Os sites de buscas são os maiores direcionadores de tráfego da internet. As pessoas se acostumaram a utilizar o Google como primeira parada no navegador, digitando o que querem e esperando encontrar sem problemas. Aí está uma oportunidade valiosa para quem trabalha com sites na internet, pois tendo um bom relacionamento com o algoritmo de buscas do Google, ele poderá aproveitar um bom fluxo de visitas.

No entanto, não basta um site simplesmente existir para ganhar posições no ranking do Google. Para isso, é preciso adotar boas práticas de SEO (search engine optimization, otimização para mecanismos de buscas em inglês). A seguir você confere 10 dicas para melhorar o posicionamento do seu site no Google usando SEO:

Meta tags corretas

Quando o Google varre a web por conteúdo, ele faz o máximo que pode para extrair as informações corretas de cada página e organizá-las entre os seus resultados de buscas. Só que o seu site pode facilitar esse trabalho e entregar dados mais precisos e estratégicos: basta preencher corretamente as meta tags. Elas são entradas especiais no código HTML das páginas do seu site, onde estão título, descrição e palavras-chave. Entre as boas práticas de SEO, é indispensável citar o quanto o uso preciso e assertivo de meta tags corretas ajuda a classificar e rankear bem a página em buscadores, como o mecanismo Google. Esse resumo que aparece na página de respostas é determinante para que o internauta acesse a página. Veja como configurá-lo:

Diga a verdade

Seja persuasivo, instigante e convidativo, mas jamais mentiroso. Ofereça, com bastante qualidade e muita sinceridade, parte do conteúdo que o visitante encontrará ao acessar a página e o convide a conhecer o assunto na íntegra através do link. Nada pior para o internauta do que quando ele acessa uma página que nada tem a ver com o assunto pesquisado.

Não faça meta tags com mais de 153 caracteres

Meta tags devem ser diretas, objetivas, claras e pouco extensas. Apesar de cada buscador variar um pouco, no geral recomenda-se que a meta tag não tenha mais do que 153 caracteres, visto que assim não se corre o risco de ter parte do conteúdo excluído na indexação a página de respostas.

Conteúdo de qualidade

Apesar de todas as otimizações existentes, o essencial é ter um conteúdo de qualidade que consiga captar a atenção do leitor e seja legitimamente compartilhável. Cada vez mais o Google busca trazer conteúdo de melhor qualidade para os seus usuários, então a forma mais indicada de crescer no ranking é oferecendo justamente isso. O Marketing de Conteúdo veio para ajudar na otimização de páginas e textos. Veja duas dicas sobre como usar essa estratégia integrada SEO e se posicione melhor:

Faça uma boa densidade de palavras-chave

As palavras-chave são responsáveis por indicar para os buscadores do que se trata cada texto. É através desta análise que sites como Google e Yahoo classificam as páginas e as apresentam ao internauta. A densidade deve ser mantida em torno de 2% a 5% do total de palavras para que os mecanismos a compreendam e classifiquem.

Deixe as palavras-chaves em negrito ou itálico

Outra forma utilizada pelo Google na hora de classificar o conteúdo é através do uso de negritos e itálicos. A palavra-chave deve aparecer, ao menos uma vez, em negrito, para chamar a atenção do buscador. Vale lembrar, entretanto, que o uso em excesso desses recursos pode ter um impacto totalmente contrário ao desejado.

Estilos e tags adequadas

Para que o Google possa escanear o seu site com sucesso e dar a ele a posição devida entre os resultados de buscas, ele precisa se adequar a alguns padrões. O principal deles é o de formatação, usando tags como h1, h2, strong, etc. Não mude o estilo de texto diretamente na página, use uma folha de estilo (CSS) para isso e as tags corretas do padrão. Tratando-se das melhores técnicas de SEO, uma prática que deve ser sempre utilizada é o uso dos títulos H1, H2, H3, etc, no texto. As heading tags, ou tags de títulos, são extremamente importantes na composição de uma página, e devem ser aplicadas segundo uma ordem lógica oferecida pelo próprio Word. Veja mais dicas:

Utilize a palavra-chave na tag h1

A palavra-chave deve ser repetida ao longo do conteúdo, certo? Mas, ao invés de escrevê-la inúmeras vezes sem estratégia, saiba exatamente onde a posicionar. Por exemplo, no título h1. É muito importante que a palavra em destaque esteja nesta composição, visto que atrairá mais a atenção dos buscadores. Também a repita nas demais tags quando couber.

Não repita tags em páginas diferentes

Criou um título interessantíssimo para o seu conteúdo e colocou a palavra-chave nele? Ótimo! Agora é hora de investir em novas criações! Jamais fique repetindo essa mesma tag em diferentes páginas; isso pode confundir o buscador, além de diminuir a confiabilidade do Google em seu site.

Palavras-chave certas

Escrever para web e obter bons resultados não é um processo baseado em instinto. É preciso pesquisa e planejamento por trás de cada pauta, com o objetivo de maximizar o potencial de audiência do seu conteúdo. As palavras-chave são aliadas dessa estratégia: faça um bom estudo sobre quais são as combinações de termos mais buscados dentro da temática do seu site e as aproveite para desenvolver conteúdo relacionado. Qual a melhor palavra-chave para a sua página? Como atingir em cheio o seu público? Usando ferramentas perspicazes como o Google AdWords e o SemRush:

Google AdWords

A mais utilizada da atualidade, a ferramenta Keyword Planner do Google oferece uma completa e audaz estrutura que possibilita o descobrimento de novos termos em alta, grupos de palavras-chave atrativas para grupos, assuntos específicos e assim por diante. É ideal para fomentar a base de uma boa campanha de marketing digital.

SemRush

Extremamente eficiente e classificada como sendo de nível profissional, outra ferramenta que merece ser citada entre as boas práticas de SEO é a SemRush. Além de oferecer uma pesquisa completa com as melhores palavras-chave, é possível saber em que seus concorrentes diretos estão investindo no Google, tanto para resultados orgânicos quanto pagos.

Disponibilize um mapa

Conforme destacamos, o Google faz o que pode para compreender a arquitetura do seu site na hora de indexá-lo e disponibilizar suas páginas entre os resultados. Uma das principais maneiras de facilitar este trabalho é disponibilizando um sitemap em XML. Trata-se de um formato que o Google consegue ler e entender toda a disposição de páginas do seu site. Ter um mapa de site atualizado garante que todas as seções serão indexadas adequadamente.

A ferramenta Google Sitemap Generator colabora para que todas as páginas e conteúdos sejam indexados pelos robôs dos mecanismos de busca, garantindo desta forma que nenhuma parte do site seja deixada de fora na hora de compor uma página de resposta. Para criar um mapa desses, é possível usar aplicativos, ferramentas online, ou investir no modo manual.

Gere links atraentes

Você já entrou em um site em que a URL gera vários códigos e termos pouco compreensíveis? Algo como: http://seusite.com/?p=2876. Em vez disso, configure o seu sistema de gerenciamento para utilizar URLs amigáveis, que sejam facilmente lidas por quem as ver, como: http://seusite.com/post-sobre-seo. Isso vai fazer com que o link seja mais acessado e suba no ranking do Google. Outra das técnicas de SEO é trabalhar na geração de bons links URL para melhorar o posicionamento. Veja:

Utilize a palavra-chave do conteúdo

Nada de URLs sem sentido, com números e códigos que não fazem qualquer sentido para o seu visitante. Edite sempre o link e coloque a palavra-chave nele para que o Google, assim como os outros mecanismos, classifique melhor a página nos resultados orgânicos, otimizando e melhorando o seu tráfego.

Separe todas as palavras por hífen

Outro ponto importante tratando-se da criação de links atraentes e estrategicamente pensados dentro de SEO é a separação das palavras da URL por hífen. Isso torna muito mais fácil de ler o código, e os robôs dos mecanismos encontrarão o seu site muito mais rápido desta forma, possibilitando que sua página venha a rankear nos resultados.

Otimize tempo de carregamento

O Google busca sempre oferecer os melhores resultados para os seus usuários, e isso inclui garantir que eles não fiquem frustrados com um site lento. Faça uma análise sobre a performance da sua página e considere investir em formas de otimizar a velocidade dela. Um site lento é penalizado pelo Google e acaba sofrendo para ter audiência.

Agilidade - isso é o mínimo que um usuário da internet espera ao acessar qualquer página ou conteúdo virtual. Quando o site demora para carregar, o visitante simplesmente fecha a aba e segue para a próxima opção da lista dos mecanismos e, é claro, seu site não cresce nem se qualifica neste cenário.
Garantir a experiência do lead no contexto digital é mais do que instaurar uma vantagem competitiva; é um jeito eficiente de melhorar o seu rankeamento.
Vale ressaltar que, devido ao acesso atualmente ser feito de diferentes dispositivos, como celulares e tablets, é imprescindível que a página esteja pronta para ser vista a partir de qualquer um destes. Veja outras dicas:

Faça uma limpeza do código

Existem elementos e códigos guardados à toa no seu site? Se sim, saiba que eles são, provavelmente, parte do motivo da demora no carregamento da página. Por exemplo, fotos, páginas e até mesmo campanhas que já não estão sendo utilizadas podem compor esse excesso. Elimine-o!

Utilize a ferramenta PageSpeed Insights

Entre as técnicas de SEO, usar a ferramenta PageSpeed Insights com certeza é uma excelente opção para melhorar a performance na página no quesito carregamento. A ferramenta analisa o desenvolvimento do site e pontua quais pontos precisam ser melhorados a fim de que o carregamento seja mais rápido.

Atualize seu site com frequência

O algoritmo do Google está sempre em pleno funcionamento, buscando novas versões e páginas dentro de sites que já havia catalogado. Se o seu site raramente possui atualizações, vai acabar caindo no ranking do Google para dar lugar a páginas mais atualizadas. Reserve uma área para publicação em seu site e procure incluir novos conteúdos nele. A estagnação no tempo não ajudará um site a crescer. Por outro lado, sua atualização e constante modernização, sim. Entenda por que:

Ajuda a atrair visitas

Você voltaria quantas vezes a uma loja que mantém uma mesma vitrine por anos? Acredito que não mais que uma vez, para conferir se realmente não havia algo novo, certo? Pois bem, semelhantemente, o internauta não frequenta páginas que não oferecem novos conteúdos, opções atrativas e modernas e assim por diante.

Dá credibilidade para a empresa

Nada pior também do que entrar em um site e constatar que sua última publicação foi feita há meses ou anos atrás. Para que continuar procurando por algo nessas páginas tão antigas e desleixadas? Sem modernização e atualizações constantes, a empresa não consegue atingir a um bom nível de credibilidade perdendo, assim, uma boa parcela do mercado.

Conquiste links

O Google descobre sites através de links a partir de outras páginas: foi assim que criou o maior banco de dados da internet e se consagrou como o principal mecanismo de buscas do mundo. Portanto, cultive boas relações com profissionais da área de conteúdo para web e crie o hábito de linkar para eles. Assim, pode ser que eles também o façam. Neste aspecto, guest posts em blogs funcionam muito bem para criar links para o seu site em páginas externas. E é claro que não poderiam faltar o link building dentro desta lista de boas práticas de SEO. Importante para atribuir imenso valor à página em questão, os links são setas que indicam para a sua página a partir de outros sites e mídias. Quanto mais links indicando para o seu conteúdo, maior o valor atribuído pelo Google ao seu site. Veja dicas valiosas para conquistar links:

Faça guest posts

Para obter esses links, uma das primeiras dicas a ser posta em prática é fazer guest posts, ou seja, escrever conteúdos e artigos para outros sites e páginas a fim de linkar para conteúdos próprios. Vantajoso por impulsionar um tráfego para o seu ambiente virtual, este tipo de ação também é reconhecidamente benéfico por expandir a rede de contatos.

Ofereça conteúdo gratuito

Outra forma de conquistar links é investindo no oferecimento de conteúdos e peças gratuitas, por exemplo, e-books, planilhas e webinars. Esses materiais podem interessar a diferentes públicos, sendo compartilhados por outras páginas que colocarão link para o seu site, melhorando o tráfego e o reconhecimento de que você e seu ambiente virtual são reconhecidamente bons naquele assunto.

Use imagens adequadamente

O Google não usa apenas texto para indexar conteúdo da web. As imagens também trazem muita informação relevante e são um fator que ajuda muito no ranking dos resultados de buscas. Só que, para isso, as imagens do seu site precisam estar com as tags corretas e texto alternativo. Desta forma, além das pesquisas convencionais, o seu site também pode aparecer no Google Imagens.

O último segredo entre as técnicas de SEO é saber otimizar as imagens postas pelo meio de um artigo. Apesar do Google, e dos demais mecanismos, não saberem ler a imagem, eles captam o alt-text, ou seja, o nome, a legenda da foto. Procure usar as palavras-chave nessa parte, para ter a página melhor rankeada.

Tudo pronto para começar? Como você pretende empregar técnicas de SEO no seu site? Para te ajudar, baixe o nosso ebook gratuito 'Checklist de SEO' e obtenha um site bem posicionado nos mecanismos de busca.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.