Nome difícil, de compreensão pouco conhecida. A buyer persona se fundamenta numa estratégia de marketing digital, basicamente. Estabelecer uma estratégia de marketing digital para delimitar seu público pode parecer uma tarefa um tanto abrangente. Isso pode ocasionar erros convenientes, como o de um pequeno cálculo do público a ser atingido. Pensando nisso, Alan Cooper – considerado o mentor desse método – pensou numa maneira de estender o conceito de público-alvo, otimizando, segmentando e definindo quem é esse público, o que ele faz e quais suas preferências. Enfim, buyer persona são personagens semificcionais que representam o seu cliente/comprador ideal. Mas, como criar uma persona?

Tenha certeza

São inúmeras as aplicações de uma buyer persona, por isso estude e tenha certeza do que está elaborando. Quem geralmente trabalha com marketing de conteúdo digital possui um foco de interesse entre todos: personas bem definidas significam que a estratégia digital tem o potencial de se tornar efetiva.

Questione

Pesquise, estude e se aprofunde. O fundamento é muito conhecido na área do marketing como forma de propagação de um determinado produto, porém há de existir pesquisa e persistência, além de muito estudo no assunto para saber como investir de fato.

Faça comparação de dados

Para que o produto final seja de qualidade, é necessária a realização de pesquisas, entrevistas e coleta de dados sistematizadas junto a clientes e prospects. A lista de perguntas durante a entrevista varia de acordo com o produto a ser atingido pela empresa. Portanto, compare os dados finais e decida o mais vantajoso.

Descreva o perfil

Com os dados coletados, você já estará com sua persona quase completa. A partir desse estabelecimento, você deverá deixar claro que isso é uma pessoa real e ideal. Além do nome e da imagem criadas, você deve construir fatos, como personalidade e interesses, por exemplo. Informações como nível social, localização, cargo e mercado são totalmente relevantes para estabelecer o perfil ideal da pessoa para qual se está vendendo um determinado produto.

Crie quantas buyer personas você achar necessário

Não há limites. O limite é você quem estabelece. Através da criação de diversas buyer personas, você poderá estabelecer um método comparativo com os dados coletados em que surgirão melhores formas de estabelecer um determinado público a qual seu produto será destinado. A quantidade não interfere na qualidade da análise.

Compartilhe

Compartilhe os dados com as equipes de marketing e divulgação. É importante o trabalho conjunto no processo de como criar uma persona. Por isso, o setor em contato com o público deverá sempre estar a par das situações e decisões dos responsáveis que criam as personas, para atingir o público o quanto antes.

Fique focado

Criar uma persona não é tarefa fácil. Porém, estabeleça uma persona central para focar seus trabalhos. A partir dessa persona, uma ramificação grande de estratégias digitais poderá ser criada para atingir o público específico da marca.

Aprendeu como criar uma persona? Dê uma chance às novas tendências e crie personas, um público-alvo mais focado. Alavancará seu negócio e fará com que ele alcance o sucesso! Confira outros materiais da Post para saber mais.

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Vídeo Extra: Persona: 3 dicas para criar uma para sua empresa

Será que o marketing da sua empresa está dialogando com o público correto? É primordial dedicar os sua energia e os seus investimentos para as pessoas certas, para um público-alvo específico e muito bem definido, de acordo com a pesquisa de mercado da sua empresa e seus atuais clientes.

Não perca no vídeo de hoje as 3 dicas de como criar uma persona.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.