Provavelmente você já ouviu falar ou já utilizou o Google Imagens, correto? Para aqueles que não conhecem, é a plataforma do Google que realiza buscas a partir de palavras-chave apenas em imagens que estão presentes nos websites.

Digamos que você realize uma busca pela palavra-chave "avenida paulista". O resultado dessa pesquisa, provavelmente será uma lista de imagens da avenida Paulista, e se você clicar sobre uma das imagens, será direcionado para a página onde ela está sendo exibida, ou seja, é mais uma possibilidade do seu site ser encontrado.

Em contrapartida, os computadores não conseguem interpretar o contexto de uma imagem. Então como será que o Google faz para interpretar o que uma imagem representa e em seguida classificá-la em um resultado de busca?

Para ajudá-lo nessa tarefa, devemos informar ao Google o significado da imagem através do uso do tag Atl. Confira no artigo de hoje como otimizar imagens para o SEO. Aproveite e baixe gratuitamente nosso "Manual de SEO" e saiba mais!

Mas afinal, o que é o tag Alt?

É um atributo (código HTML) que é aplicado especificamente dentro de uma tag que faz referência a imagem de uma página HTML, com o intuito de facilitar o entendimento de imagens pelo Google Images. Sua principal incubência é conceder uma descrição alternativa para a imagem ou servir de texto âncora quando a mesma for utilizada como link dentro de uma página.

Muitos usuários confundem o tag Alt com o tag Title, que é responsável por apresentar uma pequena janela com um texto descritivo quando se passa e/ou coloca o mouse sobre uma imagem, recurso que é conhecido tecnicamente como "hint" ou "tooltip".

O tag Title, além de ser responsável pelo "tooltip", possuí uma tolerância maior com descrições mais longas (tenha bom senso) contribuindo com a navegação do usuário em seu site.

Por que usar?

O tag Alt ajuda a determinar a colocação da página no ranking do Google Images em uma pesquisa com base palavras usadas na descrição da imagem. Hoje, o público busca os mais diferentes tipos de informações na internet e quer consultar com agilidade nos resultados que desejam.

Além de aumentar o interesse pelo endereço virtual, o tag alt tem outra finalidade bastante relevante. O recurso tem um papel fundamental para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual nas páginas. Abre-se assim uma nova possibilidade de integração para esses indivíduos.

Tal processo dá-se quando a imagem tem função de link no site, já que o alt tag passa ser um texto âncora para o conteúdo. Também é pelo alt tag que os programas como o Jaws conseguem fazer a leitura da página para quem não pode enxergar. É esse recurso que permite, até mesmo, que as ferramentas de acessibilidade diferenciem entre links e imagem enquanto leem para os visitantes.

Por último, o texto do alt tag será exibido no lugar de uma imagem quando ela não for carregada pelo browser. Sabe quando a imagem não carrega e aparece o "X" no lugar? Se você estiver utilizando o alt tag o texto será apresentado no lugar da imagem.

Dicas de como usar

  • Utilize no máximo 5 palavras dentro do tag, o excesso pode dificultar o entendimento dos buscadores;
  • O texto deve ser equivalente ao significado da imagem, evite descrições;
  • Quando fizer sentido, empregue as palavras-chaves relevantes do conteúdo;
  • Evite o uso de stop words (para, de, com, etc.);
  • Não confunda a tag ALT com a tag TITLE, elas tem funções diferentes;
  • O nome do arquivo também deve ter um texto equivalente ao significado da imagem, evite imagens com nomes genéricos como "foto1.jpg";
  • Utilize formatos padrões, como: jpg, gif, bmp e png;

Gostou deste artigo? Então assine a newsletter da Post Digital para ter acesso a outros conteúdos como este.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.