Você já se perguntou quantos sites a sua empresa ou a empresa que você trabalha já produziu e, em qual intervalo de tempo? Segundo a Rede Gestão, a vida útil de um site pode variar de 12 a 30 meses dependendo da categoria do site.

Muitas empresas, quando mudam ou renovam seus sites, ignoram todo o histórico que foi construido junto aos buscadores durante a sua vida útil. Páginas foram indexadas, conteúdos foram rankeados em buscadores por determinadas palavras-chave e, possivelmente, outros sites apontam links para as suas páginas.

Mas como não perder todo o histórico já criado junto aos buscadores ao desenvolver um novo site? Confira no artigo de hoje.

O que é Redirecionamento 301?

O Redirecionamento 301 é uma indicação dada ao servidor que redireciona os indivíduos de uma página da internet para outro site. Esse recurso é extremamente útil quando uma empresa altera o seu endereço virtual, pois o visitante que tentar acessar a página antiga será automaticamente encaminhado para a mesma página no site novo. É por meio do mecanismo de redirecionamento, (dentre as técnicas de SEO), que companhias que se fundiram com outras ou trocaram de nome, por exemplo, conseguem que seus clientes encontrem as informações atualizadas na internet, mesmo pesquisando com os dados defasados. Por isso, entender o funcionamento do recurso de Redirecionamento 301 é fundamental para uma boa estratégia digital, bem como para um marketing eficiente.

Inicialmente, devem-se compreender os códigos numéricos que identificam a situação do site. Quando um indivíduo digita uma URL no navegador, ela é transmitida para o servidor web em que a página está hospedada. O objetivo da ação é localizar o conteúdo que estiver disponível naquele endereço. Em seguida, o servidor envia uma referência para o navegador. De modo geral, esse número é o 200, que sinaliza que está tudo correto com o endereço. Entretanto, os códigos 500, 404 e 302 podem surgir também. O primeiro mostra que há um problema interno no servidor, enquanto o 404 indica que a página não foi achada. O número 302 representa um redirecionamento provisório, ou seja, por um período curto. Por fim, tem-se o 301, o já citado Redirecionamento 301. A diferença é que, nesse caso, a alteração é definitiva.

Vantagens

A divulgação e a interação com o público em plataformas online são indispensáveis para o estabelecimento de qualquer marca atualmente. E essa realidade impõe-se tanto para os vendedores quanto para quem presta serviços. Sendo assim, conhecer o Redirecionamento 301 não é importante somente para os especialistas em informática ou tecnologia da informação. Cabe aos responsáveis pela estratégia de marketing digital saber como usar essa ferramenta para beneficiar o seu negócio. Se o consumidor não localizar facilmente o site de um empreendimento, são grandes as chances dele desistir de realizar a transação. Atendimento rápido e contato simplificado são pilares para a comunicação de uma companhia.

Outra situação em que o Redirecionamento 301 é usado, é quando se deseja retirar do ar alguma publicação, campanha ou conteúdo do site. Isso é bastante comum, mas acaba por interferir na experiência de quem visita. Ao invés de apagar a postagem da página, o que resultaria no erro 404 - Page Not Found -, é possível remeter o usuário para outro endereço relacionado.

Por fim, o Redirecionamento 301 faz com que o seu site tenha maior autoridade perante o Google e ferramentas semelhantes. Quanto menos erros de acesso, como o código 404, mais alto o endereço estará nos critérios de busca por determinado assunto ou termo. Uma dica para avaliar se o redirecionamento foi realizado de maneira certa, é usar recursos específicos como o HTTP Head Checker e o Google Webmaster Tool.

Quando for mudar o seu site ou retirar alguma página do ar, não se esqueça de implementar o Redirecionamento 301 ok?

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.