Muitos empresários se questionam sobre como aumentar o engajamento nas redes sociais, porém, antes de começar a pensar em estratégias, é necessário entender o que é esse tal engajamento. Interação vai muito além do número de curtidas. Ela pode ser medida por outros fatores, como tempo que os visitantes permanecem em seu site, comentários e sugestões. É isso que define a probabilidade desses seguidores adquirirem seu produto e influenciarem outras pessoas a fazê-lo também. Existem ferramentas de monitoramento que fornecem essas informações, mesmo que de forma aproximada.

Neste artigo você verá 5 dicas para aumentar o engajamento em suas redes sociais.

O que é engajamento?

Os profissionais de marketing digital falam muito sobre a importância do engajamento. No entanto, é comum que muitas se perguntem: o que é engajamento nas redes sociais? Para esclarecer, é preciso que você saiba que engajamento é algo que vai muito além das curtidas que o seu negócio consegue no Facebook ou no Instagram, já que tem a ver com envolvimento, interação, intimidade e influência. Isto é, as empresas que têm engajamento nas redes sociais são aquelas que conseguem muitos comentários, usuários que marcam outros usuários e, em geral, são mais lembradas pelos internautas.

Por que ele é importante?

Se você ainda está se questionando sobre o que é engajamento nas redes sociais, é fundamental entender que se trata da relação de envolvimento que a sua empresa tem com o público-alvo. Portanto, o engajamento é algo importante para qualquer tipo de negócio, porque é essencial para atrair mais usuários e, consequentemente, para que mais pessoas vejam os anúncios e posts publicados pela empresa. Atualmente, é muito comum que alguns negócios recorram à 'compra de likes', no entanto, vale ressaltar que é preciso ter engajamento com o público, já que o número de likes não está diretamente ligado ao sucesso que a empresa está tendo em suas vendas.

Dicas de como aumentar o engajamento nas redes sociais

Monte uma estratégia relacionada com a sua marca

Agora que você já sabe que esse aumento do seu público consiste na implantação de uma estratégia digital, basta saber como aumentar o engajamento nas redes sociais e pensar como funcionará essa estratégia para que seja realmente eficaz na captação de clientes para sua marca. Você já parou para pensar que os seus concorrentes podem já ter uma estratégia? Pois bem, se você não tiver a sua, mesmo que ofereça um produto melhor, pode ficar para trás. Isso porque o sucesso no mercado está muito relacionado à divulgação para as pessoas certas.

Conheça o seu público-alvo

Para atingir o seu público-alvo, você precisa primeiro conhecê-lo. Tendo em mente qual o perfil das pessoas que consomem o seu produto, você terá melhor êxito ao traçar a estratégia correta que realmente despertará o interesse dessas pessoas para a sua marca. Cada tipo de produto e serviço tem o seu público específico. É importante estar atento ao que o seu cliente espera de você, estabelecendo com ele uma relação de proximidade e interação.

Poste conteúdo de qualidade

Você prioriza a qualidade nos seus produtos ou serviços, certo? Saiba que na hora de divulgá-los em seu site ou página do Facebook, a qualidade do conteúdo deve condizer com a sua empresa. Internautas estão suscetíveis a distrações, portanto o conteúdo deve prender a atenção do visitante para que ele sinta que está “em casa” ao navegar pela sua página. Evite erros gramaticais e invista em conteúdos criativos e que permitam a interação do leitor. Afinal, quem é que não gosta que a empresa se interesse em saber sua opinião como consumidor?

Poste em várias redes sociais, mas faça a integração do conteúdo

Se você está em busca de como aumentar o engajamento nas redes sociais, já deve saber que dispor somente de um site não é o suficiente. As redes sociais podem (e devem) ser usadas a seu favor: Facebook, Twitter, Instagram, pois seu público alvo pode estar espalhado por toda parte. Combinar todas essas ferramentas e postar um conteúdo integrado entre elas garante o alcance de um público maior.

Monitore e mensure seus resultados

Mas não só de estratégias se faz o marketing digital: é necessário manter um acompanhamento constante para apurar os resultados da sua interação na internet. Observar os comentários é um meio de sentir como está sendo sua aprovação. Monitorar os horários em que o seu público está online pode ajudá-lo a oferecer conteúdo em primeira mão. E muito cuidado com conteúdos que possam fazer alusão ao machismo ou preconceito, pois podem repercutir negativamente.

Dicas para engajamento em cada rede social

Facebook

O engajamento na rede social mais utilizada pelos brasileiros é de extrema importância para as empresas. Dessa forma, é importante investir em conteúdo de qualidade para os usuários, haja vista que essa é ainda é a melhor forma de gerar interação e envolvimento. Invista em vídeos para o Facebook, já que os vídeos representam o formato de conteúdo preferido pelos internautas, além de investir em fotos dos bastidores da sua empresa, que servem para que os usuários saibam como funciona o trabalho 'por trás das câmaras', humaniza o negócio e atraem mais seguidores.

De forma geral, o essencial é que a empresa crie um maior vínculo com os seus seguidores para ter mais engajamento nas redes sociais. Por isso mesmo, é preciso sair da mesmice e elaborar campanhas de marketing digital focadas em conteúdo que realmente são relevantes para os seguidores da página da empresa no Facebook. Os tutoriais, por exemplo, são muito buscados pelos usuários do Facebook e, se a sua empresa oferece esse tipo de vídeo, pode estar solucionando um problema do consumidor, que voltará a acessar a página para ter mais informações, além de compartilhar o conteúdo e comentar nas redes sociais.

LinkedIn

Voltada exclusivamente para as pessoas que querem encontrar uma vaga de emprego, bem como para empresas que querem contratar novos profissionais ou estabelecer contatos profissionais, o LinkedIn é uma rede social que oferece benefícios para que uma empresa tenha mais engajamento. Na plataforma, é possível participar de grupos e criar conexões com outros usuários, o que é importante para que o negócio passe a ser conhecido por outros profissionais da área e, com isso, tenha maior envolvimento com os interessados nos serviços prestados por ela.

Com as conexões do LinkedIn, outra vantagem é que a empresa pode fazer posts para envolver a sua audiência e gerar interação entre os usuários da rede social. Além disso, a plataforma também oferece filtros para que o negócio direcione o seu conteúdo para as pessoas certas. Por fim, com a ferramenta do Analytics do LinkedIn, a empresa pode monitorar os tipos de conteúdo que mais geram engajamento e, assim, fazer posts mais interessantes para os usuários que acompanham os posts. De forma geral, é uma rede social que não pode ficar de fora quanto o assunto é gerar maior envolvimento com os internautas.

Instagram

Com mais de 35 milhões de usuários ativos no Brasil, o Instagram está entre as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, atrás apenas do Facebook. Por isso mesmo, trata-se de uma ferramenta importante para que as empresas gerem engajamento, haja vista que permite diversos recursos para popularizar a marca e conseguir interações com os seguidores. Na plataforma, as empresas podem utilizar hashtags em suas publicações, que são muito aplicadas para viralizar conteúdos na web, além de serem importantes para a identidade do negócio.

Outro recurso do Instagram que tem ajudado muito as empresas em relação a engajamento é o Insta Stories, que, de modo semelhante ao do SnapChat, permite que os usuários compartilhem vídeos e fotos e tempo real. Com o Insta Stories, as empresas podem fazer anúncios em tela cheia, além de mostrar o seu dia a dia, fazer Mentions, colocar Links e Boomerangs para interagir com os seguidores, além da possibilidade de fazer anúncios pagos que podem ser segmentados e aparecem na tela de todas as pessoas que compões o público-alvo da empresa (mesmo as pessoas que não seguem a marca no Instagram).

Twitter

O Twitter, por sua vez, já é uma das redes sociais mais utilizadas pelas empresas de todos os setores há tempos para obter maior engajamento com os clientes. Portanto, se você está pensando em como aumentar a popularidade do seu negócio através das mídias sociais, é essencial estar presente nessa plataforma. No microblog, é possível aumentar a interação com o público-alvo compartilhando imagens nos tweets, que são 'retweetadas' pelos seguidores e geram discussões entre eles, além do benefício de poder usar a conta da empresa no Twitter poder para 'subir' hashtags e alcançar os Trending Topics.

Outra característica da rede social que ajuda a aumentar o envolvimento dos seguidores com uma determinada marca é a possibilidade da empresa participar dos chats no Twitter e, dessa forma, conversar diretamente com os usuários. É comum que muitos posts de empresas sejam comentados na rede social e, assim, responder a esses usuários com rapidez e de forma adequada, é uma atitude importante para gerar maior interação através do canal. Afinal, atender aos problemas dos clientes pelas redes sociais é uma das melhores formas de fazer com que a marca seja bem vista pelo público.

Bônus: outras métricas que precisam ser mensuradas

Alcance

O alcance corresponde ao número de usuários que visualizaram as suas publicações nas redes sociais. Portanto, trata-se de uma métrica que deve ser utilizada tanto no Facebook, quanto no Instagram, Twitter e qualquer outra mídia social que a empresa utilize para ter noção de quantas pessoas estão vendo e acompanhando os conteúdos publicados. Além disso, o alcance também exibe a audiência em potencial da empresa e ajuda a contextualizar outras métricas utilizadas para mensurar o nível de engajamento e daí vem a sua importância para o sucesso das empresas nas redes sociais.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição, por sua vez, é uma métrica útil para saber quais são os posts mais rejeitados da empresa, ideal para diagnosticar os erros cometidos durante as campanhas em redes sociais. Com essa ferramenta, é possível saber quantas pessoas bloquearam a empresa, bem como quantas pessoas ocultaram as publicações ou fizeram denúncia de spam. Ou seja, a taxa de rejeição é eficiente, de modo geral, para se repensar nas campanhas em mídias sociais e consertar os erros que podem estar atrapalhando no engajamento da sua empresa nas redes.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.