Com o surgimento e disseminação da web, surgiu também o marketing digital. Apesar de utilizar alguns preceitos do marketing tradicional, esta nova forma de marketing já está consolidada. No entanto, como a evolução é natural, surgiu um novo tipo de marketing digital, com diferenças significativas quando comparado àquele: o inbound marketing.
Uma primeira diferença entre as duas formas de marketing é que, enquanto o marketing digital enfoca questões mercadológicas, o inbound marketing funciona como um plano de ações visando a aumento de vendas, a geração de leads, a relevância do conteúdo para o público-alvo, dentre outros. Na sequência vamos entender com mais detalhes o que é inbound marketing.

O Novo Marketing

Para entender o que é inbound marketing é necessário entender que a internet mudou o perfil e o modo de consumir publicidade dos consumidores. E esta mudança acarretou uma queda na eficácia das mídias tradicionais, cuja publicidade era massiva e interruptiva. Frente este cenário era necessário desenvolver uma nova forma de abordar o consumidor, que fosse realmente eficaz. Assim surge o inbound marketing.
Se no marketing digital a mensagem chega até o consumidor ele querendo ou não - email marketing, anúncios em vídeos, banners, etc -, no inbound marketing ocorre o contrário. Ou seja, o consumidor chega até a marca por meio de um conceito chave: a relevância.

Como ele funciona

O principal objetivo do inbound marketing é transformar estranhos em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores da marca. Por essa simples definição, podemos presumir que existe um passo a passo (ou metodologia) que deve ser seguido para o sucesso da estratégia digital. Mas antes de expormos esta metodologia é necessário entender alguns conceitos fundamentais. Dentre eles está a sinergia entre tempo, lugar e conteúdo: imagine que você acaba de comprar um smartphone e começa a receber emails marketing e banners durante sua navegação na web. Provavelmente você irá deletar os e-mails e ignorar os banners. Agora imagine que você está pretendendo comprar um aparelho celular e por isso está pesquisando. Se você receber um e-book em seu email com dicas e resenhas de aparelhos você provavelmente irá lê-lo, já que seu conteúdo é útil, e veio no lugar e tempo certo.
Da sinergia entre os itens acima podemos deduzir outros cinco e importantes conceitos em inbound marketing: marketing de conteúdo, ciclo de compra, personalização, integração e, mesmo que tenhamos abordado somente o email, o multicanal também é vital.
Todos estes conceitos são utilizados de forma sistemática na metodologia de trabalho do inbound marketing, composta por quatro grandes etapas:

 

  • Atrair: tornar o desconhecido em visitante a partir de palavras-chave, mídias sociais e blog;
  • Converter: tornar o visitante em lead por meio de formulários, landing pages e call-to-actions (botões que levam a uma ação fora da landing page);
  • Fechar: tornar os leads em clientes através de emails e workflows;
  • Encantar: último passo. Visa tornar os clientes em divulgadores, se valendo de eventos e conteúdos personalizados e dinâmicos.

Quais os meios mais usados pelo Inbound Marketing?

Agora que já temos uma boa noção sobre o que é inbound marketing e como é desenhada sua metodologia, vamos abordar os principais meios utilizados. É importante destacar que uma infinidade de meios podem ser utilizados e a escolha de um ou de outro vai depender do objetivo e etapa da metodologia de trabalho, por exemplo, para a etapa 1 os meios serão definidos depois de levantar qual o público que será visado, isto é, o público que têm interesse no assunto e, principalmente potencial para se tornar um cliente feliz ao final da metodologia. Já na etapa 2 envolve alguns dos meios da etapa 1, apesar de haver diferenças quanto ao objetivo da comunicação. Agora vamos ver quais os principais meios utilizados para as estratégias de inbound:

 

  • SEO: significa um bom posicionamento do site em mecanismos de busca, como o Google e o Yahoo;
  • Landing Page: é uma página de direcionamento para àquelas pessoas que não conhecem seu serviço ou produto. Deve ser direta e com conteúdo informativo e eficaz;
  • Blog: onde terá conteúdo de qualidade e altamente relevante para seu público-alvo. O primeiro passo para atrair seu público;
  • Mídias Sociais: as mídias sociais são os meios nos quais o brasileiro mais passa tempo durante a navegação pela internet. Por isso, é fundamental contar com estes canais em sua estratégia de inbound marketing;
  • Email: é fundamental para que os usuários possam passar suas informações. Mas lembre-se: deve ser oferecido algo em troca, como um e-book ou descontos na contração de serviços ou compra de produtos.
  • Formulários: são formas de inclusão nas landing pages. Não possuem tamanho fixo e as informações a serem preenchidas dependerão do tipo de objetivo visado;
  • Ferramentas de mensuração (leading scores e CRM): através destas ferramentas, é possível mensurar os resultados das ações de inbound marketing, verificando quantos dos visitantes estão efetivamente tornando-se leads, quantos estão dispostos a comprar, como o relacionamento pós-compra será feito de modo a fidelizar este cliente e eventualmente torná-lo um divulgador, dentre outros.

Neste artigo, procuramos demonstrar o que é inbound marketing. Para se ter uma ideia, além dos benefícios que gera, ele possui um valor até 62% menor para a geração de cada lead quanto comparado ao marketing tradicional. Quer saber como melhorar suas estratégias de marketing digital? Baixe o nosso e-book gratuito 'Como planejar e medir suas ações de marketing digital com 15 ferramentas' e saia na frente dos seus concorrentes!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.