Em todos os lugares onde o assunto é marketing, o termo CRM é citado como sendo um dos segredos de uma gestão eficiente. Mas afinal de contas, o que é CRM?

Trata-se de uma sigla em inglês para Customer Relationship Management, na tradução livre significa algo como gerenciamento do relacionamento com clientes. Ficou mais claro o que é CRM?

É bem o que o nome sugere mesmo. Utilizando um sistema CRM é possível ter muito mais controle de todo o processo interno da empresa e de todos os momentos em que acontecem interações com clientes, gerando assim relatórios que possibilitarão corrigir possíveis problemas e até prever comportamentos e descobrir necessidades.

Sistema CRM? O que é isso?

Com o uso do CRM, todo o processo de venda ou entrega de serviço deve ser realizado dentro da ferramenta, desde o momento em que é apenas um contato até a entrega. E existem muitas opções de CRM no mercado em três diferentes categorias: operacional, colaborativo e analítico. O melhor para seu negócio deverá ser escolhido de acordo com a natureza da empresa, maturidade e tipo de negócio praticado.

Há também diferentes ferramentas que garantem uma integração total com o ERP e com sistemas de disparo de newsletters, por exemplo, agilizando toda a estratégia digital, ou aqueles que funcionam de forma independente e somente gerenciam a interação vendedor-cliente.

Por que o CRM é importante para a minha empresa?

Todas as ações de marketing, inclusive as de marketing digital, nascem da compreensão das necessidades e desejos dos clientes. O CRM vai facilitar este entendimento, salvando todas as informações possíveis sobre o processo de compra e agilizando a análise através de relatórios. Isso tudo irá fazer com que as ações, além de serem mais eficientes, possam ser realizadas de forma muito mais rápida, garantindo resultados melhores.

Um CRM faz com que seja possível verificar comportamentos em comum, descobrir tendências e agir com muito mais rapidez em diversas situações.

Qual tipo de sistema devo usar?

Conforme já citamos, existem três diferentes tipos de CRM, o operacional, o colaborativo e o analítico. O operacional tratará da relação entre cliente e vendedor, além de estratégias de marketing e venda. Como o nome diz, é totalmente operacional e somente guarda as informações colocadas pelos funcionários da empresa.

O colaborativo, por sua vez, também é chamado de CRM social e foca em todos os relacionamentos com outros stakeholders, como fornecedores e parceiros, e em todos os tipos de contatos.

E, por último, o analítico envolve relatórios e a análise de todos os dados já preenchidos pela empresa. Compara resultados, compara formas de contato e tudo mais que a empresa necessita para a compreensão completa do consumidor.

Agora que você já sabe o que é CRM e o quanto um sistema deste tipo pode facilitar toda a sua gestão de marketing digital, vai poder pesquisar melhor e decidir com mais tranquilidade qual é a melhor opção para a sua empresa. Um sistema de CRM ajuda o gestor de marketing a atuar melhor no seu papel e o deixa muito mais seguro para a tomada de qualquer decisão futura.

Ainda ficou com dúvidas? Aproveite o espaço de comentários e fique à vontade para perguntar.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.