Se há um argumento infalível para convencer um empreendedor da importância das redes sociais para dar peso à estratégia de marketing digital da empresa, basta dizer que o Facebook tem mais de 100 milhões de usuários com contas ativas.

Seria suficiente, mas há ainda mais argumentos. O Facebook é apenas uma dessas redes e há diversas outras, cada uma com características e finalidades próprias. O Instagram, por exemplo, vem se consolidando como o queridinho dos profissionais de Marketing Digital e o LinkedIn é indispensável para quem trabalha no meio corporativo.

O Youtube também funciona como uma ferramenta de interatividade, capaz de oferecer informações sobre o seu público e promover seus produtos.

Falamos de algumas mídias e nem citamos o WhatsApp, que já é usado por muitas empresas principalmente no atendimento ao cliente.

O que se deve dizer é que a inclusão das redes sociais na estratégia de Marketing Digital de uma empresa é um passo importante para atração e relacionamento com o cliente. Porém, é fundamental alertar para a necessidade de uma estratégia integrada entre as redes sociais e o marketing digital. Isso permite que você consiga alcançar os melhores resultados.

Feita essa observação, que tal conhecer como incluir as redes sociais na sua estratégia de marketing digital?

Esteja presente onde seu público está

Quando falamos em ter uma política integrada de marketing isso pressupõe que, até chegar às redes sociais, você passou por um processo de planejamento capaz de estruturar um plano de Marketing consistente.

Se isso foi feito, você tem informações robustas sobre o seu público alvo. É essencial que seja assim, pois cada rede social tem suas próprias características e seu próprio público. Isso permite que você entenda em quais redes deve estar presente e como interagir com o os usuários dela. De nada adianta se fazer presente apenas no Facebook se a linguagem e o perfil que deseja atingir tiver um maior engajamento no LinkedIn, por exemplo.

Pesquisa e planejamento são essenciais

Aproveite as interações para fazer perguntas aos usuários, para saber quais mídias frequentam, o que fazem por lá, o que procuram, em que horários e por quanto tempo permanecem.

A internet oferece muitas oportunidades para obter dados valiosos sem custos. Aproveite, pois a pesquisa gera informações e elas são a base de qualquer bom planejamento.

Falando em planejamento, ele é essencial para que você consiga desenvolver uma estratégia de marketing digital eficiente. Por isso, não esqueça de incluir no seu orçamento um valor dedicado à ele. A maioria das redes sociais possui opções de anúncio pago, com uma série de recursos para trazer o cliente certo até você.

Também acrescente ao seu planejamento um calendário de publicações, para que tenha sempre frequência e qualidade nos conteúdos que divulga na rede. Essa constância faz com que o seu público tenha um maior engajamento com a sua empresa, além de atrair novos seguidores.

Entre na conversa e crie relacionamentos

Lembra de quando falamos sobre o WhatsApp ter entrado na rede de canais de atendimento de muitas empresas?

É o que chamamos de SAC 2.0, que é a utilização das redes sociais como canais de comunicação direta com nossos clientes.

Elas podem ser utilizadas tanto para solucionar dúvidas, ouvir reclamações e sugestões, como também para interagir com seus seguidores. Você pode utilizar os comentários para conversar diretamente com seu público, curtir as publicações e criar um relacionamento com ele.

Tudo isso faz com que a sua empresa tenha uma aparência mais acessível e confiável, o que é positivo para ser reconhecida no mercado e aumentar suas vendas.

É claro que para isso é preciso que você disponibilize uma pessoa para cuidar diretamente das suas redes sociais. É essencial que você tenha condições de responder prontamente aos questionamentos do cliente. Mais uma vez, é essencial ter um orçamento para incluir as redes sociais na estratégia e Marketing Digital, porque estruturar os canais sai de graça, mas para interagir é necessário haver pessoas.

Para concluir, sempre pense nas redes sociais como oportunidade de aprendizado sobre o seu público e como uma oportunidade de se conectar à ele. Utilize-as com sabedoria, sempre pensando em como elas podem fazer com que o seu Marketing Digital seja cada vez melhor.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.