Um grande evento criado para expor uma marca deve ser muito bem trabalhado para proporcionar os efeitos desejados. Ele pode ser um webinar, um tipo de seminário online e transmitido ao vivo, com a intenção de atingir um público específico e bastante interessado no tema proposto.

Esse tipo de conteúdo é excelente para a geração de leads e quanto mais qualidade ele possuir, maiores serão as chances de surgirem leads proporcionalmente excelentes. O que corresponde a não pensar somente em marcar o webinar e fazer a preparação técnica, mas também pesquisar a experiência que seus leads podem obter com o evento. Nesse manual,  vamos ajudar a como fazer um webinar e aumentar a geração de leads.

Planejamento

Ao pensar em iniciar o projeto, há uma pergunta que paira no ar: “como fazer um webinar e aumentar a geração de leads”. Como a proposta é apresentar o webinar em tempo real e com conteúdo relevante para um público específico que pode se tornar ótimos leads, é preciso ter um planejamento impecável para obter os resultados desejados.

O planejamento começa pela criação do tema e em seguida a forma como ele será abordado, que pode ser através de palestras, aulas, apresentações, entrevistas, discussões e seminários. Em seguida a escolha da plataforma e dos convidados que abordarão o tema proposto, para que então seja definido um roteiro, a identidade visual, data e horário mais adequado.

É importante ter consciência de que todas as etapas do planejamento são essenciais para que ele obtenha sucesso em seu resultado final e possa gerar os leads esperados. Abaixo os motivos para cada etapa do processo:

  • Criação do tema: o tema precisa ter a ver com a marca, o interesse dos leads e cujos conteúdos possam ser aproveitados ao máximo pelos internautas. E pensar sempre em como fazer um webinar e aumentar a geração de leads;
  • Convidados: a escolha dos convidados é muito importante, já que nomes relevantes sobre o tema são bastante atrativos para pessoas interessadas em saber mais sobre o conteúdo;
  • Definição de data e horário: de nada adianta marcar um webinar em horários incompatíveis com a maior parte dos interessados. É muito importante pesquisar dias e horários onde há maior disponibilidade em participar de webinar, sem comprometer a agenda;
  • Escolha da plataforma de transmissão: ter um ótimo tema, chamar nomes relevantes sobre o tema e fazer uma divulgação bastante direcionada e eficaz pode ruir caso a plataforma de transmissão escolhida seja passível de falhas. É preciso buscar aquelas capazes de suportar a demanda sem perder a qualidade da transmissão, assim como incluir a participação do espectador através de perguntas e comentários.
  • Estruturação do roteiro e criação visual da apresentação: o conceito visual e o roteiro do webinar é muito significativo para a qualidade do evento. A falta de identidade visual pode desviar a atenção do público diante da marca e até mesmo causar má impressão. O mesmo ocorre com o roteiro, que precisa ser bem costurado e coerente para ajudar o internauta a entender bem o tema e não se perder conforme avança as informações. Além disso, um roteiro descuidado e a falta de uma identidade visual podem causar efeitos opostos aos desejados e afastar os possíveis leads.

Divulgação

Após o planejamento e a montagem de sua estrutura, é preciso pensar em como fazer um webinar e aumentar a geração de leads através da divulgação. E para isso é fundamental realizar uma divulgação cuidadosa, atenta ao perfil dos leads, na audiência e na repercussão que ela pode gerar. Abaixo listamos os campos de divulgação mais apropriados para o webinar:

  • Criação de Landing Page: é através de uma landing page que as pessoas vão se inscrever no webinar. Ela precisa ter uma apresentação muito bem formulada, identidade visual correspondente ao assunto sem deixar de ser impactante, assim como bem esclarecida sobre o assunto. Deve conter todas as informações relevantes para converter curiosos em participantes, com destaque para seus benefícios;
  • E-mail Marketing: os assinantes de newsletter do blog da marca são os primeiros a serem acionados pelo e-mail marketing, assim como outras listas. É preciso caprichar na criação deste e-mail marketing, já que cerca de 70% das inscrições de um webinar são realizadas através dele. Saiba distribuir bem as datas para dispará-los e faça com que sejam atrativos e diferenciados dos demais;
  • Redes Sociais: as redes sociais são muito importantes para a divulgação de seu webinar, por atingirem uma grande quantidade de pessoas e selecionadas de acordo com seu perfil. O webinar pode ser compartilhado em locais como o Facebook, Twitter e Linkedin, ter hashtags específicas do evento para incentivar a participação do internauta;
  • Anúncios de Adwords: utilizar os anúncios de Adwords são uma ótima estratégia para elevar o número de inscritos no webinar. Estar atrelado a serviços de busca pode ter um surpreendente resultado final e ser o diferencial;
  • Call to action em sites e blogs: os call to actions são feitos para chamar atenção do leitor e convidá-lo para conhecer uma página, estimular uma iniciativa ou participar de um webinar. Para usá-lo é possível incluir banners nas laterais do blog ou links que podem levar até a chamada.

Execução

O webinar já foi planejado, estruturado e divulgado, agora só falta sua execução. E mesmo diante de todos os cuidados realizados em cada etapa, esse ponto é crucial e decisivo para obter resultados positivos ao fim do evento.

Abaixo os caminhos necessários para ter uma execução adequada de um webinar:

  • Avaliação técnica da plataforma e testes de conexão: antes do webinar ir ao ar é preciso realizar testes sobre a conexão e a qualidade técnica da plataforma escolhida. Realizada com tempo hábil, é possível consertar algum tipo de dano que possa eventualmente surgir;
  • Lembrete de início;
  • Apresentação de webinar: uma apresentação sobre o que se refere o webinar precisa começar de forma dinâmica e interessante, para proporcionar ao internauta interesse em se manter conectado. É preciso destacar o assunto e todo o roteiro determinado;
  • Interação através do chat com o público: o chat disponível para a participação do público permite que ele se sinta próximo aos palestrantes, inclusive com a possibilidade de fazer perguntas e ser respondido ao vivo, o espectador se sente parte do webinar;
  • Lançamento de materiais ricos: chamar atenção de um público diferenciado não é tarefa fácil, mas para que ele se sinta estimulado pelo tema e a marca, é preciso oferecer de fato materiais ricos para ele.

Avaliação

Os resultados finais de como fazer um webinar e aumentar a geração de leads, dependem muito do direcionamento dado em cada etapa do processo. Mesmo que o objetivo final seja a geração de leads de qualidade, muitas vezes não se realiza as etapas indicadas e o resultado fica muito aquém do desejado.

É preciso disponibilizar links e materiais para que o lead possa tomar conhecimento mais amplo sobre a qualidade do produto e o tema proposto, assim como reconfigurar a landing page para que um expectador atrasado possa rever o webinar proposto.

O webinar é uma das ferramentas de geração de leads mais eficazes do mercado digital. Ele agrega boa reputação, conhecimento e fidelidade ao seu público, pelo oferecimento de conteúdo aos seus clientes e admiradores.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.