Nos dias de hoje não tem mais como trabalhar em sua estratégia de marketing sem compreender pelo menos o básico do universo da internet. Afinal, mesmo que sua empresa ainda não tenha nenhuma ação voltada à web marketing, com certeza já tem algum consumidor falando dela por aí. E não tem mais volta, cada vez mais é preciso inserir nas estratégias de marketing, mais ações voltadas ao mundo online.

E para melhorar ainda mais sua posição no mercado e sua estratégia digital, que resolvemos explicar para você um dos mais importantes conceitos para quem quer atuar melhor no marketing online e SEO: Canonical Tag.

O que é

Mas, afinal, o que é Canonical tag? O nome é muito mais complicado do que parece e a técnica ajuda a evitar o famigerado conteúdo duplicado. Ainda em dúvida? Explicamos.

Os buscadores estão sempre à procura de conteúdos originais para colocar nas melhores posições nos resultados de busca. Portanto, quando o Google ou qualquer outro buscador encontra algum conteúdo duplicado, ou seja, duas páginas contendo exatamente a mesma coisa ou até um conteúdo quase idêntico, costuma não posicionar bem na busca do usuário.

E isso é terrível para sua empresa. Pois você sabe muito bem que a maioria das pessoas costuma ficar somente na primeira página de busca e jamais clicarão no link que você demorou tanto tempo para construir.

O Canonical Tag é uma das técnicas utilizadas para evitar o conteúdo duplicado. Existem diferentes formas de evitar o conteúdo duplicado e isso vai depender da forma como isso está acontecendo no seu site, bem como qual é a sua estratégia digital para aquele conteúdo. Diante disso, te oferecemos um material para te ajudar, baixe o ebook gratuito 'Checklist de SEO' e melhore suas estratégias de SEO.

Quando utilizar

Mas e quando utilizar o canonical tag, afinal? Ele é a melhor opção para quando você deseja, de propósito, manter conteúdos muito semelhantes em diferentes páginas. Digamos, por exemplo, que você precisa copiar uma parte do texto para diferentes páginas e quer que uma delas seja indexada nos buscadores de forma positiva.

Aí, neste caso, entra o canonical tag. Basta que o programador o insira no texto da programação da página, mostrando para o buscador qual é a relevância de cada página e o caminho correto que o seu leitor deve fazer dentro do seu site.

Resumindo, o canonical tag é quem diz para o robô dos buscadores qual a página deve ser colocada em primeiro lugar na busca.

O canonical tag é um excelente método para ajudar quem ainda não tem muita experiência nas estratégias digitais e deseja resolver este problema sério do conteúdo duplicado. Existem muitos outros métodos que resolvem o mesmo problema de formas diferentes. Nestes casos o melhor mesmo é contratar especialistas no assunto que ajudarão você a resolver esta questão de uma vez por todas.

É importante, também, deixar claro que o canonical tag só funciona dentro de um mesmo domínio, ou seja, dentro de um mesmo site. Caso você tenha conteúdos muito parecidos ou idênticos de sites diferentes, outras técnicas devem ser aplicadas.

Mas não se preocupe. Tudo parece muito mais complicado do que realmente é e com o tempo estes termos farão parte do seu cotidiano sem que perceba.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.