Como forma de comunicação para a sua empresa e como uma forma de melhorar o seu marketing digital, montar um blog é uma grande estratégia digital para alavancar os seus negócios. Não importa o ramo ou tamanho do seu negócio, ter um blog pode melhorar muito a divulgação da sua empresa. Blogs são ferramentas bem famosas na web. Em suas páginas, frequentemente, encontramos publicações de diversos conteúdos, como textos, vídeos, imagens e até músicas. Os blogs podem ser apenas de um assunto específico, assim como também podem ser de uma esfera geral. Além disso, um blog pode ser mantido não apenas por uma pessoa, mas por várias, com a possibilidade de comentários de seus leitores. Acompanhe os cinco motivos que separamos do porque ter um blog.

Ter uma posição nos resultados das buscas

Criar um conteúdo frequente e que seja original em um blog pode ser uma ótima estratégia de SEO. As ferramentas de busca costumam reconhecer e dar posições melhores para quem atualiza constantemente seus conteúdos. Possuir apenas o site da empresa pode prejudicar a sua divulgação para clientes em potencial, se limitando a usuários que fazem buscas direcionadas. Conseguindo um bom posicionamento nas ferramentas de busca, consequentemente, o tráfego para o site será maior.

É um investimento de baixo custo

É muito fácil criar um blog, além disso, o custo da criação desse tipo de ferramenta é muito baixo. Há várias plataformas gratuitas onde não é necessário um entendimento avançado na criação de websites para criar um blog. Em muitas plataformas com apenas um cadastro e um pouco de pesquisa você pode colocar um blog no ar. Além do mais, os posts publicados no blog não necessitam ter um volume intenso de conteúdo. Postando uma vez por semana já é um bom começo. Pense que em uma publicidade se você parar de investir os resultados desaparecem, mas em um blog não, pois eles são permanentes e você pode receber tráfego gratuito enquanto estiver no ar.

Ser um ponto de referência

Esse é um dos motivos bem interessantes do porque ter um blog, pois ele pode virar um ponto de referência para que seus clientes ou clientes em potencial esclareçam suas dúvidas, comentem sobre pesquisas, discutam sobre o mercado ou publiquem artigos informativos. Isso cria uma rede de leitores que passa a usar o seu blog como referência e terá um sentimento de confiança em relação a sua empresa e marca.

O contato com o público

Ter um blog pode ser uma excelente forma de criar um relacionamento com os seus clientes. Em um blog é possível gerar uma conversa de duas vias, muito diferente do padrão preso do site. Além disso, é plausível criar um campo de cadastro onde os seus clientes podem colocar os seus e-mails para envio de newsletters. Em seus posts, você deve encorajar interações como perguntas, comentários ou feedback.

Humanizar a empresa

Esse é um dos motivos relevantes do porquê ter um blog, já que esse tipo de ferramenta tem um caráter comunicativo bastante pessoal e dá a oportunidade de se utilizar uma linguagem mais informal, quebrando aquele discurso corporativo que geralmente é mais rígido e muito protocolar.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.