Se você é um pequeno ou médio empresário, certamente, muitas decisões passam por suas mãos. Contudo, existe uma questão que jamais deve ser negociada: a necessidade de ter um site para a sua empresa. Mostrar sua empresa ao mundo, através da internet, desperta mais interesse e confiança de pessoas que podem se tornar futuros clientes. Consequentemente, isso fará com que o seu número vendas aumente — e muito.

Agora que você já sabe a importância de ter um site, é hora de descobrir o que é preciso para criar um. Quais são os passos? Descubra a seguir:

Dados da empresa

O processo de criação de um site para sua empresa é razoavelmente simples. O primeiro passo é levantar informações relevantes, que deverão estar em sua página corporativa.

Em geral, isso inclui a apresentação da empresa, de seus produtos e serviços, e também suas informações de contato. Reúna a maior quantidade possível de dados e informações, e depois selecione para o site o que for mais importante.

Design

Atualmente, dois fatores são muito importantes para o usuário da internet: o apelo visual e a praticidade. Por isso, nosso segundo passo é a elaboração de um design adequado e responsivo.

Elementos visuais devem ser criados a partir de boas combinações de cores, imagens e fontes de fácil leitura. O design é o cartão de visitas de um site. Dessa forma, deve representar bem a personalidade da empresa e, ao mesmo tempo, passar credibilidade.

Newsletter

O próximo passo é garantir que o seu site esteja trabalhando a seu favor. Não basta que ele seja apenas bonito para o seu cliente, se não gerar vendas. Para conseguir um bom retorno da sua página, você precisa ter em seu site as ferramentas certas.

Uma ferramenta indispensável é o campo para inscrição em newsletter. Crie um formulário para que seus visitantes recebam notícias da sua empresa e estejam sempre atualizados com relação a seus produtos e serviços. Com isso, você começa a ampliar sua relação de contatos — e pode usar essa lista de contatos para transformar leads em clientes.

Redes Sociais

Há um recurso que possibilita integrar seu site com as redes sociais. Com ele, será possível rastrear o perfil de seus visitantes em redes sociais como o Facebook, por exemplo.

Assim, você poderá obter informações valiosas sobre as pessoas que se interessam por sua empresa, como idade, sexo, localização, escolaridade etc. E depois? Com um bom planejamento, todas essas informações poderão ser usadas para criar campanhas de marketing focadas em resultados.

Métricas

Depois de colocar o site para funcionar, é hora de analisar e aprimorar os resultados! Esse é um processo essencial para as empresas e precisa ser desenvolvido de maneira contínua. A análise consiste em observar o nível de tráfego no site, postagens com mais acessos, palavras-chave mais buscadas etc. É que chamamos de “web analytics”.

Para isso, você deve escolher uma empresa especializada, para criar seu site e também para cuidar da análise e manutenção de dados e conteúdos. Mas a escolha com cuidado! Lembre-se de que a empresa responsável por esse trabalho se tornará sua parceira por um bom tempo.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.