Cada vez mais empresas têm investido em novas maneiras de atrair clientes e todas elas estão relacionadas à divulgação online. O acesso à internet é algo que só cresce no Brasil, portanto, investir em meios de propaganda nesta rede é aposta certa para quem deseja conquistar mais clientes.

Algo que tem feito bastante sucesso entre as empresas é a criação de um blog dentro do site institucional. Isso tem se tornado muito importante no mundo corporativo e pequenas, médias e grandes empresas têm investido nesse tipo de conteúdo. Dentre as principais vantagens, está o contato mais próximo com o cliente. Diante desse cenário, fica a dúvida: qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo? Vamos saber no artigo de hoje.

O que é Inbound Marketing?

Antes de ver qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, vamos ver qual a definição desses dois conceitos? Como já citamos, é fundamental que a empresa seja encontrada na internet por seus clientes. Dessa maneira, o Inbound Marketing serve para acionar mecanismos de busca que ajudam a empresa a se destacar na internet. Isso também é possível através dos algoritmos das redes sociais como Facebook, Youtube, Linkedin, etc.

As estratégias do Inbound Marketing estão alinhadas aos leads, ou seja, às indicações de contatos a princípio estranhos, mas que se transformam em potenciais clientes qualificados e provavelmente em consumidores. Este tipo de marketing fecha o objetivo quando chega até a taxa de conversão desejada.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo surgiu da necessidade de mudar a percepção de mercado que as empresas passavam. Percebe-se que as antigas estratégias já não dão conta de montar uma boa imagem, o novo consumidor apresenta demandas diferentes das antigas e, portanto, é necessário criar uma maneira inovadora de aproximação para, assim, fidelizar os clientes.

Em um resumo simples: o Marketing de Conteúdo nada mais é do que criar e distribuir conteúdo interessante para fazer com o público-alvo se sinta atraído, envolvido e se identifique com a empresa. Esse conteúdo é repassado através de diversos meios de comunicação e não mais através de um único canal. Agora que você já viu quais as definições desses termos, vamos ver a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Qual a diferença entre eles?

Apesar dos dois termos apresentarem diferenças em suas definições e na maneira de fazer marketing digital, quando trabalham juntos, eles apresentam resultados ainda melhores do que sozinhos. O Inbound Marketing é algo muito eficaz, mas não é tão fácil de aplicá-lo. Para que a campanha realizada realmente traga resultados significativos, é fundamental que o conteúdo seja relevante.

Um exemplo simples: sua empresa tem um blog, que é uma das formas de Inbound Marketing, entretanto, para que esse blog realmente cumpra o seu papel, que é aproximar o público-alvo e torná-los potenciais clientes, é necessário que as postagens sejam interessantes, chamativas e dinâmicas. O importante é que o conteúdo não canse o leitor, mas faça com que ele veja que a empresa tem credibilidade.

É comum que muitas empresas ainda fiquem confusas a respeito de como adotar as estratégias digitais em sua comunicação. As dúvidas giram em torno do tipo de conteúdo que deve ser produzido, a frequência com que o blog deve ser atualizado, entre outras. O melhor a fazer é contratar uma equipe de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, que saberá exatamente como trazer resultados significativos à sua empresa.

Entendeu qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo? Para te ajudar ainda mais, baixe o nosso e-book gratuito 'Manual completo sobre Marketing de Conteúdo' e veja como utilizar suas estratégias para aumentar a quantidade de clientes em sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.