Com bilhões de buscas diárias, os buscadores apresentam para seus usuários links para sites relevantes a palavra-chave digitada. Você já parou para pensar quantas buscas você faz por dia nos sites de busca? Quando faz uma busca quantas vezes você procura um resultado na segunda página em diante? Pois bem, segundo o google, cerca de 3,3 bilhões de buscas no mundo são realizadas diariamente.

Durante as próximas semanas, nós vamos publicar uma série de 13 artigos sobre SEO, técnica enssencial para o sucesso de sua estratégia de marketing digital. Este primeiro artigo tem como objetivo apresentar à você leitor, o que é o SEO, suas vantagens e seus principais fatores. Abordaremos também, o que não fazer para não ser penalizado pelos buscadores, tais técnicas são conhecidas como black hat.

Quer saber mais sobre a otimização de sites e entender melhor como aplicar as suas técnicas? Então acompanhe o artigo abaixo e cadastre-se em nossa newsletter para receber em seu e-mail a sequencia de artigos relacionados ao tema.

O que é o SEO?

A palavra SEO deriva da língua inglesa, e significa "Search Engine Optimization", que em uma tradução livre quer dizer "Otimização de Sites". Em resumo, o SEO é o aprimoramento de uma página na internet - ou de um site inteiro - para que estes tenham uma maior compreensão por meio dos mecanismos de busca. Ao usá-lo, o posicionamento de um site em um resultado de busca tende a ser muito melhor. Por outro lado, esta técnica não garante que determinado site permaneça na posição de primeiro lugar nos sites de busca. Apenas os sites de busca tem o domínio de definir qual site aparecerá primeiro - sejam eles o Google, o Bing ou o Yahoo.

O SEO foi criado a partir de uma nova geração dos sites de busca. Antes disso, organizava-se os links de maneira que o resultados ficassem em forma alfabética, igual aos "diretórios web". Já nesta nova geração, trabalhando com as ferramentas de busca, a posição fica a cargo da importância. E esta importância é traçada por "algoritmos", que por sua vez são tipos de cálculos utilizados para elucidar a relevância de uma página. Os critérios que estabelecem a posição das páginas é um segredo de estado e estão "guardados a sete chaves". A técnica do SEO também consiste em utilizar as palavras-chave, que são aquelas palavras que são digitadas pelas pessoas em um site de busca, e de acordo com as palavras que são utilizadas, haverá um regresso de diferentes páginas, porém, em diferentes posições.

A técnica de utilização de SEO geralmente é dividida em duas partes, que são: os fatores internos (On-Page) e os fatores externos (Off-Page).

SEO On-Page

O On-page está diretamente relacionado a técnicas aplicadas ao site (código e conteúdo). Seu principais fatores são:

SEO Off-Page

Já o Off-page está diretamente relacionados aos fatores externos ao site mas que influenciam e muito na posição do mesmo nos resultados de busca.

Vantagens

A vantagem de aplicar técnicas do SEO, é que com ela é possível alcançar novos visitantes qualificados já que a otimização compreende a aplicação palavras-chaves relevantes inerentes ao negócio aos conteúdos do site, como já dito anteriormente. Com isso as chances de conversão crescem e o resultando em vendas consequentemente aumentam.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.