Lead é um termo presente quando o assunto é marketing digital. E você sabe o que significa? Lead é a definição dada à pessoa que visitou o site, blog ou o perfil da empresa em redes sociais para conhecer os produtos e serviços oferecidos pela marca e, após verificar as informações contidas nos canais virtuais, confirma o interesse pela marca ao preencher um formulário para solicitar informações, receber newsletter, ofertas, e-books, e-magazines e outros materiais disponibilizados pela empresa.

O lead, portanto, é cliente em potencial, o qual concordou em informar seu e-mail e alguns dados pessoais para receber outras informações da empresa. Também são classificados leads os seguidores da marca em mídias sociais como o Facebook, Instagram, YouTube e Twitter. A interação do lead com a marca é o primeiro passo para acelerar o ciclo de vendas.

Quem visita a página da empresa na web está no topo do funil de vendas relativo ao contato inicial. Ao ceder dados pessoais para o banco de dados da empresa, o visitante avançou mais uma etapa no funil de vendas, mas ainda não é um cliente. O desafio da empresa, agora, é conduzir o lead até o fechamento de um negócio. Esta é a etapa de nutrição do lead.

É natural perder alguns leads ao longo desse caminho. É importante definir a estratégia certa para conquistar e qualificar leads com maior poder de compra. Por esta razão, a empresa deve monitorar muito bem o nível de engajamento do lead, identificando o tempo de visita, quais os campos da página mais acessados, questionamentos feitos à empresa, compartilhamentos em redes sociais, quantidade de e-mails lidos, entre outras ações que confirmam o interesse real pelos produtos e serviços da marca. Por isso nesse artigo iremos mostrar como construir um relacionamento com os leads!

Qual a diferença entre lead e prospect?

O lead é a pessoa que mantém um alto nível de engajamento com a marca. Lê e-mails marketing e compartilha os conteúdos em redes sociais. Interage com comentários, mensagens e curtidas na página da empresa. Enfim, o lead percebe que a marca oferece soluções adequadas as suas necessidades e interesses e, em algum momento, poderá efetuar a primeira compra. Alimentados com conteúdo relevante, continuarão interagindo com a marca. O lead torna-se um prospect ao avançar no funil de vendas, fazendo o contato com a área comercial da empresa para obter mais detalhes sobre determinado produto ou serviço, condições de pagamento, prazo de entrega, outras opções, entre outras solicitações que comprovam a intenção de compra. Com o prospect a marca mantém um relacionamento mais próximo.

Os representantes da empresa podem fazer contato por telefone, e-mail, visitas ou recepcioná-lo em pontos de venda para demonstrar as vantagens e benefícios do produto e dos serviços. O lead qualificado é identificado pelo marketing como um lead engajado, este lead tem o perfil desejado pelos estrategistas de marketing e vendas. O lead que passou pelos dois estágios representa uma grande oportunidade para os negócios.

Qual o momento de fazer o primeiro contato com o lead?

Em primeiro lugar, é importante ter clareza o público-alvo da marca. Com base no perfil desejado, é possível classificar o lead em ruim, bom e ótimo. O lead ruim é aquele visitante com perfil muito distante do público-alvo da empresa e com baixo engajamento. O bom é aquele que está mais próximo do perfil do consumidor da marca e mantém um nível médio de interação.

O lead ótimo, dispensa muitas explicações, não é? É aquele que se encaixa perfeitamente no público-alvo da estratégia de marketing, é altamente engajado e com poder aquisitivo para adquirir os produtos e serviços da empresa. Estas informações são importantes para balizar a relação com o lead, sem perda de tempo e dinheiro com aqueles que apresentam poucas características para tornarem-se clientes e promotores da marca.

O primeiro contato com os leads selecionados deve ser imediato para não esfriar o interesse. O que acontece quando uma pessoa demora para ser atendida em um ponto de venda? Fica insatisfeita com o atendimento e pode buscar o que procura em outro estabelecimento, com o lead acontece a mesma coisa. Por esta razão, o contato tem que ser imediato e alimentado de forma a conduzir o lead ao fechamento do negócio.

Construa um relacionamento sólido com o lead

Alguns leads, após o contato inicial, mantém uma relação 'morna' com a marca. O nível de engajamento é baixo e, em algum momento, deixarão de interagir com a empresa. Este é o lead ruim, com baixa taxa de conversão. Para conquistar o lead e conduzi-lo até o ponto final do funil de vendas a empresa, com estratégias de marketing digital, deve construir um relacionamento sólido. É uma questão de sobrevivência comercial. A empresa depende de compradores, portanto, tem que cultivar a relação com potenciais consumidores. Caso contrário, a concorrência ganhará mais espaço no mercado.

Quando o lead fornece dados pessoais para receber conteúdo da marca ou torna-se um seguidor em redes sociais, a empresa tem que alimentar esta relação para concretizar negócios futuros. O lead qualificado merece atenção diferenciada e contínua. Senão, a chance de abandonar a marca é grande. A empresa tem que direcionar conteúdo complementar, demonstrando ao potencial cliente os diferenciais da marca em relação aos concorrentes, a qualidade dos produtos e serviços e vantagens e benefícios oferecidos aos consumidores. Fazer-se presente no dia a dia do lead, de maneira sutil.

O lead tem que reconhecer a marca como uma autoridade no assunto, uma referência segura para negócios futuros. Para o lead qualificado, a empresa tem que oferecer bônus ou ofertas exclusivas para estreitar o relacionamento.

Dicas sobre como construir um relacionamento com os leads

Como consolidar o relacionamento com o lead? A partir do momento que o lead consentiu em receber informações sobre a marca, cabe à empresa abastecê-lo com conteúdo relacionado a seus interesses e, principalmente, prestar um atendimento de qualidade, sem tentar persuadi-lo ou pressioná-lo a fechar um negócio imediato. A relação é amigável, baseada na credibilidade que marca transmite ao lead. Veja algumas dicas de como construir um relacionamento com os leads:

  • Ofereça conteúdo de qualidade como e-books, e-magazines, vídeos, webinar, entre outros;
  • Crie bônus para os leads qualificados;
  • Esclareça dúvidas e outras solicitações;
  • Apresente soluções diferenciadas ao lead qualificado;
  • Demonstre os diferenciais da marca;
  • Divulgue indicadores positivos sobre o posicionamento da marca;
  • Mantenham um blog ativo, com conteúdo interessante;
  • Seja assertivo na comunicação com o lead;
  • Mantenha canais gratuitos de comunicação como atendimento online, videochamada;
  • Ofereça suporte técnico ao lead qualificado.

Conquistar um cliente é uma missão difícil, mas não impossível. O consumidor exige produtos e serviços de qualidade, mas considera as vantagens oferecidas pela empresa. Como a internet facilitou a pesquisa de mercado, o cliente consegue informações rápidas de empresas concorrentes antes de tomar uma decisão. Portanto, a empresa tem que trabalhar muito mais para largar na frente, com vantagem superior à concorrência.

Resumindo: o lead é o visitante que demonstra interesse nos produtos e serviços da empresa. O e-mail e telefone do lead são informações valiosas para estabelecer o primeiro contato. Fornecer conteúdo relevante é essencial para consolidar o relacionamento com leads qualificados e criar oportunidades comerciais. Para converter os leads em clientes, a empresa tem que apresentar os diferenciais da marca e oferecer vantagens imperdíveis ao cliente. Explore todas as oportunidades de relacionamento com os leads qualificados para negócios futuros.

Gostou desse artigo? Você entendeu como construir um relacionamento com os leads? Faça um comentário e compartilhe com seus contatos! Quer saber mais sobre como fazer um bom relacionamento com seus leads? Faça o download do nosso e-book gratuito 'Manual Completo sobre Marketing de Conteúdo' e faça conteúdos relevantes para os seus leads!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.