Imagine ir a um shopping center à procura de uma determinada loja. Porém, suas dificuldades começam logo ao entrar no estabelecimento: faltam placas de sinalização apontando, por exemplo, a entrada ou saída, banheiros, além da sinalização nos corredores sobre os setores das lojas. Fica difícil achar a loja que se quer, não fica?

Assim, a internet é como um grande shopping. O seu negócio digital é a loja e o que é planejador de palavras-chave? As placas que orientarão melhor os seus clientes futuros até você. Vamos entender melhor o que é esse planejador?

O que é Planejador de Palavras-Chaves do Google?

Para tanto, você precisa dominar alguns recursos, a fim de que seu negócio apareça ainda mais na rede. O Planejador de Palavras-Chaves do Google é uma ferramenta do Google Adwords, gratuita para quem deseja fazer o marketing digital na internet através do buscador Google. As palavras-chaves são as 'placas indicativas' que irão atrair seu público certo. Porém, como encontrar as palavras corretas? E se for usado um jogo complicado de palavras e que fuja um pouco da minha área de mercado? O Planejador ajudará com a estratégia digital, a fim de que você utilize justamente as palavras-chaves mais pesquisadas pelos internautas, quando eles procurarem um item igual ao seu na internet para comprá-lo.

O Planejador também lhe ajuda a escolher lances e orçamentos competitivos, na hora de optar por uma campanha de link patrocinado na internet, a fim de deixar sua propaganda em maior destaque do que as outras. Em outras palavras, seria o mesmo que sua loja ganhasse um destaque a mais que as outras nos corredores deste imenso shopping que é a internet. Isto serve para atrair facilmente o público-alvo, conforme o nicho de mercado que se deseja conquistar.

Por que usar esta ferramenta?

Agora que você já sabe o que é planejador de palavras-chave, vamos ver quais os motivos de usar essa ferramenta? A pergunta mais correta seria 'por que não usar?'. Imagine você que seu negócio na internet tenha por foco o público feminino, no segmento de cosméticos. O planejador de palavras do Google, como já foi dito, é gratuito e lhe orienta dentre outras coisas quanto à melhor campanha (custo/benefício); as palavras-chaves mais utilizadas nas buscas do Google e as formas de deixar o seu negócio mais atraente que a concorrência. Caso seus concorrentes não conheçam tal recurso, as chances de crescer no meio digital aumentam.

Imagine que neste shopping center (internet), além da sua loja, existem outras três no mesmo segmento (existe muito mais). Se a sua loja for a mais destacada no prédio, a tendência entre os visitantes que buscam um perfume para uso normal ou presente de dia das mães, dia dos namorados, natal e outras datas, é procurar a sua loja, ignorando as outras. Em um mercado extremamente competitivo, como a internet, seus lucros aumentam.

Caso a concorrência já faça uso desta ferramenta, você pode fazer uso de estatísticas e optar por um conjunto de palavras-chaves sugeridas, que aumentarão o tráfego em seu site e os negócios assim fechados.

Como usar?

Abra uma conta no Google Adwords: http://adwords.google.com.br/KeywordPlanner. 

Concorrência

É possível usar o Planejador de palavras-chaves para pesquisar histórico de buscas, estatísticas, volume de pesquisas e dados de acesso para cada palavra-chave escolhida, além de frases e até mesmo um website do concorrente.

Média de pesquisas mensais

Através desta média é possível adotar mudanças nas campanhas, tais como a adoção de outras palavras-chaves de maior ou menor sucesso, conforme a estratégia de marketing. É possível, por exemplo, expandir ainda mais esta campanha, aumentando o número de palavras-chaves pesquisadas na internet pelo público.

Personalize sua pesquisa

O Planejador oferece uma lista com as ditas 'palavras-chaves complexas', que não sendo tão procuradas, possuem maior poder de conversão - no caso, quando a pessoa além de clicar, resolve comprar o seu produto ou serviço. Outras ferramentas de palavras-chaves também podem melhorar os resultados da campanha:

Keyword Tool.Io

É uma versão gratuita de planejador de palavras-chaves que oferece uma listagem de até 750 palavras para a sua campanha no Google. Esta ferramenta não exige que se tenha uma conta cadastrada no serviço, ela pesquisa as palavras-chaves em torno do nome do site e do domínio.

WordStream

É um recurso mais completo, de análise de campanhas e links patrocinados na rede. O WordStream Anúncios Sociais facilita a criação de anúncios no Facebook. O WordStream Advisor gerencia e avalia pesquisas pagas de alto desempenho e os Serviços Dedicados ajudam com pesquisa, remarketing, pagamento social e muito mais.

Adwords Search Terms

Apresenta um relatório completo sobre os termos de pesquisa mais realizados e aqueles que surtiram maior poder de conversão. Ou seja, os que resultaram em compra por parte do internauta. Identifica novos termos de pesquisa com alto potencial e encontra mais palavras-chaves específicas para seu negócio.

Keyword Revealer's

Funciona como um buscador para milhares de palavras-chaves em negócios inimagináveis. São palavras pouco exploradas, mas que possuem grande busca nos sites de pesquisa, de forma que aumentam as chances de sucesso frente à concorrência. São palavras pontuadas pelo sistema conforme o sucesso obtido, formando um ranking.

SemRush

Uma das ferramentas mais utilizadas pelos serviços de marketing em agências. Ela oferece uma análise completa do desempenho dos concorrentes, cruzando e combinando dados na rede. Você inicia uma campanha sabendo como trabalhar perante seus concorrentes, conhecendo em parte suas estratégias e preparando melhor a sua campanha no mercado.

Entendeu o que é Planejador de Palavras-Chave? Conheça o planejador e faça campanhas de sucesso no Google! Para saber mais, faça o download do nosso e-book gratuito 'Guia Completo dos Links Patrocinados' e saiba como escolher as melhores palavras-chaves para as suas campanhas!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.