Falar em marketing digital é uma necessidade. As estratégias de marketing estão evoluindo e as ações têm se tornado cada vez mais assertivas. Investir neste segmento é fundamental para qualquer marca, mas sem uma estratégia bem definida você corre o risco de não obter os resultados esperados e ainda perder dinheiro e afetar sua imagem.

Toda empresa, de qualquer segmento, deve traçar estratégias de marketing digital. Confira neste artigo o porquê.

1 - Consumidores cada vez mais engajados

Cada dia mais, com o tanto de estímulos que os consumidores têm recebido e desenvolvido melhor o senso crítico e estão cada vez mais engajados. A busca por uma marca não tem se dado mais só pelo preço, mas por todo valor e contribuição que ela tem gerado para o mundo. Uma estratégia de marketing digital, através do marketing de conteúdo, por exemplo, colocará você mais próximo do seu público, gerando mais interação, autoridade e consciência de marca.

2 - Definição de rumo mercadológico

Quando se traça as estratégias de marketing digital para o seu negócio, se definem os rumos que este negócio tomará no mercado. Neste momento, os objetivos de quem quer atingir (persona), aonde quer chegar, metas de vendas, geração de cadastro e conversão que se quer atingir são definidas.

3 - Definição da sua participação no mercado online

As empresas que não investem em marketing digital correm o risco de perder mercado para os concorrentes que investem. A matemática é simples: como existem muitos estímulos, o que for mais atraente e assertivo vai prender a atenção do cliente. E você não vai querer ficar de fora dessa fatia, não é mesmo?

4 - Valorização da sua marca

Através de estratégias de marketing digital, é possível trabalhar o valor da sua marca. Isso funciona de modo que, ao interagir com o público, ao gerar conteúdo estimulante e confiável, você irá trazer mais engajamento para a sua empresa, de forma de o valor da sua marca vai aumentar. Esse valor será importante na hora de conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.

5 - Mensuração de resultados e reconhecimento de público

Através do marketing digital você conseguirá mensurar os resultados de todas as suas ações, mas é diante dos números recebidos é que você um dos mais importantes fatores: a possibilidade real de conhecer as pessoas que interagem com você. Com isso será possível criar e desenvolver ações direcionadas, melhorando os seus resultados.

6 - Evita o desperdício de tempo e recursos

Principalmente nas maiores empresas, que em teoria possuem maiores recursos e mais gente trabalhando com marketing, desperdiçar dinheiro e tempo é um fato quando não se tem uma estratégia definida. O que acontece é que diferentes equipes acabam utilizando ferramentas semelhantes para divulgação de determinado produto ou serviço, gerando um trabalho duplicado. Ao se adotar uma estratégia, todo alinhamento das ferramentas acontece, otimizando os recursos e o tempo, além de trazer resultados mais direcionados e assertivos.

7 - Melhor segmentação

Ao traçar uma estratégia alinhada com toda a marca, as ações podem ser mais bem direcionadas. A comunicação segmentada faz parte do marketing digital, trazendo benefícios para a gestão do seu target. Com a internet, as ações são de fato muito mais direcionadas. Assim, é possível se comunicar apenas com os públicos que são interessantes para o seu negócio. Isso evita, inclusive, que sua empresa interaja com pessoas que estejam fora do seu público alvo.

8 - Foco nas ações

Sem uma estratégia é bem mais difícil saber o que fazer e como fazer. Ao traçar as definições do marketing digital, é mais fácil responder perguntas mais concretas como “quantos eu quero a mais” e não só definir o “eu quero mais”. Com os objetivos específicos vai ficar mais fácil de alcançar os resultados esperados, pois ações mais corretas serão desenvolvidas.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.