O Inbound Marketing tem sido utilizado com frequência pelas empresas com o objetivo de atrair novos clientes e proporcionar um aumento considerável e escalonável em suas vendas.
Sendo assim, pode-se dizer que o Inbound Marketing é uma ferramenta que permite desenvolver uma estratégia digital focada na geração de conteúdo - e não precisa ser necessariamente um texto, pode ser toda e qualquer ação que utilize essa ferramenta do marketing digital para atrair e envolver a atenção dos consumidores. Isso permite levar o cliente até a sua página e convencê-lo a realizar uma compra específica.
Atrair
A primeira fase das ações de inbound marketing é gerar tráfego que seja qualificado para a página. Com isso utiliza-se de ferramentas que podem ser eficazes, como é o caso dos blogs, que são canais de comunicação que permitem compartilhar textos, vídeos, imagens e afins, além das mídias sociais que são mais descontraídas para se comunicar diretamente com o público-alvo e também técnicas de SEO que são fundamentais para otimizar a sua página, melhorando sua aparição nos resultados de busca no Google e outros motores de busca. A ideia é atrair um tráfego interessante, ou seja, o público-alvo.
Converter
A segunda fase das ações de inbound marketing propõe como objetivo transformar todos os visitantes gerados com a fase de "Atrair" em leads. Para isso é necessário ter algumas informações de contato dos futuros clientes, a começar pelo e-mail. Isso pode acontecer com o auxílio de ferramentas distintas como as calls-to-action que são os botões ou links que incentivam os visitantes a realizar alguma ação como "baixe aqui" e assim em diante, além das landing pages que permitem ao visitante ser encaminhado logo após clicar no call-to-action, onde é direcionado a página (landing page) para preencher um formulário e finalizar a ação.
Fechar
A terceira fase das ações de inbound marketing indica que a chegou a hora de tornar as leads em clientes. Isso pode acontecer através de um contato mais próximo entre empresa e o seu futuro cliente. Para isso é utilizado ferramentas como o e-mail personalizado, que pode gerar a confiança necessária para a pessoa realizar uma compra. Além disso, é possível criar uma boa automação de marketing que seria basicamente o e-mail marketing com ações relevantes e conteúdo adaptado as necessidades da pessoa, que provavelmente já saberá por conta do "converter". Crie uma "relação" de confiança e transforme-o em cliente.
Encantar
E a última fase do inbound marketing baseia-se na criação de uma relação mais elevada com o cliente, transformando-o em um cliente fidelizado que poderá ser um "promotor" da marca.
Lembre-se que não é só porque a pessoa realizou a compra você deverá excluí-la de seus contatos, pelo contrário, é o momento de investir em sua fidelização para que ela se torne um cliente fixo. Para isso é possível usar o e-mail criando conteúdos notáveis e interessantes que a introduza a novos produtos ou descontos, além das mídias sociais que podem proporcionar atendimentos em tempo real, o que deixa o cliente mais satisfeito.
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