Muito se discute a respeito do melhor horário para postar nas redes sociais. E atendê-los é tão importante quanto criar um conteúdo de qualidade, para trazer mais acessos e engajamento para a sua página, em qualquer rede. Por isso, é importante trabalhar com um planejamento que considere esses horários, assim como é fundamental analisar a resposta do público, transformando esse processo em um ciclo e fazendo ajustes, com base em mensurações diárias. Como toda ação de marketing, o principal objetivo da utilização de mídias sociais é gerar receitas para a empresa, mesmo que a longo prazo.

Vale a pena gastar tempo planejando, executando e medindo uma boa estratégia. E para ajudar nesse processo, saber os momentos de maior e menor tráfego de cada uma das principais redes é um importante trunfo para a realização de uma campanha eficiente.

E além de saber quais são os melhores horários para postar, também é necessário atentar aos conteúdos que mais geram engajamento. Afinal, de nada adianta postar no horário certo se o material postado não chama a atenção do público, não é mesmo?

Curioso (a) para saber quais são os tipos de materiais, postagens e conteúdos que mais chamam a atenção da sua persona? Sem problemas. Fique com a gente neste artigo e confira não só as principais redes sociais da atualidade e os melhores horários para as postagens, como também os tipos de conteúdo que mais geram engajamento em cada uma destas mídias.

Vídeo Extra: Como descobrir o melhor horário para postar no facebook?

Nesta dica extra, mostramos onde encontrar os melhores dias e horários para postar na sua página do Facebook. Aproveite e siga nosso canal no YouTube!

Preparado (a)? Então confira agora o melhor horário para postar nas suas redes sociais.

Twitter — 13h às 15h

Esses são os horários nobres do Twitter e os melhores dias são de segunda a quinta-feira. É importante observar, também, o tamanho das mensagens publicadas que, de um modo geral, geram mais engajamento quando inferiores a 100 caracteres. Mas tenha cuidado! De 20h até 8h da manhã, o tráfego no Twitter diminui consideravelmente, reduzindo a partir das 15h. O pior dia para postagens é na sexta-feira, após esse horário.

É interessante observar os períodos mais indicados para estratégias de divulgação voltadas para clientes corporativos, destacando o Business to Business (B2B) e o Business to Commerce (B2C), mostrando que o engajamento é diferenciado para as categorias. Para empresas que possuem clientes corporativos, o Twitter é mais indicado em dias de semana, durante o período diurno. Se sua empresa tem um foco nos clientes do segmento do comércio, há pouca diferença entre os dias da semana, mas o tráfego ainda é maior durante o dia.

Facebook — 13h às 17h

O Facebook possui uma janela um pouco mais ampla do que o Twitter também em dias da semana. O horário de pico do Facebook é às 15h e o fluxo começa a se intensificar a partir das 9h. Além de saber o melhor horário para postar no Facebook, a rede social disponibiliza, ainda, uma ferramenta para saber como os seus clientes se comportam na rede. Isso pode ser feito ao acessar o painel da sua própria página, na guia Publicações.

Devem ser evitadas, no Facebook, postagens após a meia-noite e antes das 8h e as quedas de audiência começam a ser observadas após 16h. Com relação a essa rede, também existem dados relativos à interação com outras empresas, que mostram melhores resultados nos finais de semana, para B2C, principalmente à noite, e nos domingos. Com relação às empresas B2B, a diferença entre os melhores dias para postagens é muito pequena. No entanto, vale dizer que o engajamento é mais acentuado no período diurno, com leve vantagem na sexta-feira.

LinkedIn — 17h às 18h

Em geral, o melhor momento para se postar no LinkedIn é um pouco antes ou depois do período comercial, de terça à quinta-feira. Por isso, é bom evitar publicações durante o expediente, período em que a rede apresenta menor movimentação.

Os piores horários para publicar no LinkedIn são entre 9h e 17h, quando há pouco movimento. E também nos fins de semana.

Instagram — 17h às 18h

O Instagram é uma rede bem diferente das que vimos até aqui, já que recebe maior tráfego nos finais de semana: aos sábados e domingos, especialmente no turno da tarde. Na hora de medir resultados, uma coisa que pode ajudar a saber qual é o melhor horário para postar nas redes sociais é a utilização de ferramentas de medição. O horário de pico no Instagram, geralmente, é de 17h às 18h.

Para te ajudar saber o melhor horário para postar no Instagram, por exemplo, existe o Iconosquare, que fornece uma série de informações a respeito de como o público responde às suas postagens. É interessante ficar atento ao tráfego reduzido durante a noite no Instagram, principalmente de terça a quinta-feira.

Tumblr — 19h às 22h

Outra rede de comportamento atípico, o Tumblr, assim como o Instagram, parece atrair as pessoas para os períodos de descanso. Seu horário de maior acesso é à noite, nas segundas e terças-feiras. Também apresentam bons resultados os compartilhamentos feitos aos domingos. Durante a manhã e no início da tarde o movimento costuma ficar mais fraco no Tumblr.

Uma dica interessante para quem usa essa rede é aproveitar as baixas nas outras redes para se focar no Tumblr — aproveitando bem o melhor de cada uma. O Tumblr possui funcionalidades que o tornam interessante para sua empresa, como SEO, por exemplo. Essa rede possui ainda uma liberdade de customização da página da empresa que outras não apresentam.

Pinterest — 14h às 16h e das 20h às 23h

O Pinterest possui um bom tráfego nos dias de semana, mas ainda mais nos finais de semana. A movimentação sobe a partir do meio dia. É observado ainda que as fotos que não possuem rostos humanos são mais compartilhadas do que as fotos que possuem. Os piores horários para se postar no Pinterest são no início da noite e de madrugada.

Google+ — 9h às 11h

Com maior movimentação em dias úteis e pico nas quartas às 9h, o Google+ é uma rede social que também funciona bem como ferramenta de SEO, pois é favorecida pelo algoritmo do Google. Assim como no Pinterest, o movimento do G+ também diminui no período noturno e de madrugada.

Os piores horários para postar nas redes sociais

Agora que você já sabe quais são os melhores horários para postar nas redes sociais, deve estar se perguntando: existem também os piores horários?

E a resposta é: sim. Confira a seguir quais são os piores horários para postar nas redes sociais.

Twitter — 20h às 8h

O tráfego no Twitter começa a diminuir a partir das 15h. Até que, próximo das 20h, a rede social é praticamente esquecida – o que segue até o começo da manhã seguinte.

Sendo assim, evite ao máximo postar na rede social depois das 20h. E a dica é ainda mais importante nas sextas-feiras, sábados e domingos – já que nestes dias poucos são os indivíduos que estão em casa e/ou com a rede social aberta.

O Twitter é uma rede social em que os indivíduos gostam de contar sobre o seu dia a dia – motivo pelo qual ela bomba pela manhã e principalmente no começo da tarde. Mas, depois disso, esqueça: o tráfego morre até o dia seguinte.

Facebook — 0h às 8h

O tráfego no Facebook segue uma linha parecida do Twitter: ele começa a abaixar depois das 16h. Porém, é no início da madrugada que a rede social fica ainda mais silenciosa: o que se sucede até as 8h da manhã.

Os finais de semana também possuem menor engajamento – já que poucos são os indivíduos que ficam ligados na sexta à noite, sábado e domingo.

Uma dica é: algo como 40% dos usuários da rede social utilizam-na como segunda tela. Sendo assim, uma boa ideia é apostar em publicidade offline em horários em que não há muito tráfego na rede.

LinkedIn — 9h às 17h

Diferente, não é mesmo? O LinkedIn, por ser uma rede social essencialmente profissional, não tem muito tráfego durante o horário de expediente.

O tráfego até chega a aumentar um pouco no horário do almoço e volta a cair entre as 13h e 17h.

Sendo assim, o recomendado é postar no período noturno – principalmente entre as 18h e 20h. Mas mesmo assim os finais de semana devem ser evitados, já que são donos de baixíssimo engajamento.

Instagram — 0h às 8h

Na mesma linha do Facebook, o Instagram não conta com muito tráfego durante as madrugadas – principalmente nos dias de semana.

A rede social também funciona melhor fora dos horários de expediente. Tirando a madrugada e o horário comercial de trabalho, os melhores horários que sobram são os do início da noite – de 18h às 22h.

E agora você já sabe: o horário para evitar postagens no Instagram é durante a madrugada (mais especificamente de 0h até o início do expediente, às 8h).

Tumblr — 0h às 12h

O Tumblr é uma rede social que funciona bem durante os períodos da tarde e noite – porém, esqueça-o na madrugada e no período da manhã.

Não à toa, o tráfego do Tumblr ocorre de modo bem diversificado do que quando em comparação ao Instagram e Facebook. Na sexta-feira à tarde, por exemplo, horário em que poucas redes sociais contam com tráfego, o Tumblr está bombando.

Apesar de os piores horários serem entre 0h e 12h, vale destacar que até as 16h o tráfego ainda é baixo. Ele começa a melhorar no meio da tarde e segue forte até o início da noite.

Pinterest — 1h às 7h e 17h às 19h

O Pinterest, por sua vez, conta com dois horários bem fracos para postagem: na madrugada, mais especificamente entre a 1 e 7 da manhã; e no finalzinho da tarde, entre às 17h e 19h.

As categorias que mais ‘bombam’, por sua vez, são: estilo/fashion; decoração de casas; comida e educação/inspiração.

Use tais informações a seu favor e com certeza fará sucesso com suas postagens na rede social.

Google+ — 18h às 8h

O Google+, por sua vez, tem menor tráfego durante o período da noite e madrugada. Além disso, as postagens logo no comecinho da manhã também não costumam bombar muito.

Os melhores horários do Google+ são durante o fim da manhã e tarde. Não à toa, depois das 17h, ele começa a cair: até se tornar um verdadeiro breu entre as 18h e 8h.

Além disso, não deixe de apostar no Google+: apesar de ainda não fazer muito sucesso no Brasil, a rede social possui uma das mais altas médias de tempo de visita: 12 minutos.

Qual o melhor dia da semana para postar nas redes sociais

Existem, ainda, os melhores dias da semana para postar nas redes sociais. Confira a seguir quais são eles em cada rede.

Twitter — terça-feira

O melhor dia para postar no Twitter é na terça-feira: e, preferencialmente, no finalzinho da tarde.

Não se sabe, exatamente, qual é a razão pela qual a rede fica tão tumultuada neste dia e período. Porém, cabe a nós seguir as pesquisas que apontam para tais métricas, não é mesmo?

Sendo assim, quando você tiver um tweet realmente diferenciado e especial para postar, deixe para fazer isso na terça-feira no finzinho do dia - e os resultados com ele serão ainda melhores do que os esperados.

Por outro lado, o dia com menor agitação é no sábado.

Facebook — quinta-feira

Já no Facebook o melhor dia para fazer aquela postagem de cair o queixo é na quinta-feira.

E como já era de se esperar, o dia menos agitado no Facebook é o domingo. Porém, vale aqui lembrar que o tráfego na rede não é muito bom desde a sexta-feira à tarde até a segunda-feira de manhã.

Então já sabe: posts importantes no Facebook devem ser realizados durante a semana: e preferencialmente na quinta-feira, quando o tráfego é maior.

Sendo assim, os melhores dias postar no Facebook são entre a segunda e quarta-feira, pois também rendem bom engajamento.

LinkedIn — terças e quintas

O tráfego no LinkedIn é extremamente fraco de sexta a domingo. E a razão é compreensível: por ser uma rede social profissional, tanto a procura por candidatos como por vagas de empregos ocorre durante a semana.

Já os dias em que a rede social reflete em maior engajamento por pessoas de negócios são terça e quinta-feira. Sendo assim, na hora de fazer uma postagem importante, priorize esses dois dias da semana.

Instagram — finais de semana

Os melhores dias para postar no Instagram, diferentemente do que ocorre nas outras redes sociais, são sábado e domingo.

Só para se ter uma ideia, algo como 32% das fotos (quase 1/3 das postagens) são postadas apenas nesses dois dias. A agitação se dá, principalmente, pelas festas e encontros que ocorrem no final de semana.

O tráfego nos dias de semana também não é baixo, com exceção da segunda-feira em que há a menor concentração de usuários na rede social.

Tumblr — sexta-feira

Também ao contrário do que ocorre em outras redes sociais, um ótimo dia para postar no Tumblr é na sexta-feira.

E a razão é compreensível. Neste dia da semana o usuário procura algo leve para se distrair – o que pode ser facilmente encontrado no Tumblr, não é mesmo?

Sexta-feira à tarde é, ainda, o melhor dia e horário para postar no Tumblr. Sendo assim, se tiver algo importante para dizer aos usuários, já sabe em qual dia fazer.

Os finais de semana também contam com bom tráfego. O engajamento é baixo apenas de segunda a quinta-feira – principalmente durante a manhã e comecinho da tarde.

Pinterest — quarta-feira e finais de semana

O Pinterest é uma rede social realmente difícil de mensurar. Ela conta com baixo tráfego no início da semana, porém, tem um pico de engajamento na quarta-feira.

O tráfego volta a cair e torna-se ativo novamente no sábado e domingo, quando as visualizações e engajamento são altos.

Sendo assim, os melhores dias para postar no Pinterest são quarta-feira, sábado e domingo.

Google+ — dias de semana (principalmente segunda e terça)

O Google+ é uma rede social ainda não muito ativa no Brasil. Nos finais de semana ela costuma ser bem parada, porém, mantém um alto nível de engajamento durante a semana – principalmente nas segundas e terças feiras.

As postagens devem ser realizadas, principalmente, nos períodos da manhã e tarde – já que o tráfego costuma cair bastante depois do fim do horário comercial (mesmo nestes dias).

O que postar nas redes sociais

Ainda mais importante do que o dia e horário da postagem é o seu conteúdo. Pensando nisso, confira a seguir quais são os materiais que mais geram engajamento em cada rede social.

Twitter

Com posts limitados a 140 caracteres (o que dá pouco mais de duas linhas), os tweets da empresa devem ser bem pensados para que gerem o engajamento esperado.

Os conteúdos mais recomendados para postagens no Twitter são:

  • Informações rápidas;
  • Curiosidades, mistérios ou frases divertidas de até duas linhas;
  • Compartilhamento de imagens com links para o artigo (para possibilitar leitura mais aprofundada).

O Twitter é uma rede social de natureza dinâmica, o que faz com que seus usuários busquem por reportagens ou informações de interesse público.

Facebook

Com muitos usuários e tantas possibilidades, definir o que será postado no Facebook é uma tarefa realmente difícil.

Criar uma fanpage para a empresa para a postagem de infográficos e posts que tenham relação com o segmento (mas que não sejam sempre autopromocionais) são a melhor pedida. Mas, afinal, o que postar no Facebook para um melhor engajamento?

Fuja de assuntos polêmicos – tais como futebol e religião - e sempre poste com imagens, já que elas são bem vistas pelo logaritmo do Facebook.

Linkedin

A rede social, que é a maior em âmbito profissional de todo o mundo, pede conteúdos que estejam relacionados a negócios.

Sendo assim, artigos científicos, pesquisas sobre o mercado de atuação, artigos sobre novos produtos e indústria são bem recomendados para a rede social.

Pensando nisso, toda vez que tiver algo diferenciado e complexo para postar, aposte no Linkedin. O envio de artigos que podem levar a discussões saudáveis e produtivas também pode ser realizado para grupos de profissionais, de modo a aumentar o engajamento dos usuários no perfil da empresa.

Instagram

A rede social (quase que exclusivamente visual) pede que seus usuários postem vídeos curtos (de até um minuto) ou imagens para engajamento com os usuários.

Neste sentido, a empresa pode usar o Instagram como aliado na promoção de campanhas ou concursos culturais – estimulando os usuários a seguirem a marca na rede social, postando fotos que remetam a mesma.

Além disso, criar campanhas que remetam ao estilo de vida da marca também são recomendadas. Quer um exemplo? Dê uma olhada no perfil da Nike no Instagram. Ao invés de fazer a divulgação/menção de seus produtos, a marca usa a rede social exclusivamente para difusão de seu estilo de vida, voltado à qualidade de vida e bem-estar físico/mental.

Duas funcionalidades do Instagram para serem exploradas em estratégias de marketing digital e quem tem conquistado cada vez mais adeptos nas redes sociais. O Insta Stories que permite o compartilhamento de vídeos e fotos que ficam disponíveis por 24h no feed, sendo possível adicionar links, gifs, e stickers personalizados pela localização, enquetes e transmissões ao vivo. É possível, também fixar os stories no feed para o usuário visualizar posteriormente.

Já o IGTV, a tv do Instagram, foi criado como uma alternativa ao Youtube e possibilita o upload de vídeos com até uma hora de duração, no formato on demand, com buscas dentro do aplicativo.

Tumblr

O Tumblr é uma rede social que pede conteúdos mais leves, inspiradores e motivacionais.

Sendo assim, citações e frases inspiradoras combinadas a fotos de viagens podem ser boas pedidas. Além disso, use a rede social para comprovar o potencial dos detalhes na hora de tirar um sorriso do rosto do usuário. Afinal, o que postar no Tumblr? Uma foto de uma xícara de café com aquele vapor quente saindo pode render muito mais engajamento do que você esperava.

Além disso, compartilhar sabedoria no Tumblr também é uma ótima forma de manter o engajamento sempre lá em cima na rede social.

Pinterest

O Pinterest é muito similar ao Tumblr no que se refere aos conteúdos que mais geram engajamento com os usuários.

A rede social também pede o compartilhamento de detalhes. Sendo assim, quando for decidir o que postar no Pinterest, pense em fotos de objetos decorativos, alimentos, estilo e roupas, pois são uma boa pedida para chamar a atenção dos usuários.

Atualmente, as categorias que contam com maior popularidade na rede são: casa, artes, fashion/estilo, comida, educação e inspiração.

Use-os como base para a criação de conteúdo na rede social e os resultados com engajamento com certeza serão incríveis.

Google+

O Google+ é a rede social que, como já vimos anteriormente, conta com a mais alta média de tempo de visitas: que é de 12 minutos.

Sendo assim, para decidir o que postar no Google+, o recomendado é usar a rede social para a postagem de conteúdos longos e educativos (ou seja, capazes de ensinar algo para o usuário).

É claro que tudo também vai depender do dia da semana. Uma segunda-feira pede algo mais leve (para fazer com que os usuários sorriam). A quarta-feira é o dia mais recomendado para posts de sabedoria, enquanto a sexta pode ser dedicada para materiais mais engraçados e extrovertidos.

Quantas vezes postar nas redes sociais

E para finalizar, qual será a melhor frequência para postar nas redes sociais? A seguir, confira quantas vezes postar em cada rede.

Twitter — entre 4 a 5 vezes

De acordo com os especialistas, o mais recomendado é fazer entre 4 a 5 tweets diários na rede social. Essa é a média para que a empresa tenha retorno tanto no sentido de engajamento, como principalmente, para que consiga emplacar bons retweets.

Sobrecarregar o feed dos usuários com um número superior de tweets pode fazer com que os resultados sejam contrários do que o esperado: e muitos darão ‘unfollow’ no perfil da empresa.

Facebook — Entre 3 a 9 posts

No Facebook o número de posts pode ser maior por uma simples razão: o algoritmo já se responsabilizará por filtrar o que tem mais a ver com o usuário ou não.

Sendo assim, recomenda-se no mínimo três postagens por dia (uma para cada período) e, no máximo, três. Lembre-se ainda de considerar quais são os melhores e piores horários para realização dos posts.

Diversificar o tipo de conteúdo – imagem, infográfico, vídeo ou outros – também é uma forma de fazer com que os usuários não enjoem do que está sendo postado pela sua empresa.

Linkedin— 3 a 4 vezes por semana

Os posts para o Linkedin costumam ser mais complexos do que quando em comparação aos conteúdos das outras redes sociais.

Sendo assim, isso faz com que a rede social limite um pouco o número de postagens. O recomendado é fazer entre 3 a 4 posts por semana. Postar algo novo um dia sim e outro não é uma boa estratégia.

Instagram — 1 a 2 posts por dia

O Instagram é uma rede social bem interativa – porém, não pense que você poderá postar dezenas de imagem de uma vez só.

Há algum tempo o Instagram organizava o feed do usuário com base no horário em que a foto havia sido postada – as mais recentes apareciam por primeiro.

Porém, há alguns meses a rede social passou por uma transformação e ganhou, assim como o Facebook e Twitter, um algoritmo. Sendo assim, agora as publicações são filtradas e aparecem no topo do feed dos usuários aquelas que mais combinam com o seu perfil.

Portanto, postar uma grande variedade de imagens em um mesmo dia é perda de tempo – e, caso todas elas decidirem aparecer no feed do usuário, é quase garantido que ele irá responder com unfollow.

Sendo assim, se você quer bom engajamento no Instagram, faça entre 1 a 2 posts por dia na rede social (considerando ainda os dias e horários mais recomendados para postagem).

Tumblr — 2 a 6 postagens por dia

O Tumblr, por oferecer conteúdo mais leve, pode realizar entre 2 a 6 postagens por dia.

Achou o número alto? Vamos te explicar porquê. Os usuários do Tumblr são aqueles que procuram uma distração (como no final da tarde de sexta, por exemplo). Por isso, eles querem ver imagens engraçadas, leves, motivacionais e inspiradoras: e dificilmente esse tipo de conteúdo cansa, não é mesmo?

Por isso, está autorizado passar um pouquinho da média na hora de postar no Tumblr.

Pinterest — 1 a 3 postagens por dia

O Pinterest, apesar de seguir uma linha parecida com o Tumblr, não consegue prender o usuário no perfil de uma mesma empresa por muito tempo.

Os usuários do Pinterest gostam mesmo é de passear por categorias. E sobrecarregar uma categoria com imagens exclusivas da sua empresa não é nada legal, certo? Por isso, realizar entre 1 a 3 postagens diárias é o suficiente para a rede social.

Google+ — 1 a 2 posts diários

O Google+, assim como o Linkedin, oferece conteúdos mais complexos – e que demandam de maior atenção por parte do usuário.

Sendo assim, postar uma ou duas vezes por dia já é o suficiente para manter o usuário engajado com a empresa – sem que seja preciso sobrecarregá-lo de conteúdo.

O que não fazer nas redes sociais da sua empresa

Depois de tantas dicas sobre os melhores e piores horários/dias para postar nas redes sociais e o conteúdo mais atrativo para os usuários, você também pode estar se perguntando: mas o que NÃO fazer nas redes sociais da empresa?

Confira, a seguir, algumas dicas do que não deve ser feito.

  • 1. Ignorar o cliente, seus comentários, dicas, sugestões ou até mesmo críticas;
  • 2. Postar conteúdo sem antes revisá-lo;
  • 3. Deixar de acompanhar o que os concorrentes/demais empresas do segmento estão postando;
  • 4. Ou pior: falar mal dos concorrentes;
  • 5. Dar RT (Twitter), compartilhar ou questionar mensagens sem antes entendê-las em sua plenitude;
  • 6. Opinar sobre questões pessoais, tais como religião e política;
  • 7. Tentar autopromoção a todo tempo, enchendo as timelines com informações institucionais;
  • 8. Não atualizar o perfil por longos períodos;
  • 9. Ficar preso a quantidade de seguidores (e não a qualidade dos mesmos);
  • 10. Misturar a página da empresa com a página pessoal;
  • 11. Permitir bate boca nas redes sociais – lembre-se que toda discussão ou reclamação deve ser levada para conversas particulares/fechadas pelo telefone, e-mail ou até mesmo no próprio chat;
  • 12. Não mensurar os resultados das postagens da marca nas diversas redes sociais.

Agora que você já sabe qual é o melhor dia e horário para postar nas redes sociais, os piores horários de postagem, o que postar para gerar engajamento e qual é a melhor frequência de posts, já pode planejar melhor seu cronograma. Além disso, não fique atento apenas a estas regras: também é essencial fazer testes constantes para avaliar resultados gerados com cada tipo de conteúdo!

E você, leva em consideração os melhores horários para postar nas redes sociais? E os piores? E ainda mais importante: os melhores conteúdos para gerar engajamento? Aproveite e faça o download do nosso e-book gratuito com tudo o que você precisa saber sobre mídias sociais.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.