound Marketing' e utilize as estratégias do inbound para alcançar melhores resultados na sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.