Ao implementar uma boa estratégia de SEO, diferentes obstáculos vão surgir, como definir palavras-chave, quais conteúdos e com que frequência produzir etc. Para desenvolver uma estratégia consistente, você precisa levar em consideração vários pontos, que unidos fazem toda a diferença quando falamos de SEO. Por isso oferecemos um material para te ajudar a melhorar o posicionamento do seu site, baixe o ebook gratuito 'Checklist de SEO' e obtenha mais visitantes em seu site.

No artigo anterior, falamos sobre o robots.txt e como ele impõe limites de acesso a páginas e arquivos aos robôs de busca. No artigo de hoje, vamos falar sobre o sitemap.xml que faz exatamente ao contrário. Confira!

O que é sitemap.xml?

É um arquivo que contém todas as páginas (URLs) de um site. Como o nome indica, ele é um mapa geral, extremamente necessário para a estratégia de SEO, pois através dele o robô de busca irá calcular fatores importantes para o rankeamento do site. O sitemap possui códigos específicos, com padrões e regras, que ajudarão os spiders dos mecanismos de busca encontrar outras páginas do domínio e compreendê-las melhor.

Há confusões feitas em relação a distintos sitemaps. Existem os de extensão HTML, que possuem características e finalidades diferentes. Esse tipo de sitemap serve para usuários compreenderem a estrutura de um site. Mas, ultimamente, vem sendo menos utilizados por desenvolvedores devido ao desinteresse dos usuários. A alternativa preferida por sites é utilizar um campo de buscas para que o usuário encontre facilmente o que procura.

Muita gente também confunde com os arquivos de robots.txt. A função desses é mostrar aos buscadores quais dados, pastas e ficheiros do site não devem ser anexados.

Vantagens

Sitemap.xml é de extrema importância para SEO, pois o robô de busca entenderá de melhor forma a configuração do site. Quanto melhor for a construção do layout, mais claro será o sitemap.xml e, consequentemente, a navegação no veículo também será facilitada, possibilitando que o consumidor se localize rapidamente e usufrua de todas as opções disponíveis no site.

Além de facilitar a navegação e a indexação pelos buscadores, os sitemaps.xml permitirão que os algoritmos atualizem os dados das páginas mais rapidamente. Por exemplo, se uma mudança é feita em um site que não utiliza sitemaps.xml, os crawlers dos buscadores demorarão muito mais tempo para perceber que tais mudanças foram feitas. O site dependerá de outros domínios para que seja notado pelos algoritmos dos mecanismos de busca.

Dicas

  • É importante na estratégia de marketing ter um sitemap.xml organizado. Quanto melhor for a estrutura do site, mais fácil os mecanismos de buscas entenderão a arquitetura dele e anexarão suas páginas.
  • Se seu site possui muitos dados, divididos em categorias e subcategorias, bem como produtos e subprodutos, é essencial criar um sitemap.xml. Mas é importante ter uma boa arquitetura de links internos, pois apenas o arquivo xml não dará conta de toda estratégia digital.
  • Alguns sites precisam mais de um sitemap.xml do que outros. É o caso daqueles cujo conteúdo é dinâmico, e também dos domínios novos, com poucos links. Sites com grande número de páginas e com conteúdo AJAX, ou muitas imagens, também necessitam mais.
  • Hoje em dia é muito fácil usar o sitemap.xml na estratégia de SEO. Grandes buscadores, como Bing, Yahoo e Google, possuem páginas ensinando passo a passo como submetê-los, além de possuírem sites voltados aos webmasters, para que eles possam usar o arquivo xml de maneira mais prática. Isso facilita muito a estratégia de marketing como um todo.
  • Uma importante dica é focar tanto na arquitetura do site quanto no sitemap.xml. Isso porque nem um nem outro garantem uma completa indexação. Então a estratégia digital mais precisa é a que abarca as duas coisas. Se ambas tiverem uma boa qualidade, elas se completarão e garantirão um resultado melhor para o site.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.