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No inbound marketing o principal objetivo é atrair o público para a sua empresa ou produto, e assim convertê-lo em cliente. Já no outbound marketing o foco é procurar o cliente de maneira direta, normalmente usando os meios tradicionais de publicidade.

Com a crescente importância que o marketing digital tem ganhado nas estratégias de divulgação das empresas, seja em rede sociais ou blogs, saber qual a diferença entre inbound e outbound marketing é imprescindível para otimizar o retorno dos métodos de publicidade utilizados.

Inbound vs. Outbound

O inbound marketing é uma ferramenta de publicidade comparativamente nova em relação às técnicas tradicionais de divulgação. Por outro lado, o outbound marketing se utiliza, basicamente, destas técnicas que são empregadas já há algum tempo. Essa é a primeira e mais gritante das diferenças entre os dois.

Por exemplo, enquanto o inbound marketing se concentra em um público alvo, que é adquirido através de técnicas de atração, o outbound marketing faz uso de divulgações publicitárias - muitas vezes aleatórias - que atingem todo o público e não somente o que ele deseja atingir. Para ilustrar isso, um bom exemplo é a utilização de e-mails: enquanto no inbound marketing os e-mails lançados são para pessoas que já mostraram interesse no seu produto, que significa uma grande chance de que os e-mails sejam abertos e tenham seu objetivo cumprido; no outbound marketing os e-mails lançados são para um público genérico, na forma de mala direta, onde muitas vezes grande parte desses e-mails não são sequer abertos.

De maneira geral, o inbound marketing se caracteriza por uma interatividade entre empresa/público, enquanto o outbound é caracterizado por uma comunicação unilateral da empresa. O inbound é mais brando, persuasivo e permissivo. Já o outbound é mais direto, agressivo e invasivo.

Vantagens e desvantagens do Inbound

O maior ponto positivo do inbound marketing é a maneira que o seu público verá a forma como a sua empresa se relaciona com ele. Por ser menos invasivo e permitir forte interação, além de serem baseadas na oferta de conteúdo, as técnicas de inbound agradam as pessoas. E o resultado de agradar ao público é, obviamente, a geração de leads. E geração de leads, gera clientes. E clientes satisfeitos viram fãs e fãs são grandes promotores de marcas. Eis o funil em que se baseia o inbound e a razão por ele estar em pleno crescimento atualmente. Outra vantagem, também muito importante, é o custo de cada lead gerado, que é cerca de 50% menor do que nas técnicas tradicionais de marketing.

Por outro lado, toda essa estratégia de afunilamento em que se fundamenta o inbound marketing leva tempo para gerar resultados. Normalmente o retorno sobre o investimento vem a longo prazo, apesar de haver empresas que conseguem obter esse retorno num tempo bem mais curto do que isso. Mas é preciso ressaltar, também, que esse tempo na obtenção de resultados é visto como uma vantagem pelos entusiastas do inbound, uma vez que ele significa que os resultados apresentados serão, muito provavelmente, mais consistentes do que se fossem gerados num prazo mais curto.

Vantagens e desvantagens do Outbound

O outbound marketing costuma ser bastante eficiente para empresas que possuem mais recursos para investimento, uma vez que o público a se atingir é bastante grande já que não é pré-selecionado. Uma vantagem que se pode considerar do outbound marketing sobre o inbound é a sua abordagem impessoal, feita através de comerciais de televisão, outdoors, banners e afins, que é bem valorizada por uma grande parcela dos consumidores. Outro quesito que se pode apontar como vantajoso do outbound em relação ao inbound é que, muitas vezes, especialmente em compras que exigem planejamento do consumidor, o contado direto proposto pelas estratégias do outbound é decisivo. Além disso, a aquisição de novos clientes costuma ser mais rápida que no inbound, ainda que esses clientes não tenham a mesma qualificação e potencial de fidelização dos que são obtidos através do marketing de conteúdo.

Obviamente, o maior lado negativo do outbound é o alto custo de retorno sobre o investimento. Comerciais em TV, rádio, publicidade em revista e jornais, compra de mala direta e etc. custam dinheiro. Bastante dinheiro, que muitas vezes não retorna na forma de um lead qualificado ou cliente. Por isso, o outbound é mais indicado para aquelas empresas que possuem recursos para investir e têm pressa para conseguir novos clientes.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.