Para entender como fazer marketing de conteúdo é necessário conhecer os seus princípios e o que ele pode representar à sua empresa. Relacione essa especialidade do marketing como uma forma de estabelecer uma relação com o seu público-alvo, o que pode atrair as mais variadas pessoas que possam ter algum interesse em consumir o seu produto e serviço.

De maneira clara, é necessário considerar o marketing de conteúdo como uma estratégia digital que estimula um público a partir de conteúdos informativos, pois ela permite não só chamar a sua atenção como também envolvê-lo em algum tema e até mesmo levá-lo a uma compra.

1º passo: Defina uma buyer persona

No processo que visa entender como fazer marketing de conteúdo, é preciso considerar qual o perfil do público que consome o produto ou serviço da marca. Elaborar um conteúdo que de fato irá entreter a pessoa ao ponto de ela cogitar a possibilidade de fazer uma compra requer alguns conhecimentos. A começar por uma pesquisa que visa determinar quem deve consumir a sua marca.

São conhecimentos básicos e mais profundos que incluem saber qual a idade, sexo, faixa de renda, cargos, hábitos, e até mesmo quais são os seus interesses, desafios e desejos. Com isso, a partir das informações obtidas será possível definir uma buyer persona que irá demonstrar quais e como são os conteúdos que mais agradam o público e que podem chamar sua atenção.

2º passo: Faça conteúdos que a sua persona deseja ler

Essa estratégia de marketing digital é algo muito interessante por proporcionar resultados "naturais" para a sua empresa. Ao produzir o conteúdo, irá chamar a atenção da persona, mas não vai obrigá-las a consumirem os produtos ou serviços. Para que isso ocorra é necessário saber qual o tipo de conteúdo que se destaca perante ela e a partir disso começar a produzi-lo.

É necessário lembrar que não é apenas o assunto que se sobressai, mas também o meio que irá publicá-lo. Por exemplo, sua persona gosta de ler? Nada mais coerente do que publicar um texto interessante. Mas se a persona prefere assistir a vídeos ou passar horas nas redes sociais é a sua chance de conversar diretamente com ele através desses canais. Use a sua criatividade.

3º passo: Divulgue seu conteúdo

Agora que aprendeu como fazer marketing de conteúdo, é necessário colocá-lo em ação. Após criar o conteúdo que tem relação ao interesse do seu público é preciso divulgá-lo de maneira coerente. Escolha o melhor canal de acordo com as características da empresa, e que contenha a maioria do seu público. Entre os canais podem estar blogs, websites e até mesmo as redes sociais.

Se o seu público está presente nas redes sociais, é interessante divulgar o link do conteúdo ou então produzir textos curtos, compartilhar vídeos e assim em diante, para que as pessoas sejam redirecionadas à página que dá acesso ao que foi publicado. Busque divulgar o seu conteúdo em todas as redes em que estiver presente, como Facebook, Twitter, LinkedIn e também YouTube.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.