Tão importante quanto desenvolver uma boa estratégia de marketing em ambiente digital é ter ferramentas adequadas para avaliar se as ações de marketing que estão dentro dessa estratégia estão surtindo efeito.

Como o universo digital é dotado de inúmeras possibilidades, diversas vezes as empresas acabam diversificando demais as suas ações de marketing de modo a simplesmente divulgar seu trabalho na internet, sem que isso traga resultados objetivos. É nesse ponto que o uso de métricas torna-se imprescindível.

Caso você ainda não tenha definido que métrica usar para aperfeiçoar sua estratégia, confira no presente texto como as métricas podem ser úteis e quais delas são mais pertinentes para cada tipo de negócio.

1 – Etapas do funil

Alguns benefícios que a internet oferece são imensuráveis. Obtenção de curtidas, por exemplo, comentários, entre outros, são benefícios que divulgam a empresa e, a longo prazo, podem ser convertidos em vendas, entretanto, num primeiro momento, parecem não trazer resultados.

Mesmo que não seja possível avaliar esses benefícios de maneira técnica, é possível pensar no engajamento que oferecem. Através do funil de vendas, o investidor pode realizar a jornada do cliente de modo a acompanhá-lo mais de perto ao longo de sua experiência em relação à marca.

Assim, é perfeitamente possível ter acesso à porcentagem de respostas, bem como o custo do cliente dentro de cada etapa, avaliando o processo que vai desde o primeiro contato do prospect com a marca até a conversão deste em cliente real.

2 – ROI

Para conhecer o retorno sobre o investimento, de modo a verificar se receita e despesa estão compatíveis com seus investimentos, é possível aplicar a fórmula do ROI, cuja métrica é importante para medir ações de marketing. Com ela, o investidor tem parâmetros para conferir se vale a pena seguir com seus investimentos ou se deve alterá-los.

A fórmula básica do ROI é a seguinte:

ROI (%) = Ganho obtido / Quantia gasta com o investimento x 100 %

3 – Lifetime Value

Essa métrica determina qual é o valor do cliente para sua empresa a partir dos gastos com produtos ou serviços durante o relacionamento. Ela é funcional quando seu objetivo é aumentar o lucro gerado por determinado cliente de sua empresa.

Seu cálculo se dá pela fórmula:

(Valor médio de suas vendas X Repetição média de vendas anuais) X Multiplicado pelo número pela duração média em anos de duração do relacionamento.

4 – CAC

É preciso avaliar se o esforço realizado na obtenção de clientes tem sido rentável, sendo assim, considere o cálculo do CAC, custo por aquisição de clientes, como uma métrica útil para seu empreendimento.

Somando todas as suas vendas e despesas com marketing num certo período, dividindo-a pelo número de consumidores conquistados nesse mesmo período, você chega até o CAC.

Comparando o resultado com o Lifetime Value, é possível conferir se sua empresa tem realizado investimentos rentáveis e se as suas ações de marketing estão dando retorno.

Ações de marketing: use ferramentas próprias para mensurar

Para que sua empresa obtenha melhores resultados em ambiente online, nada melhor do que investir em métricas capazes de oferecer parâmetros racionais para que sejam feitas análises adequadas das ações de marketing executadas.

Por isso, invista em métricas. Os exemplos citados são ótimos para oferecer qualidade e precisão nesse trabalho. Nós queremos te ajudar a começar esse trabalho, por isso, baixe já o nosso ebook gratuito 'Como calcular as métricas de conversão' e alavanque seu marketing digital.

Deixe aqui seu comentário. Queremos a sua opinião.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.