Os profissionais que trabalham com inbound marketing têm à sua disposição uma grande quantidade de ferramentas que visam auxiliar as atividades. Esses recursos apresentam muitas vantagens como maior flexibilidade e precisão nos seus propósitos. Como resultado, os administradores obtêm medições bem mais exatas sobre a eficiência das ações de publicidade online. Assim, vale a pena conferir a lista das 5 melhores plataformas de inbound marketing para garantir o êxito da sua estratégia digital.

1. Blog corporativo

O blog corporativo pode ser considerado o meio responsável por centralizar todas as iniciativas de marketing digital. Isso porque ele reúne o conteúdo que define a imagem da empresa perante o seu público. É nessa página que a marca compartilha artigos, fotos, infográficos, cases bem sucedidos e podcasts, entre outros formatos de comunicação que irão atrair as pessoas para o site corporativo. Sendo assim, o objetivo maior é fazer com que os internautas se interessem pelos produtos ou serviços oferecidos. Nessas páginas, os visitantes podem realizar comentários sobre os itens à venda ou mesmo sobre o atendimento, fornecendo um feedback extremamente útil para diversos departamentos.

2. Redes Sociais

Com as redes sociais, uma companhia consegue aumentar a visibilidade das publicações realizadas no seu blog. Portanto, os perfis corporativos nesse tipo de mídia são fundamentais para o marketing na internet e devem posicionar a empresa de maneira coesa. Ainda assim, cabe ressaltar que cada rede social tem suas particularidades e fornece recursos únicos. Outra vantagem dessas plataformas é a possibilidade de alcançar e interagir com uma grande quantidade de consumidores em potencial. O mecanismo de compartilhamento é mais um trunfo das ferramentas de inbound marketing, pois levam informações sobre a companhia para grupos distintos.

3. Landing Page

As landing pages, também chamadas de páginas de conversão, servem para promover medidas de marketing especiais e mais complexas como cursos online, e-books e seminários na web, por exemplo. Destaca-se que esses modelos de publicidade estão ganhando cada vez mais espaço graças aos ótimos resultados obtidos. A partir de uma landing page de qualidade, o empreendedor é capaz de transformar alguém que observa o site em um futuro cliente que venha a utilizar o atendimento ou adquirir os seus produtos. Afinal, essa é a maior atribuição de qualquer técnica que vise propagar um conceito positivo acerca de uma marca.

4. E-mail

Desde os primórdios da internet, todo mundo tem um endereço de e-mail. Mais impressionante ainda são as pesquisas que indicam que 90% dos usuários têm como hábito verificar a caixa de entrada pelo menos uma vez ao dia em seus celulares, computadores e semelhantes. À vista disso, cabe ao gerente fazer bom uso de tamanha popularidade das ferramentas de inbound marketing. Aproxime-se dos compradores recorrentes ou em potencial a partir do envio de mensagens direcionadas às demandas do seu público-alvo. Quando bem conduzida, essa propaganda tem boas chances de se converter em transações comerciais, especialmente quando se sabe bastante sobre o comportamento de quem a empresa pretende atingir.

5. CRM

As ferramentas de inbound marketing só funcionam se o anunciante tiver um conhecimento aprofundado dos hábitos e necessidades dos seus clientes. E é justamente essa a função do CRM, que permite organizar todos os dados significativos sobre os contratantes da empresa. Empregue tal solução para analisar com clareza em qual funil o público se encontra, para ter acesso a uma lista de e-mails e assim fortalecer suas medidas de divulgação, bem como para acompanhar o efeito desse planejamento. É bom ressaltar que o CRM pode ser operado por meio de dispositivos móveis.

Aproveite essas ferramentas de inbound marketing para fortalecer o seu negócio e confira ainda outros artigos da Post.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.