As técnicas de SEO tem sido utilizadas com maior frequência nos dias atuais. Na busca por bons resultados nos motores de busca, é possível encontrar diferentes técnicas que permitem uma colocação mais vantajosa para a página, de forma com que consiga atrair mais visitantes e consequentemente aumentar o tráfego de seu site. O uso das heading tags corretamente é um exemplo de técnica que passou a ser utilizada com maior propriedade pelos gestores de sites ou blogs, possibilitando a fácil leitura de conteúdos para os visitantes e para os mecanismos de busca.

O que é Heading Tags?

As heading tags podem ser caracterizadas como uma espécie de estrutura que possibilitam a organização de uma página. A partir disto é possível determinar quais são os itens considerados importantes em uma página, criando uma estrutura que possa evidenciá-las e promover a melhora de navegação dos usuários em uma página, além de ampliar a sua capacidade nos motores de busca, como o Google.

De forma simples, as heading tags são recursos utilizados em um código de HTML que possibilite o destaque de títulos e subtítulos de uma página a partir de tags. Essas tags podem ser compostas por seis tags que são distintas entre si, sendo que cada uma possui um valor diante dos motores de busca e até mesmo para a composição da página. As tags são descritas como "H1", "H2", "H3" e assim em diante até "H6".

Essas tags são classificadas de acordo com o seu nível de importância, onde a heading tag "H1" pode ser classificada como mais importante em uma página, enquanto a tag "H6" pode ser classificada com níveis de importância menor que as anteriores. As heading tags podem ser utilizadas como uma forma de orientar os motores de busca qual o assunto principal de determinada página, demonstrando qual conteúdo está sendo abordado.

Benefícios das Heading Tags

As vantagens oferecidas pelo uso das heading tags são variadas, mas vale destacar a sua importância diante dos rankings dos motores de busca. Ao utiliza-lás é possível destacar que a página possui conteúdos de diferentes níveis de importância e que são classificados a partir do uso de tags. Classificando os níveis de importância de um título e subtítulo, o motor de busca consegue determinar qual o assunto a página está se referindo.

Ou seja, com o assunto localizado pelos buscadores a sua página começa a ser apresentada com um dos resultados de busca de determinado usuário. Com isso, vale destacar que essas tags são essenciais para o posicionamento da página em resultados de busca, possibilitando que os diversos usuários que buscam determinada palavra-chave passem a encontrar seu conteúdo e consequentemente entrar na página específica.

Para os mecanismos de busca, as heading tags são fundamentais para estabelecer uma experiência diferente na navegação do usuário e por isso possuem um grau de importância maior no rankeamento. Os sites e blogs que utilizam as heading tags passem a ser privilegiados no momento em que o usuário realiza a busca. Com isso, é aconselhado, o uso das palavras-chaves na composição da tag "H1", que possui um destaque maior do que as outras heading tags.

Dicas de como usar

Para utilizar é necessário saber que a "H1" é a principal heading tag e basicamente um resumo do que o usuário encontrará em todo texto da pagina. Dessa forma recomenda-se o uso de palavras-chave com a idéia princpal para que a página tenha maior relevância para os buscadores. Logo após, seguindo a hierarquia, vem a "H2" que deve ser tratada como se fosse um subtítulo do " H1" e novamente assim por diante (a mesma regra se aplica ao restante das tags). Nas tags de 2 a 6, utilize palavras-chave complementares a ideia principal.

Exemplo:

Fantasias

Heróis

Homem Aranha

Batman

Vilões

Coringa

Lex Lutor

  • Nunca utilize a tag "H1" mais de uma vez em uma única página (as tags de "H2" até "H6" podem ser utilzadas mais de uma vez mas sem exageros);
  • Não utilizar a tag "H1" com imagens, seja a logomarca ou qualquer outra imagem. Só terá valor para o SEO e o seu conteúdo estiver em texto;
  • A hierarquia não deve ser quebrada, ou seja, abaixo de uma "H1" deve vir sempre uma "H2" e assim por diante.

Gostou das nossas dicas, mas ainda está com receio de fazer o seu site? Baixe gratuitamente o ebook 'O passo a passo para desenvolver um site de sucesso' e faça já o seu!

 

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.