O inbound marketing vem se tornando uma estratégia digital cada vez mais utilizada – seja no Brasil ou no resto do mundo. A técnica tem como principal objetivo chamar a atenção do seu público-alvo por meio da produção de conteúdo interessante e relevante, fazendo com que os próprios clientes cheguem até o seu site ou loja virtual.

Isso mesmo. Com estratégias de inbound marketing bem aplicadas, os seus clientes começarão a chegar até você: e não mais o contrário, como acontecia antes com o velho marketing, por meio de propagandas televisivas, anúncios no jornal ou até mesmo publicidade em sites (o que é muito comum atualmente). Resumindo: com o inbound marketing para e-commerce, ao invés de “empurrar” os produtos e/ou serviços da sua loja aos clientes, você fará com que eles cheguem até você.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a estratégia?

Inbound Marketing para e-commerce: funciona?

Possivelmente, a primeira questão que veio à sua cabeça em relação ao inbound marketing foi: ele também pode ser adequado ao e-commerce? E a resposta é: com certeza. É por meio dessas táticas que você poderá se tornar uma verdadeira referência no segmento de mercado em que atua, destacando-se em relação à concorrência por meio da criação de conteúdo relevante, diferenciado e único para o seu público-alvo.

Sendo assim, use e abuse da criatividade na hora de produzir conteúdo nos mais diferenciados formatos, tais como: posts em redes sociais, vídeos, imagens, textos, infográficos e muito mais. Vamos conhecer mais sobre eles?

Tenha um blog

É por meio do blog que o seu e-commerce conseguirá maior tráfego, o que também poderá se converter em acessos ao seu website – e, consequentemente, levará à prospecção de novos clientes. Na hora de montar o seu blog, lembre-se que ele deve ter como base temas relacionados à sua área de atuação, demonstrando o seu conhecimento acerca dela.

É fundamental que o blog do seu e-commerce fale sobre os seus produtos (com dicas de utilização, para que ele serve e assim por diante), assim como para a apresentação de novos itens ou até mesmo para que os clientes saibam quando é necessário contratar aquele seu serviço. Lembre-se que o conteúdo deve ser não só textual: aposte também em imagens, infográficos e demais métodos para tornar a comunicação ainda mais interessante.

Crie Landing Pages

Criar uma landing page é um dos métodos mais adequados para agregar valor ao seu negócio, o que favorecerá a transformação dos visitantes em leads e, posteriormente, em clientes.

Mas o que é a landing page? Uma página do seu site que oferece ao visitante algo que ele esteja interessado. Se você tem um negócio na área de suplementação alimentar, por exemplo, que tal criar um e-book sobre os principais tipos de suplementos e a diferença entre eles, disponibilizando-o nessa landing page de modo totalmente gratuito para o usuário? É assim que você conseguirá não só o contato dele (nome e e-mail), como também garantirá a sua confiança.

Neste aspecto, lembre-se que a qualidade no conteúdo também é verdadeiramente fundamental para que as taxas de conversão sejam altas.

Faça um e-mail marketing

Você sabia que o e-mail marketing é, atualmente, um dos principais canais do inbound marketing para e-commerce? Porém, é necessário saber utilizá-lo.

Alguns cuidados são:

  • Jamais faça SPAM: só envie aos seus clientes e-mails consistentes e com real conteúdo a oferecer;
  • Conteúdo de qualidade é uma premissa do marketing digital. Não deixe a desejar nesse aspecto!
  • Tome cuidado com a frequência dos e-mails, se não, você vai acabar na lixeira de seus clientes;
  • Aposte em uma estratégia CTA (call-to-action) verdadeiramente eficaz e chamativa, que leve o seu cliente a ‘tomar uma atitude’ (como conhecer o seu site, um novo produto ou, é claro, finalizar uma compra).

Investir em e-mail marketing é importante para o sucesso do seu e-commerce, pois ela é uma ótima ferramenta do inbound marketing para alcançar o seu público-alvo e divulgar os serviços da sua empresa.

Use uma boa plataforma

Usar uma boa plataforma é fundamental para que os seus clientes se sintam seguros na finalização da compra. Lembre-se que, no caso do e-commerce, a loja virtual funciona como uma verdadeira “vitrine” de quem vocês são e, por isso, é necessário conquistar o cliente não só com conteúdo relevante, mas também com uma plataforma de boa qualidade para hospedá-lo, com design agradável e responsivo e demais condições favoráveis para a compra.

Aprendeu como usar as estratégias de inbound marketing para e-commerce? Que tal usá-lo em sua loja virtual e aumentar as vendas de sua empresa? Não deixe de conferir o nosso e-book gratuito 'Guia completo do E-commerce' e saiba como fazer um e-commerce de sucesso!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.