Com a crescente popularidade das redes sociais e dos demais meios para marketing online, as companhias dispõem de inúmeras ferramentas de grande utilidade para divulgarem suas mercadorias ou serviços. A partir da análise de informações sobre os consumidores, o administrador é capaz de identificar qual é o seu público-alvo e pensar em formas de comunicação mais alinhadas às demandas dele. Toda estratégia digital ganha em eficiência quando é direcionada a quem quer e pode obter os artigos à venda. A seguir, descubra o que é lead, conceito indispensável para os empresários que visam se comunicar melhor com os clientes.

O que é Lead?

Lead é um termo utilizado no marketing digital para definir os indivíduos que apresentam algum interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela companhia. Ou seja, é uma referência aos clientes em potencial, já que adquiriu algo gratuito em troca de ceder informações a seu respeito. Ele se diferencia dos chamados prospects, pois o lead demonstra não só a intenção em comprar como também apresenta a capacidade real para efetuar a aquisição. Para que a comunicação chegue ao lead qualificado, é fundamental que seja feita uma avaliação dos dados comportamentais e demográficos do público. Isso porque o cliente ideal tem de estar habilitado para fazer a transação e converter a pré-disposição em venda.

Por que ele é importante no marketing digital?

Após entender o que é lead, é fundamental que o empreendedor veja como esse conceito é importante para o crescimento de um negócio. Qualquer estratégia digital depende da geração de leads, tendo em vista que o objetivo do marketing é estabelecer uma comunicação com os consumidores frequentes e em potencial. Dessa maneira, é possível planejar a publicidade com maior precisão, alinhando a divulgação dos produtos e serviços às pessoas certas. Por meio do lead, o empreendedor consegue traçar um perfil dos visitantes e criar um relacionamento mais próximo com os consumidores a partir da obtenção de endereço de e-mail, entre outras informações.

Por que investir em geração de leads?

Investir em geração de leads tem um impacto extremamente positivo para os resultados das corporações. Atualmente, empresas de todos os portes e dos mais variados setores estão buscando maneiras de se comunicar com o seu público-alvo. Porém, tão essencial quanto divulgar a marca e posicioná-la como referência para o ramo é otimizar as ações de marketing. Isto significa focar nas redes sociais utilizadas por quem realmente irá comprar o produto ou contratar o serviço. A partir dos dados pessoais originados com os leads, fortalecer o relacionamento com os compradores passa a ser uma tarefa bem mais simples. Como retorno, surgem novas oportunidades comerciais e de interação. Esses benefícios são vitais para o sucesso de um empreendimento, especialmente em épocas de instabilidade econômica. Se um visitante da página ceder o próprio e-mail, por exemplo, a empresa poderá esclarecer qualquer dúvida que surgir e encaminhar os conteúdos que considerar relevantes. Aumenta-se assim a probabilidade dessa pessoa fazer compras.

Agora que você já entende o que é lead, saiba mais sobre marketing digital no blog da Post.

Vídeo Extra: Geração de Leads: 3 dicas para aumentar sua taxa de conversão

O principal objetivo do Marketing Digital é atrair novas oportunidades de negócio para a sua empresa por meio dos seus canais digitais.

Mas para ter resultados concretos não basta ter apenas o site da sua empresa. Muitas empresas ao desenvolverem seus sites acreditam que o caminho para o sucesso está trilhado, ainda mais se o website estiver gerando leads. Dessa forma, se contentam com resultados medíocres quando muito medianos. No vídeo de hoje apresentamos 3 dicas para melhorar a taxa de conversão do seu site e aumentar a sua base de leads.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.