Muitas empresas têm aderido, nos dias atuais, às novas estratégias de marketing digital. É comum, por exemplo, que as organizações sejam facilmente encontradas no ambiente online, com sites, fanpages e, principalmente, blogs. Além da facilidade de acesso, o marketing digital acaba sendo uma alternativa mais econômica, uma vez que economiza com a impressão de folhetos, cartazes e folhetos. Sem contar que um blog é capaz de alcançar muito mais pessoas em um tempo menor de ação.

As empresas que possuem um blog conseguem posicionar melhor a sua marca em meio às concorrentes, atrair mais consumidores e, ainda, permite uma maior aproximação com seus clientes, estabelecendo uma relação de maior credibilidade e confiança. A seguir, veja algumas dicas para investir nesta ferramenta e aprenda como criar conteúdos interessantes para o blog do seu negócio.

Defina a sua persona

Antes de qualquer coisa, é importante que você defina um padrão de perfil para o seu público. Você deve saber para quem está trabalhando e para quem está produzindo. Deve conhecer, afinal, quem são as pessoas que consomem os seus serviços ou os seus produtos.

A persona nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente e deve ser definida com base em dados verdadeiros, bem como pesquisas de satisfação entre os seus consumidores. Sendo assim, é importante levar em consideração tanto os clientes satisfeitos quanto os insatisfeitos para compreender, então, a percepção real que o seu produto tem no mercado.

Pense no lugar do seu público

Se você conhece o perfil dos seus clientes, você poderá se colocar no lugar dele e pensar o que chamaria mais atenção e o que despertaria um maior interesse por parte deles, uma vez que você sabe o que lhes agrada e o que não.

Quando você se colocar no lugar do consumidor, automaticamente o conteúdo do seu blog será mais interessante, pois terá como base o gosto real da maioria da sua clientela. Um conteúdo se torna interessante quando diz respeito àquilo que os cativa, que os interessa.

Acompanhe o blog de outras empresas

Para conseguir saber como criar conteúdos interessantes para o seu público, é fundamental que você acompanhe as postagens de outras empresas do mesmo setor que a sua empresa atua.

Sabendo o que a sua concorrente está publicando, você saberá o que atrai mais a atenção dos clientes e, assim, investirá em conteúdo mais interessante para o seu blog.

Ofereça opções para aprofundar o assunto

Uma maneira eficiente para saber como criar conteúdos mais interessantes para o seu blog é utilizar o link building, que é a adição de links de outros sites em seu texto. Quando você complementa o assunto do seu blog com informações de outros sites, você torna o seu portal online mais interessante e oferece a possibilidade de o cliente/leitor saber e conhecer mais sobre determinado assunto.

Entendeu como criar conteúdos interessantes para o seu blog? O blog é um caminho para o sucesso na sua empresa. Invista em ferramentas de customização e fique atento às dicas acima. Tomando esses cuidados, com certeza o blog da sua empresa se destacará e terá conteúdo interessante para oferecer a seus clientes. Para saber mais sobre o assunto, faça o download do nosso e-book gratuito 'Como mensurar e otimizar canais de marketing digital' e saiba como melhorar os resultados do seu blog!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.