O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta capaz de engajar o seu público com a produção de um item de muito valor para ele: o conteúdo. Funciona da seguinte maneira, você coloca em um blog, site, redes sociais, entre outros, o conteúdo que seja importante para uma gama de pessoas. Ao procurar por esse conteúdo a pessoa tem o que chamamos do reconhecimento do problema, assim ele encontra a sua empresa, começa a se relacionar com a sua marca (percepção positiva) e posteriormente poderá adquirir o seu produto ou serviço.

Por isso, separamos abaixo 6 ferramentas de marketing de conteúdo que vão te ajudar a aumentar a produtividade e melhorar os resultados.

Ferramentas para pesquisa de conteúdo

Engana-se quem pensa que realizar conteúdo é apenas escrever sobre qualquer assunto. É preciso que você saiba sobre o que tem que escrever de acordo com o seu público e quais as dúvidas que eles têm para serem solucionadas. Para isso você pode usar algumas ferramentas para pesquisa de conteúdo, como:

Pulse

O aplicativo do LinkedIn permite que os usuários tenham um leitor de notícias. Dessa maneira a pessoa consegue compilar em um único lugar toda a informação que acha relevante e que consegue sanar suas dúvidas.

Os usuários tem uma usabilidade mais intuitiva, interface agradável e também um design bem mais moderno, conseguindo, assim, otimizar a sua importação de conteúdo.

Além disso, pode ser usada tanto em tablets e smartphones, o que a torna uma das ferramentas de marketing de conteúdo mais importantes para quem usa o Inbound como estratégia.

Twitter

A rede social é uma das mais conhecidas e usadas em todo o mundo, ao todo são mais de 300 milhões de usuários. Por esse motivo ela é de fundamental importância na sua estratégia de marketing de conteúdo, já que está em um ambiente no qual o volume e velocidade da informação é enorme. Por isso, com o dinamismo que a rede propicia é muito simples identificar tendências e assuntos que são a "bola da vez".

Ferramentas para produtividade

Se o conteúdo é importante para esse novo tipo de marketing, escrever é a sua principal função. Mas para que isso aconteça da melhor maneira para você e seu negócio, você deve utilizar algumas ferramentas de marketing de conteúdo específicas para escritas, assim você consegue realizar o Inbound da melhor forma possível.

Infogram

A ferramenta permite que você crie gráficos personalizados para os seus conteúdos. Como uma imagem vale mais do que mil palavras, não deixe de utilizar gráficos o em seus conteúdos, por isso recomendamos o Infogram. Ele permite a criação de forma muito simples além de possuir uma biblioteca com mais de 10 mil templates de gráficos.

Wunderlist

Com esta ferramenta você consegue criar uma agenda de tarefas, organizar cada uma delas em listas específicas e ter acesso fácil a elas em qualquer lugar que estiver, já que também possui uma versão mobile e um aplicativo.

O melhor é que ela é multiplataforma e, por isso, integra de forma simples tudo aquilo que você produziu, independente se ela foi escrita em Mac, PC ou smartphone. Com isso você mantém seu fluxo de produção sempre organizado já que a ferramenta cumpre muito bem esse papel.

Ferramentas para promoção

Na hora de realizar o seu marketing digital é preciso também que você tenha as ferramentas de marketing de conteúdo certas para a promoção de seus posts, ou seja, elas são aquelas que irão levar o que você produz para quem está interessado em adquirir essas informações.

Entre essas duas ferramentas, duas delas se destacam:

Slideshare

Um serviço online que permite que suas publicações estejam em Word, PDF, PowerPoint e até mesmo em vídeo. Assim é possível que o seu público te ache, independente do canal de comunicação que você utiliza para produzir os mais diversos conteúdos.

Para utilizar essa ferramenta basta que você se registre, assim a página principal irá mostrar tudo o que os seus amigos andam fazendo, além de permitir que você publique seus próprios textos e que também conecte sua conta do Facebook a ferramenta.

Google Webmaster Tools

Já a ferramenta do Google foi criada para quem quer otimizar a busca pela sua empresa na internet. Muito usado pelo SEO, ela também é importante para o Marketing de Conteúdo, já que com ela você consegue identificar problemas no rastreamento, identificar as correções em seu HTML, enviar o sitemap.xml, identificar novos links e também descobrir os termos de pesquise que já mostraram seu site como resultado.

Dessa maneira você consegue realizar uma estratégia digital bem mais eficiente, permitindo que mais pessoas encontrem sua empresa, produto ou solução nas buscas orgânicas do maior site de pesquisa do mundo.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.