A sociedade em rede possui características que antigamente, antes da internet surgir, eram impensáveis. Com isso, barreiras como o tempo e o espaço foram rompidas e novas práticas foram possíveis no mundo dos negócios.

As tecnologias da comunicação e informação viabilizaram novos desenvolvimentos no marketing, em que a criação de novos negócios e relacionamentos possibilitam que uma marca, que esteja dando os passos iniciais, consiga prosseguir com sucesso nessa empreitada.

O marketing digital assume uma importância cada vez maior, uma vez que as relações empresariais ocorrem digitalmente, porque investir em marketing digital é a garantia de construção de novas relações de negócios, onde apenas o ambiente digital é capaz de proporcionar novas oportunidades para o crescimento empresarial.

Por que devo investir em marketing digital?

Pelo fato das conexões entre as grandes, pequenas e médias empresas do mundo inteiro ocorrerem digitalmente, torna-se imprescindível que uma empresa que dá os primeiros passos adote o marketing digital como uma estratégia de crescimento, porque investir em marketing digital é acompanhar o desenvolvimento proporcionado pela globalização.

As vantagens de se realizar um marketing digital são imensuráveis. Entre elas estão:

  • Alcance Global;
  • Interatividade;
  • Métricas;
  • Tempo real;
  • Segmentação.

Além das finalidades sociais, a internet também está voltada para fins comerciais, ou seja, para a realização de negócios entre empresários e consumidores. Com isso, a presença do ciberespaço modificou as formas como as empresas realizavam seus negócios, pois agora, é a estratégia digital que determina o sucesso ou o fracasso das marcas existentes e das que estão para existir.

Hoje em dia, a melhor maneira de ganhar dinheiro e gerar mais dinamismo na economia nacional e internacional é vendendo algo que fisicamente não é possível, que no caso são as ideias.

Empresas que saibam como vender ideias que revolucionem realizam marketing digital de suas marcas como nenhuma outra seria capaz, porque investir em marketing digital é praticamente apostar em conhecimento que possa ser difundido socialmente.

Quanto investir?

No universo digital, destaca-se aquele que melhor sabe investir, obtendo resultados satisfatórios a curto, médio e longo prazo. Portanto, imaginar que investindo pouco os ganhos serão muitos é um risco, cujos resultados são incertos.

Os investimentos devem estar concentrados em:

Além disso, é preciso ter em mente os resultados que são obtidos através dos investimentos em marketing digital.

Coordenar e organizar hierarquicamente os recursos e onde devem ser prioritariamente aplicados possibilita entender melhor onde a atenção deve realmente estar concentrada. Com isso, a gestão no marketing digital passa a ser realizada de maneira inteligente.

Quero investir, o que faço agora?

Para começar, é importante ter bem definido o tipo de público com o qual se pretende trabalhar.

Dentro do nicho de atuação, a informação é peça fundamental para que os consumidores se tornem não apenas clientes, como também exímios defensores da marca. Por isso, investir em e-mail marketing é um passo fundamental também.

A contratação de serviços que possam turbinar as vendas também é outro aspecto que deve ser avaliado, de acordo com os riscos e os benefícios que possam ser angariados. Para te ajudar nessa caminhada, baixe o nosso ebook gratuito 'Como planejar e medir suas ações de Marketing Digital'.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.