Não precisa navegar muito à procura de artigos relacionados a marketing digital para encontrar a seguinte afirmação: conteúdo é rei. Atualmente, para poder conquistar clientes e fidelizá-los, oferecer algo em troca é fundamental. Sua marca precisa ser relevante, oferecendo conteúdos como: e-books, artigos, listas, vídeos, dicas e etc. A lista de oportunidades é grande dependendo do segmento a ser alcançado. Mas como produzir conteúdo de qualidade? De que forma o conteúdo de um site pode ser utilizado em uma estratégia digital? Há várias maneiras de responder estas questões, mas as soluções farão a diferença na relevância do seu site em mecanismos de buscas.

Antes de tudo, seja organizado!

Quem deseja saber como produzir conteúdo de qualidade para um site deve primeiramente criar uma buyer persona para sua empresa. A persona nada mais é que um conjunto de características e necessidades que representa seu consumidor. Como se criasse mesmo um personagem. Sabendo qual a conversa e assuntos principais - além das necessidades - do público-alvo, pode-se estabelecer uma agenda de conteúdo, na qual tópicos relevantes serão amplamente discutidos em artigos e textos. Pense nas datas comemorativas e como pode aproveitá-las para entreter seu público.

Conheça quem vai ver seus conteúdos

Isso ajuda na pesquisa de público-alvo, na qual é possível conhecer detalhes a respeito dos hábitos de consumo do seu público. E não para por aí, envolvendo também aspirações, objetivos, comportamento. Assim, fica muito mais fácil iniciar uma conversa com este público, uma vez que eles vão se identificar com os assuntos tratados em seu site ou blog. Há pesquisas mostrando que o usuário só entra em contato com a empresa já em 50% ou 70% do processo de compra, ou seja: eles pesquisam muito e dispensam rapidamente sites desinteressantes ou pobres em conteúdos - justamente por não ter aquele "algo a mais".

Leia e fique atualizado

Ao saber qual a conversa que está acontecendo entre seu público-alvo, você estabelece uma relação. É importante manter essa conversa através de constante atualização sobre o que está acontecendo, sobre o momento atual. Estar sempre atualizado permite também a criação de conteúdo inédito. E é isso que os consumidores buscam: saber com exclusividade de uma dica ou informação antes dos outros e mesmo que eles não tenham adquirido nenhum produto da sua marca. Saber que seu site é uma fonte de informações novas fará com que eles fidelizem rapidamente e, logo, comprem seus produtos e serviços.

Escreva e escreva...

A prática da escrita é importante para que os textos aprimorem-se cada vez mais. Por isso, não termine um conteúdo e finalize. Espere um tempo e então revise-o, para saber se há erros gramaticais ou de concordância, se não está com palavras muito complexas. Busque ao máximo aproximar o texto da linguagem do consumidor. Mesmo que sua empresa ofereça um produto de engenharia, por exemplo, quando se trata de público final o importante é "escrever como se fala", com linguagem simples e direta. Textos rebuscados e com cara de artigo científico, por mais completos que estejam, podem afastar seu consumidor.

Para saber mais sobre produção de conteúdo, acesse nossos artigos e e-books.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.