É impossível negar: estamos vivendo uma era virtual. Por isso, em tempos digitais, é possível notar que a sociedade realmente mudou, tem novos hábitos, novas prioridades e novas necessidades. Sendo assim, devemos levar em consideração as novas demandas para garantir que sua empresa seja capaz de auxiliar nas necessidades dos novos clientes.

Como garantir que isso seja feito?

É preciso entender que quando pensamos em digital, o cenário muda. Esqueça aquela história de que só a empresa fala com o cliente, ou que o cliente terá que se adequar ao que as empresas têm para oferecer: estamos falando de um mundo bilateral, onde a comunicação ocorre de ambos os lados e quem dita os produtos/serviços são os clientes, e não o empresário. Pensando nisso, surge a necessidade de pensar mobile.

Como criar uma estratégia mobile para sua empresa?

Uma pesquisa realizada pelo Google identificou três motivos principais pelos quais as pessoas utilizam o celular: tédio, imediaticidade e recorrência. Além disso, a pesquisa mostrou que as pessoas checam a tela do telefone cerca de cem vezes por dia. Por que não investir nessa oportunidade?

O primeiro passo para criar uma estratégia mobile é encontrar o “Mínimo Produto Viável”, uma versão mais simples e compacta do seu produto que possa ser lançada. Nesse processo deve ser considerada também a experiência do usuário. Por isso o design é fundamental.

O público mobile é muito crítico quanto à intuitividade e praticidade de seus aplicativos. Sendo assim, é importante que todos os testes tenham sido feitos, pois aplicativos fora do ar ou com problemas de execução são facilmente deletados pelos usuários.

Monitoramento é fundamental

Monitorar seu aplicativo é de extrema importância para a usabilidade. Como dito anteriormente, trata-se de um público mais exigente, que cobra funcionalidade. Algumas ferramentas podem ajudar nesse processo, como o Google Analytics.

Aprenda a divulgar seu produto

É muito comum vermos aplicativos que acabam por falta de mercado. Alie inteligência ao dinheiro e colha os frutos dessa nova era. Não se esqueça de sempre garantir a usabilidade e levar em consideração os comentários dos seus usuários — eles te ajudarão a melhorar cada vez mais sua estratégia mobile.

Mantenha seu público ativo

Não adianta ter um aplicativo que gere valor solto em meio a tantas opções. É preciso utilizar tudo que ele lhe permite — emails marketing, push notifications e deep linking, por exemplo. Dessa forma, você estimula o envolvimento do seu público com o aplicativo, evitando perdê-lo por falta de contato.

Garanta a qualidade

Quando pensamos na estratégia de marketing digital, consideramos apenas os browsers. No entanto, uma estratégia mobile exige preparo para diversos aparelhos e sistemas operacionais. Nunca se esqueça de testar seu produto em todas essas opções para garantir um melhor desenvolvimento e melhor experiência do seu produto.

O segredo para uma boa estratégia mobile é preocupar-se sempre com o usuário, pois nesse cenário é ele quem dita as regras. O sucesso da sua estratégia está ligado à usabilidade do seu aplicativo.

Coloque-se no lugar do seu usuário: esse aplicativo te atende? Se sim, você está no caminho certo!

Aproveite e baixe gratuitamente nosso material sobre "Como planejar e medir suas ações com estratégias de marketing" para saber mais!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.