Dar destaque a uma determinada ação da sua empresa na internet depende apenas dos recursos que você utiliza e como chama a atenção do público. Com criatividade e uma boa dose de conhecimento do mercado é possível determinar os melhores canais de divulgação para sua ação especial, mas como ir além e gerar ainda mais burburinho? A resposta a essa pergunta pode estar na criação de um hotsite, um canal de comunicação com o público que serve a um objetivo único, tem prazo determinado e mantém sua estratégia digital focada no resultado o tempo todo!

Ter uma presença digital forte é essencial hoje em dia para o sucesso da sua empresa. Isso porque a internet é algo presente na vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo, que possuem uma quantidade infinita de conteúdo e informações à disposição. No mundo dos negócios não é diferente: é preciso saber usar a ferramenta ao seu favor para atrair mais clientes, fidelizá-los e alavancar as suas vendas.

A internet proporciona uma série de facilidades e vantagens na hora de divulgar seus produtos e serviços ou suas novidades. A interatividade com os clientes e o alcance também é muito maior, o que deve ser aproveitado quando a sua empresa precisa dar destaque a uma determinada ação. Utilizar um hotsite pode ser uma boa estratégia de divulgação, mas, como criar um hotsite?

O que é um hotsite

O hotsite nada mais é do que uma página especial para dar destaque a uma ação. Em todos os casos, o hotsite é feito com uma finalidade específica e em ocasiões especiais. Por exemplo, ele pode ser criado para uma ação específica de marketing, como o lançamento de um produto ou um grande desconto, bem como promover um evento ou uma campanha.

Vale ressaltar que o hotsite deve ser feito por um período determinado, ficando no ar apenas por um tempo curto. Além disso, o objetivo deve ser converter a ação em inscrições, pedidos, contatos, vendas, entre outros. E quando você deve usar um hotsite na sua estratégia digital?

Diferença entre hotsite, blog e landing page

Agora que você já sabe como criar um hotsite, é importante aprender a diferença para uma landing page ou um blog. Enquanto o hotsite é feito para destacar uma ação de marketing ou divulgação e converter isso em contatos, inscrições, pedidos, etc., a landing page é focada em vendas. Por exemplo, se um usuário buscar por um serviço nas pesquisas do Google, ele pode clicar no link e cair diretamente na página específica do serviço ou produto. A landing page fica dentro do seu site principal, ou seja, possuem um link para outras páginas. O principal objetivo da landing page é converter o acesso em uma venda.

Já o blog é outra ferramenta, completamente diferente de um hotsite ou de uma landing page. O blog é uma ferramenta de comunicação, de divulgação de informações e conteúdo. O maior objetivo de um blog é informar o cliente e criar uma relação mais próxima e interativa com ele. Vale dizer também que o blog pode servir como uma ferramenta totalmente independente do seu site.

Vantagens de um hotsite

Você já entendeu o porquê e como criar um hotsite. Agora é hora de descobrir quais são as vantagens que essa ferramenta oferece e porque é importante apostar nela. O hotsite vai dar um grande destaque para a sua ação, seja qual for a sua finalidade: apresentação de um novo produto, conscientização, divulgação de um novo serviço, descontos, etc. No hotsite é possível colocar informações relevantes para aquele anúncio de maneira mais dinâmica, apresentando um vídeo, fotos, textos técnicos, entre outras possibilidades.

Além disso, o material pode ser completamente interativo com o público-alvo, que será o foco principal do hotsite. Outra grande vantagem é o seu custo: já que fica por apenas um curto período de tempo no ar, o custo para o planejamento e a criação de um hotsite é menor do que outra ferramenta. Para finalizar, é possível personalizar o endereço eletrônico do hotsite de acordo com a campanha de divulgação e do objetivo da página.

Promoções

Usar um hotsite para realizar promoções pode proporcionar resultados bem eficazes, assim como atrair um grande público para a sua marca. O hotsite deve conter as informações da promoção, como, por exemplo, forma de participação, cadastro, regulamento, seção de perguntas para tirar dúvidas, além de tudo relacionado aos prêmios e sorteio.

Lançamentos de produtos e serviços

O hotsite também é perfeito para dar um destaque maior em lançamentos de novos produtos ou serviços. A ferramenta pode criar uma expectativa no público, além de servir como meio de dar mais informações sobre o que está por vir. Ele também permite que os clientes possam interagir mais, fomentando uma divulgação natural em torno do que a empresa vai lançar.

Eventos

Eventos são ocasiões especiais e devem ser tratadas como tal, por isso, é altamente recomendada direcionar o público-alvo do evento em apenas um lugar, como o hotsite. Isso permite ter uma comunicação voltada para o evento, personalizada de acordo com o público que vai participar do evento. Além disso, o hotsite pode contemplar todas as informações do evento, como data, local, conteúdo programático, como participar, inscrições, contato, etc.

Datas comemorativas

Assim como os eventos, é possível aproveitar outras datas comemorativas também para promover e divulgar a marca e buscar aumentar as vendas. Seja um aniversário, seja um grande anúncio, o hotsite é perfeito para chamar a atenção do público que você quer atingir, criando uma expectativa e, até mesmo, uma maior interação com os consumidores. Ações personalizadas têm um grande poder de deixar o público mais cativado e aberto, o que pode proporcionar mais vendas. Por isso, abuse das estratégias de marketing digital.

Posicionamento de marca

Toda marca, em um determinado momento do seus negócio, precisa de uma repaginação para continuar atrativa ao público e buscar novos parceiros e clientes. Em um momento tão especial, essa transição deve ser feita com cuidado aos detalhes e um hotsite é a ferramenta perfeita para isso. O hotsite pode contar toda a história da empresa, o que está mudando, porque está mudando, como será a relação com o mercado, a sociedade e o consumidor a partir de agora, entre outras informações.

O hotsite é uma ferramenta de marketing digital que possui um objetivo muito específico, concentrando informações e conteúdo vitais para a sua ação em apena um lugar. Direcionar seu público para um

é uma ótima maneira de criar um relacionamento mais próximo e expandir para outros meios. Quanto mais pessoas acessarem o hotsite, melhor será o seu resultado.

E então, como está a criação do seu hotsite? Dê um upgrade na sua estratégia de marketing digital com um hotsite para a sua ação! Não deixe de buscar e baixar o e-book 'O passo a passo para desenvolver um site de sucesso' para mais dicas importantes! Compartilhe o conteúdo com os seus amigos!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.