A finalidade desse artigo é oferecer elementos importantes para a compreensão de como fazer pesquisa de mercado no marketing digital, além de levar o leitor a perceber a importância dessa ferramenta e como ela é capaz de qualificar os resultados do departamento de marketing, otimizando esforços e investimentos a partir da obtenção de valiosas informações estratégicas, que alimentarão o processo de planejamento de marketing. Uma pesquisa de mercado é feita por meio de uma coleta de informações do público-alvo. Da mesma forma que um consumidor pesquisa preços antes de gastar seu dinheiro, o departamento de marketing precisa saber onde e de que forma investirá para aumentar seu lucro.

A pesquisa é importante para empresas que aplicam o marketing digital e tradicional, pois permite conhecer não só o público-alvo, mas as diversas variáveis que impactam o negócio da empresa. Com as perguntas certas é possível identificar oportunidades valiosas e também ameaças ao negócio. Nesse artigo você saberá como fazer uma pesquisa de mercado no marketing digital.

O que é pesquisa de mercado realmente?

A pesquisa de mercado não é uma ferramenta de gestão recente. Está associada às demandas históricas por informações estratégicas para a tomada de decisões dos gestores. A pesquisa de mercado serve para respaldar e qualificar decisões gerenciais. Algumas decisões que podem ser auxiliadas por essa ferramenta são, por exemplo, a abertura de um novo negócio, o lançamento ou não de um novo produto, a criação de uma nova linha de produtos ou uma extensão de marca.

Uma pesquisa de mercado pode, também, estar ligada à decisão de reposicionar a marca ou um determinado produto. Pode servir para medir o desempenho da comunicação da empresa ou identificar demandas e oportunidades através da opinião dos clientes sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Enfim, tudo converge para o ponto central, que é auxiliar os gestores da empresa a tomar decisões com margem de erro reduzida.

A pesquisa pode acontecer de várias formas. O mais comum é a aplicação de questionários, que ganharam força a partir da expansão do mundo digital, reduzindo os custos. Há, porém, deversas formas de pesquisa, que podem ser realizadas nos pontos de venda ou em dinâmicas de grupos de consumidores-alvo selecionados. O produto de uma pesquisa de mercado são relatórios que são apresentados aos clientes pelas empresas que prestam esse tipo de serviço.

Por que fazer pesquisa de mercado é importante?

Como foi enfatizado mais acima, a pesquisa de mercado tem como principal benefício qualificar decisões e se aplica às mais diversas situações que envolvam os esforços de marketing. O marketing serve para criar um canal entre empresa e consumidores, através do qual esses últimos abastecem a primeira de informações estratégicas. Através desse mesmo canal, a empresa entrega ofertas elaboradas com o objetivo de satisfazer esse consumidor em seus desejos e necessidades.

A forma como o marketing absorve as informações é a pesquisa. O cliente, por sua vez, recebe bens e serviços desejados, com preço adequado, conveniência e serviços agregados, que compõem o valor final a ele entregue.A empresa precisa, também, entender como funciona o mercado, quem são seus concorrentes diretos e indiretos, qual o seu marketing share e, sobretudo, onde estão as oportunidades de lançar um novo produto ou mesmo a necessidade de reformular, reposicionar ou extinguir um produto antigo.

Todas essas decisões convergem para os resultados esperados pela empresa: volume de vendas, marketing share, lucratividade, retenção e fidelização de clientes. Sem a pesquisa, a empresa tomaria essas decisões no escuro, de forma intuitiva, desperdiçando investimentos e com enorme chance de tomar decisões equivocadas, incorrendo em prejuízos. Por isso a pesquisa de mercado é parte essencial do planejamento de grandes e pequenos negócios.

Definindo objetivos

Antes de saber como fazer uma pesquisa de mercado no marketing digital é preciso ter em mente qual problema deve ser solucionado, qual público nos dará as respostas que procuramos e que tipo de pesquisa se aplicará no caso em questão, se ela será qualitativa ou quantitativa.

A qualitativa foca na parte subjetiva do público. Ela trabalha não com dados exatos e matemáticos, mas com perguntas abertas buscando opiniões, experiências, sugestões, etc. É ideal para relatar a aceitação de um novo produto. Já a pesquisa quantitativa é estatística, mensurável em número. As perguntas são fechadas e objetivas, com alternativas de “sim” e “não” por exemplo.

Implementação

Nessa etapa é elaborado o questionário com as perguntas ideais, abertas ou fechadas. Escolhem-se então os meios para abordar, se presencialmente ou por e-mail, formulários online, etc. Nesse ponto é importante ser sincero nas perguntas. Questões vagas como “você compraria o produto x?” não trarão respostas satisfatórias e a empresa poderá ter surpresas com os resultados a partir da estratégia digital adotada. Por outro lado, ser específico, descrevendo com detalhes o produto e dar múltiplas escolhas ao público faz com que os dados obtidos sejam mais precisos. Para ter garantia de sucesso, faça quantos testes forem necessário antes de coletar os dados definitivamente.

Análise do resultado

Depois de ter em mãos os dados levantados é preciso fazer uma análise e tabulá-los. Um erro bastante comum é focar na média, acreditando que o que está acima dela indica o sucesso da marca ou do produto. Porém, em um mercado específico, não é dessa maneira que se obtém lucro.
A empresa deverá focar no que está acima de 80%, no que diz respeito ao interesse sobre um produto. Não vale a pena investir em algo que possui uma aceitação razoavelmente boa, pois muitas pessoas que gostam daquilo jamais gastariam dinheiro nele. É preciso buscar verdadeiros entusiastas.

Algumas fontes de dados

Na internet encontramos muitas fontes úteis para a pesquisa. Existem diversos sites que fornecem relatórios detalhados, com informações precisas sobre usuários e potenciais clientes, permitindo traçar uma estratégia mais eficiente. Visitando esses sites você terá dados preciosos sobre como fazer uma pesquisa de mercado no marketing digital. Os sites são:

Nielsen

Neilsen é uma das mais conceituadas empresas do mundo na área de pesquisas. Em seu site, a empresa disponibiliza gustações de relatórios de pesquisa com informações valiosas sobre comportamento do consumidor. A postagem de insights é sistemática. O conteúdo é renovado regularmente, preferencialmente com foco em comportamento do consumidor.

Navegar pelo site da Nielsen é ter a oportunidade de obter informações sobre o público alvo da sua empresa, disponibilizadas por uma organização que é referência internacional. Certamente, os relatórios de pesquisas disponibilizados pela Nielsen, confrontados com outras informações, ajudarão você a conhecer melhor o seu consumidor e melhorar sua proposta de valor.

Com Score

A comScore é uma empresa multiplataforma, que se fundiu com a Rentrak Corporation em 2016, com mais de 3.200 clientes em todo o mundo, voltada para a medição de comportamento do consumidor, audiências e marcas. A tecnologia de medição afere comportamentos com base em informações do meio digital, cinema e TV. Oferece informações preciosas para empresas que desejam qualificar suas decisões de investimento em mídia, atingindo de forma mais satisfatória seu público e obtendo a melhor relação custo-benefício.

Disponibiliza em seu site informações sobre comportamento em marketing digital, estudos de caso e relatórios de pesquisas.

Socialbakers

A Socialbakers é uma plataforma de marketing digital, cujo negócio é ajudar seus clientes a obter melhores resultados em suas políticas. Disponibiliza ferramentas que fazem análises comparativas com os concorrentes, geram relatórios de desempenho do negócio e da comunicação, oferecendo sugestões, com base no conjunto de análises feitas pelo sistema, de modelos de anúncios. São ferramentas tecnológicas altamente capacitadas, cuja principal característica é ser capaz de realizar pesquisas sistemáticas e atualizadas, provendo regularmente os usuários com informações estratégicas sobre o que está dando certo no mundo do marketing digital e os múltiplos caminhos assertivos a serem seguidos.

É um exemplo de como fazer pesquisa de mercado no marketing digital se tornou mais prático, rápido e barato.

Global Market Finder

A Global Test Market é um bom insight para que você possa pensar sobre como fazer pesquisa em merketing digital.É uma plataforma digital que recompensa pessoas para responder a pesquisas de mercado encomendadas por seus parceiros. É um site interessante para as pessoas que queiram verificar como são aplicadas as pesquisas no mundo digital, mas também uma ideia a ser seguida, que é recompensar, remunerar ou premiar consumidores por responder aos questionários.

Reunir empresas de diversos segmentos para obter e compartilhar informações é uma forma de reduzir os custos com pesquisa, selecionar as amostragens e obter informações valiosas.

Public Data

Public Data é um gigantesco banco de dados com informações macroeconômicas obtidas a partir de relatórios governamentais e de grandes entidades financeiras globais, como o Banco Mundial, e também não financeiras, como a ONU. São informações essenciais para grandes empresas globais, pois abrangem informações acerca de desenvolvimento, situação financeira e econômica, IDH e outros dados relevantes sobre todos os continentes.

Ainda que o Public Data não se responsabilize pela qualidade e veracidade dos dados, uma vez que o objetivo é ser um agregador de informações, deve ser procurado por quem tem a intenção de obter informações sobre os diversos mercados em que atua.

Google Trends

É uma outra valorosa fonte de informações estratégicas importantes. O Google Trends é uma ferramenta que permite ao usuário visualizar tendências de busca no Google, indicando os assuntos que as pessoas mais estão procurando. Essencial para pesquisa de mídia para marketing digital, pois auxilia na elaboração de táticas de inbound, SEO, marketing de conteúdo e até mesmo elaboração de pautas. Além disso, através do Google Trends, é possível levantar quais os termos de busca mais usados para determinado assunto, ajudando na escolha de palavras chave para referenciar sites e conteúdos oferecidos pela empresa.

As buscas podem ser feitas por períodos e os relatórios indicam o fluxo de busca ao longo do período selecionado.

Consumer Barometer

É outra ferramenta valiosa para quem quer investir em marketing digital. O Consumer Barometer, ou, em português, Barômetro do Consumidor, oferece uma enorme quantidade de informações sobre o comportamento do consumidor na internet, seja na condição de usuário, seja na condição de consumidor. Há dados sobre comportamento de pesquisa, segmentação, frequência e comportamento de usos na internet, comportamentos de compra e hábitos de consumo.

É uma ferramenta essencial na hora elaborar as políticas de marketing digital de uma forma mais assertiva, de modo a promover uma integração entre essas últimas e o perfil dos consumidores.

Inicie sua pesquisa agora mesmo e saia na frente da sua concorrência. No mercado digital, quanto mais informações você obter sobre o seu público-alvo, mais próximo da liderança no segmento estará. Para complementar o artigo, disponibilizamos para download um e-book gratuito para você aprender como calcular métricas de conversão mais utilizadas no marketing digital

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.