Muitas empresas ao investir em marketing digital acreditam que os resultados chegarão de forma quase que instantânea. No entanto, na prática, para conseguir algum resultado é necessário meses de dedicação, investimentos e muito trabalho. As empresas precisam entender que o marketing digital passa a ter resultados objetivos e sólidos sempre a longo prazo, diante disso, baixe o nosso ebook gratuito 'Como planejar e medir suas ações de Marketing Digital' e veja como investir nessa área.

Na maioria das vezes, o insucesso das ações de marketing digital acontecem porque as empresas não têm os resultados almejados no curto prazo e desistem de suas ações. Não estou considerando na afirmação anterior, as agências de marketing digital que não realizam um trabalho de qualidade. Por sinal, elas também contribuem para a desistência das empresas ao, talvez, prometerem soluções com resultados imediatos.

Iniciar uma atividade de marketing digital e aguardar que resultados sólidos cheguem em apenas um ou dois meses leva ao erro, seguido da frustração, que como consequência leva a desistência. Imaginar que uma ação não deu certo simplesmente pelo fato de não ter sido desenvolvida no tempo certo é um erro, por esse motivo é importante entender melhor o prazo médio que as iniciativas implementadas levam a resultados satisfatórios.

Imediato a curto prazo (de 0 a 6 meses)

Uma estratégia digital que permite ter um retorno imediato é o desenvolvimento de um site contendo todas as informações relevantes sobre a empresa. Nos dias atuais, uma empresa que não tem um site acaba perdendo grandes oportunidades e por isso torna-se indispensável começar a trabalhar com o desenvolvimento de uma página da empresa. Quando um cliente se depara com um site que contém informações relevantes, a chance que ele perceba a credibilidade da empresa e até mesmo passe a consumir os seus produtos ou serviços é muito maior.

Vale ressaltar que apenas com o desenvolvimento do website, a empresa atingirá apenas seus clientes e pessoas que de alguma forma obtiveram contato com a marca. Para ganhar reconhecimento no mercado onde atua e alavancar os negócios na rede, as empresas precisam investir em iniciativas de marketing digital de médio e longo prazo, só assim os resultados significativos virão.

De curto a médio prazo (de 6 a 12 meses)

Investir em links patrocinados é uma boa alternativa para empresas que almejam resultados mais rápidos. A partir de uma boa campanha criada no Google Adwords com o auxílio de um especialista (ponto importante) é possível colocar a empresa em evidência para as pessoas que possuem real interesse nos produtos e/ou serviços da mesma.

A partir de buscas realizadas por palavras-chave definidas nas campanhas de links patrocinados, os anúncios serão apresentados nos resultados de busca. A partir dos cliques nos anúncios, tráfego qualificado será gerado para o site e consequentemente conversões de vendas. É possível notar resultados logo nos primeiro meses de campanha, mas os resultados concretos só virão no médio prazo, conforme as campanhas e o website são otimizados para a conversão.

De médio a longo prazo (12 a 24 meses)

Iniciativas de médio e longo prazo são propícias a trazerem melhores resultados e se manterem lucrativas por mais tempo. Diferente dos links patrocinados, que ao ser interrompido afetam instantaneamente os resultados, as estratégias e técnicas de médio e longo prazo permanecem ativas e perduram por muito mais tempo, mesmo que elas sejam descontinuadas.

As principais atividades de médio e longo prazo são:

SEO

Ser reconhecido pela busca orgânica do Google através de técnicas de SEO não é uma tarefa das mais simples. O Google demora um tempo para reconhecer e confiar no seu conteúdo, já que as suas atualizações são realizadas em intervalos de dois ou três meses. Além do que, outras empresas investem e aplicam técnicas de SEO em seus websites. E estão brigando pelas mesmas palavras-chave, para obter melhores posições nos resultados de busca orgânicos.

Marketing de conteúdo

A única forma de gerar bons resultados com o marketing de conteúdo é se tornando autoridade sobre assuntos que cercam o mercado da empresa. Para que isso aconteça, é necessário criar conteúdos relevantes para o público em questão. Nem sempre o conteúdo relevante é o que divulga, explica e detalha os produtos da empresa. Muitas vezes, o consumidor nem sabe que possui um determinado problema ou já o identificou e está em busca de maiores informações sobre o tema.

É nesse momento que entra uma estratégia de conteúdo onde devem ser desenvolvidos conteúdos (artigos, posts, blogs, e-book, entre outros) que entendam as dores do mercado atuante e que ajudem os consumidores a superarem seus problemas e desafios. Para uma empresa se tornar autoridade no seu mercado, além de muita disciplina e o desenvolvimento de muito conteúdo relevante, será necessário muita paciência. Como qualquer relação, conquistar do seu público a confiança, admiração entre outros adjetivos é necessário tempo.

Uma estratégia de marketing de conteúdo só funciona se ela estiver 100% alinhada com uma estratégia de SEO, já que os buscadores são o canal principal onde os consumidores procuram respostas para as suas dúvidas e problemas.

Mailing

Criar um mailing segmentado, com potenciais clientes e admiradores depende de muitos fatores (é um caminho árduo e que poucos conseguem alcançar). Para que um consumidor entregue sua conta de e-mail e permita receber mensagens em sua caixa postal, com certeza ele já foi conquistado pela sua marca através de outras iniciativas de médio e longo prazo (SEO, marketing de conteúdo, links patrocinados etc).

Uma mensagem por e-mail só surtirá efeito se for realizado por uma empresa com boa reputação. Por isso, comprar um mailing pode trazer um efeito negativo.

Conclusão

Colocar apenas um site na web dificilmente trará resultados satisfatórios, a não ser que a empresa já possua uma marca notória. Construir a reputação de uma marca no ambiente digital requer investimentos e muita paciência. As iniciativas de curto prazo serão sempre constantes para que os resultados permanecam, já as de médio e longo prazo, mesmo que descontinuadas, podem continuar trazendo bons frutos por um bom tempo.

Se possível invista em estratégias de curto, médio e longo prazo. Com as iniciativas de curto e médio prazo, o retorno sobre o investimento chegará mais rápido. Dessa forma será possível obter um resultado positivo em um tempo menor enquanto as iniciativas de longo prazo ainda estão amadurecendo.

Começe agora para colher resultados para frente, garanto que esse dia chega.
Tenha paciência e não deixe de contratar um especialista.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.