Você sabe o que é webinar? E que tal conferência ou reunião online? Se esse segundo conceito parece mais fácil de compreender, saiba que você já está no caminho para entender os webinários e como eles podem ser úteis no marketing digital; especificamente, no marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo oferece algo que é relevante para um determinado segmento, trazendo os interessados para dentro do círculo abrangido pela sua empresa ou marca. Quando se usa vídeo, então, essa atração é muitas vezes instantânea!

Saiba exatamente o que é webinar e como ele se encaixa nesse contexto de marketing digital.

Afinal, o que é um webinar?

Resumidamente, webinars são seminários ou palestras apresentados em uma plataforma de streaming. Ou seja, quem tiver acesso a esse conteúdo pode vê-lo ao vivo pela internet, e em alguns casos até mesmo depois, se houver a possibilidade de gravação.

Há diversas plataformas para a criação e divulgação de webinários, algumas específicas para isso, outras mais adaptadas. O Google Hangouts é um exemplo do segundo caso, por exemplo, enquanto o MeuWebinar foi (claramente) desenvolvido com esse propósito. Cada plataforma apresenta seus recursos, vantagens e desvantagens, o que significa que todo tipo de negócio pode encontrar uma opção que se adapte às suas necessidades.

Por que fazer um webinar?

Muitas pessoas respondem a pergunta sobre o que é webinar como algo que deve ser utilizado para a comunicação interna de uma empresa. Esse é, de fato, uma das utilidades dessa ferramenta, e muitos empreendimentos o fazem. Entretanto, os webinars também podem e devem ser usados com o público externo.

Os objetivos desse tipo de uso são a atração de novos interessados no seu produto ou marca, a geração e a conversão de leads, e ainda o aprimoramento do relacionamento com o cliente. A fidelização, portanto, é um dos grandes pontos positivos. Isso tudo é possível por conta da relevância que aquele conteúdo tem para o público, além da interação que o palestrante pode ter com os telespectadores. Tudo colabora para uma experiência agradável e memorável.

O webinar na sua estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo funciona através de diferentes etapas na "conquista" de clientes, que costumam ser descritas como um funil de vendas. O webinar normalmente é utilizado na primeira etapa, de atração, mas ele pode ser adaptado para as outras em alguns casos. A principal questão é que, como conteúdo, o seminário online é muito rico e com grandes probabilidades de conversão de leads.

Por quê? Veja: o público se movimenta e se programa para assistir à palestra ao vivo, ao mesmo tempo em que não sai do conforto da sua casa. Na hora do cadastro, um formulário simples mas eficiente pode te fornecer informações importantes para seguir com a sua estratégia de marketing. Todos saem ganhando!

Entendeu o que é webinar e gostou da ideia? Então confira como fazer um webinar e aumentar sua geração de leads!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.