O Marketing de Conteúdo faz parte do Inbound Marketing, que é uma forma muito interessante de atrair e fidelizar um determinado público-alvo. Através de criação e compartilhamento de conteúdo significativo e valioso, as empresas são capazes de se relacionar com os seus clientes de uma maneira mais clara e direta. O objetivo é engajar as pessoas com as marcas, ao invés de apresentar um determinado produto ou serviço. Marketing de Conteúdo é 62% mais barato do que o marketing tradicionale empresas que utilizam blogs para fortalecimento da marca tem 97% mais links sendo direcionados para a sua plataforma.

No entanto, muitos são os mitos do marketing de conteúdo, e a seguir comentamos os mais recorrentes.

Marketing de Conteúdo é fácil

Um dos principais mitos do marketing de conteúdo é acharem que o mesmo é fácil e não deve ser levado a sério. Muitos empreendedores acreditam que pelo simples fato de entenderem do seu negócio e mercado, conseguirão gerar e compartilhar conteúdo de qualidade. Uma ótima ferramenta é criar um blog para associar com a marca. Porém, para conquistar a confiança dos clientes e atrair novos, é importantíssimo a frequência e qualidade de conteúdo. E é nesse ponto que muitas empresas falham. Iniciam bem e muitas vezes conquistam confiança e credibilidade, mas não dão continuidade. É preciso entender que a cada conteúdo gerado, seja ele da forma que for, vai gerando, gradualmente, engajamento das pessoas com a marca, mas também gera expectativas, e expectativas não atendidas causam perda de confiança e credibilidade.

Produzir conteúdo é barato

Outro equívoco sobre mitos do marketing de conteúdo é o fato das pessoas pensarem que ele é barato e que não deve ser investido, mas o Marketing de Conteúdo não deve ser encarado como custo, e sim como investimento. Existem pesquisas que mostram que a média de ROI (retorno sobre investimento) do marketing de conteúdo é de 275%. Por mais que o marketing tradicional seja mais caro, o marketing digital e de conteúdo não é barato e deve ser analisado com muita seriedade. Se a empresa investir em profissionais de marketing bem qualificados e comprometidos com a marca, o retorno será muito maior do que o investimento e assim provará aos gerentes e diretores que investir em estratégia digital e marketing de conteúdo gera resultados.

Apenas os chefes podem produzir os conteúdos

Muitas empresas já possuem em seus mapas de cargos a função Analista de Marketing de Conteúdo, por exemplo. Mas em muitas organizações, a geração e compartilhamento de conteúdo está centralizada em gerentes de marketing ou até mesmo nos donos da empresa, o que é um equívoco, pois como dito anteriormente, já existem profissionais para essa área. Marketing de Conteúdo é investimento e um assunto que deve ser levado muito sério, pois é a reputação da marca que está em jogo e qualquer erro ou amadorismos podem comprometer a confiabilidade e credibilidade da marca. Por isso que é recomendável investir em profissionais especializados, competentes e com forte identificação com a marca.

Ninguém consome conteúdo online

Um dos principais mitos do marketing de conteúdo é a crença de que as pessoas não consomem conteúdo online. A internet é um ambiente com muita informação. O Google realizou uma pesquisa que demonstrou que as pessoas pesquisam sobre determinado produto ou serviço em mais de 10 fontes diferentes antes de decidir pela compra. Os blogs, canais no Youtube, redes sociais, podcasts, e outras inúmeras ferramentas de marketing de conteúdo são muito utilizadas. Qualquer que seja o interesse de uma pessoa, ela vai fazer uso da internet para se informar e se atualizar. Em relação a empresas, é ainda mais importante estar presente nas principais redes sociais sempre gerando conteúdo, pois quanto melhor o conteúdo, maiores serão as chances de converter um leitor a cliente.

Revelar informações da empresa pode ser perigoso

Quanto mais a empresa criar conteúdo original e de qualidade, melhor será o seu relacionamento com os clientes. Não é um problema revelar informações da empresa, pelo contrário, as pessoas se identificarão com várias situações e o resultado disso serão interações mais frequentes entre empresa e cliente. É muito relevante compartilhar a história da marca e como tudo surgiu e foi construído, por exemplo. Isso atrai pessoas e faz com que a identificação com a marca só se fortaleça. Com conteúdo já consolidado, a tendência é de que os próprios clientes propaguem e difundam a credibilidade da marca para os seus círculos de pessoas.

Agora que os principais mitos do marketing de conteúdo estão desmistificados, é hora de implantá-lo dentro da sua empresa ou na empresa que você trabalha. Com profissionais qualificados, dedicação e geração de conteúdo original, relevante e frequente, o retorno é garantido e muito positivo. Para ajudar a sua empresa investir em marketing de conteúdo, baixe o nosso e-book gratuito 'Manual completo sobre Marketing de Conteúdo' e melhore seus resultados!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.