O marketing digital, que também pode ser chamado de web marketing, nada mais é do que a união de estratégias e ações utilizadas para atingir, conquistar e manter os consumidores através dos meios online. Isto é, toda a comunicação e divulgação feita nas redes sociais, anúncios patrocinados, campanhas em plataformas de vídeo, e-mail marketing e, cada vez mais importante, o marketing de conteúdo. Na verdade, ele não difere do marketing tradicional em seu conceito, já que busca encontrar sempre quais são os melhores meios, ferramentas e formas de aumentar o interesse dos clientes nos produtos ou serviços da empresa. Isso sem falar no acompanhamento constante do mercado, da concorrência, das tendências mundiais de comunicação e na própria economia.

A principal diferença entre uma estratégia digital para uma fora do universo online é que o foco principal está na própria rede. Ou seja, quem coloca em prática o marketing digital está buscando a todo o momento quais são as principais formas de garantir, além do acesso ao site e o fechamento de negócios, um maior engajamento e uma fidelidade em longo prazo. Mas não é tão fácil quanto parece. Para se alcançar o sucesso nesta área, é preciso investir tempo e dedicação na construção de um planejamento de marketing digital completo. Vamos ver como fazer um?

Importância do planejamento do Marketing Digital

A construção do planejamento de marketing digital é a etapa mais importante de todo o processo para empresas de todos os ramos e tamanhos. Infelizmente, muitos profissionais acabam deixando de lado esta etapa, por demandar alto conhecimento técnico e analítico, o que acaba resultando em estratégias pouco programadas e que trazem resultados muito aquém do que é o necessário.

Não se preocupe com o tempo, porque todo segundo investido na construção deste documento será recompensado com ações mais certeiras e metas cumpridas muito mais rapidamente. Afinal, é o planejamento que ajuda na compreensão do mercado atual, das necessidades e desejos do seu público-alvo, quais são os pontos fortes do produto, os fracos e as oportunidades que estão pelo caminho.

O documento ainda ajuda na definição de cada fase, com foco total nas metas e objetivos estabelecidos, e facilita o acompanhamento das ações para verificar se tudo está ocorrendo conforme o desejado. Pode-se dizer, portanto, que a importância de um planejamento bem feito é incalculável, mas que garante com muito mais segurança a certeza em cada passo dado na hora de colocar tudo em prática.

Não sabe como fazer um bom planejamento de marketing digital? A seguir, confira nossas dicas e prepare um documento completo. Veja só:

Defina os seus objetivos

Por incrível que pareça, muitas empresas e marcas se jogam no marketing digital sem antes definir detalhadamente quais são os objetivos a serem conquistados. Lembre-se que antes de escolher um caminho, é preciso saber onde se deseja chegar. E para que o planejamento seja preciso, as metas e objetivos também precisam ser. Ou seja, seja totalmente claro, apontando inclusive dados e números que devem ser conquistados a cada fase. Assim, fica muito mais fácil encontrar quais são as alternativas mais indicadas para se conquistar o necessário no prazo estabelecido. Aliás, não esqueça também de colocar no planejamento quais são os prazos que cada etapa deve seguir.

Além do apontamento das metas, dos prazos e do grande objetivo de sua marca, é preciso que se estabeleçam ainda no planejamento quais serão as métricas utilizadas para a medição do desempenho. E neste momento o marketing digital ganha ainda mais força e deixa suas vantagens ainda mais evidentes, já que pela internet tudo é mais fácil de ser medido.

Indique no documento dados como, por exemplo, quantidade de pessoas acessando o seu site, páginas vistas, quantidades de cliques em anúncios, número de pessoas que deseja alcançar através das redes sociais e por aí vai.

Conheça o seu público-alvo

A etapa de pesquisa do público-alvo é primordial para o sucesso do planejamento de marketing digital. Não caia – jamais - na tentação de acreditar que já conhece profundamente quais são os desejos, necessidades e como seu consumidor se comporta. Não interessa como tem levado seu negócio até aqui. Para a construção de um planejamento completo e eficiente, o conhecimento profundo e atual do seu público-alvo é o fator de sucesso que mais interfere no resultado.

O ideal neste ponto, para não errar de jeito nenhum, é investir em uma pesquisa profunda que tenha informações tanto quantitativas quanto qualificativas a respeito de seu foco. Isto é, além da porcentagem de homens, mulheres, jovens, crianças ou adultos, levante também informações relevantes a respeito da forma como se comunicam, quais os assuntos que mais chamam a atenção, quais as ferramentas que utilizam na internet e não esqueça de descobrir por quais meios seus clientes e prospects se informam pela rede.

Estes pontos são de extrema importância para que seu planejamento realmente seja efetivo e que seja possível encontrar quais são as estratégias que mais se adaptam a este perfil. Lembre-se que quando se trata de marketing digital, o conteúdo e a relevância são o que há de mais importante.

Escolha os canais

A escolha dos canais é essencial. E eles só poderão ser determinados com a pesquisa de comportamento. Agora sim chegou a hora de saber se vai apostar na divulgação por redes sociais, quais delas, se vai publicar em um blog, fechar contratos com influenciadores e por aí vai. Defina detalhadamente qual a porcentagem de verba que será destinada para cada um dos canais, levando sempre em consideração aqueles que mais representam o que seu público-alvo acredita. É importante também estudar profundamente quais são os formatos mais indicados para cada meio escolhido.

Se vai precisar produzir conteúdo em texto, em vídeo, em imagem ou até no formato de ações promocionais e ações diferenciadas. Uma estratégia bastante interessante é começar a colocar o planejamento em prática de forma mais ampla, atingindo diversos meios ao mesmo tempo de forma simultânea. Com o passar do tempo, é preciso ir monitorando o resultado e o engajamento conquistado em cada uma das frentes e ir acertando o passo para que o sucesso seja conquistado.

O planejamento de marketing costuma ajudar muito neste momento e deve ser consultado sempre que se desejar fazer alguma alteração ou ajuste. Afinal, ele não permite que você saia dos trilhos e perca o foco dos objetivos a serem conquistados.

Defina como a mensuração será feita

Já falamos a respeito da importância de listar as metas, objetivos e as formas como elas serão medidas. Mas nunca é demais repetir, já que são as formas como você acompanha o andamento das ações que indicam se sua empresa está ou não seguindo o caminho certo. Por isso, o ideal é apontar quais serão as mensurações e agendar periodicamente momentos para que sejam avaliadas. Este tipo de trabalho deve ser feito com cautela, levando sempre em consideração que nem todas as ações resultam em efeitos tão imediatos, ao mesmo tempo que não podem demorar demais.

Ou seja, mesmo que em seu planejamento você tenha colocado um caminho a seguir, nada impede que ele precise ser modificado no meio do caminho, afinando as expectativas e alinhando para que o objetivo final seja sempre conquistado no prazo ideal. Por se tratar de uma estratégia digital, este tipo de acompanhamento pode ser feito de forma muito mais fácil e ferramentas como o Google Analytics e os próprios relatórios enviados pelas redes sociais já apontam insights preciosos.

Chegou a hora de colocar todas estas dicas em prática agora que você já sabe como construir o seu planejamento de marketing digital! Com certeza você verá um grande incremento em sua lucratividade. Quer saber mais? Faça o download do nosso e-book gratuito 'Como planejar e medir suas ações de Marketing Digital' e faça estratégias de sucesso na sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.