Você sabe qual a importância do link building? Caso você não entenda dessa poderosa técnica, provavelmente esse pode ser um dos motivos por que seu site não esteja adquirindo bons resultados em matéria de ranqueamento.

As estratégias por meio do link building é um processo de mão dupla. Um site produz bons conteúdos e, como retorno, outros sites o indicam através de links. Sucintamente, essa estratégia de marketing digital influenciará, junto com outros fatores, para que seu site fique bem posicionado no site de busca do Google.

Então, a melhor maneira de conseguir bons resultados nos mecanismos de busca é entendendo melhor o que é link building.

Primeiramente, o que é link building?

Fazer essa pergunta para si mesmo é um passo fundamental para reverter os atuais resultados em matéria de posicionamento nas pesquisas. Os sites que estão nas primeiras páginas de pesquisa souberam explorar bem o marketing digital quando entenderam o que é link building.

O sistema de busca do Google considera que, à medida que um site é referenciado por outros, através de links, o nível de importância da página referenciada aumenta.

Sempre que outro site “linka” o site em questão, as pessoas que clicarem no link serão redirecionadas para a página em questão ou para o assunto que esteja relacionado com aquilo que interessou ao visitante.

O Google entende que justamente por haver aquele link, além de poder interessá-lo, a autoridade da página foi validada pelo site em que ele estava anteriormente.

Como ele melhora o posicionamento do meu site?

As maneiras de utilização do link building proporcionam múltiplas melhoras em termos de posicionamento para seu site. Em primeiro lugar, uma boa estratégia digital com o link building faz com que o Google puxe cada vez mais para a primeira página seu site.

Outro aspecto a ser mencionado é a indexação. Por isso, em segundo lugar, a indexação será realizada naturalmente, de modo a permitir o aparecimento do seu site nos mecanismos de busca.

Técnicas de link building

É importante ter em mente que os links devem ser inseridos de maneira contextualizada. Com isso, o assunto deve estar conectado ao link.

O texto âncora, contido no link, deve proporcionar uma leitura fluente para o visitante, a fim de mantê-lo interessado no tema. A atenção deve ser dada para os termos utilizados, pois o Google mede a relevância das palavras que formam o link.

A utilização de termos como “clique aqui” é muito baixa em termos de relevância, pois é genérico e não indica ao leitor o que possivelmente será encontrado quando clicá-lo. Já termos-chave apresentam mais relevância e, consequentemente, maiores chances de conquistar melhores posições.

Benefícios de se utilizar o link building

Caso todos os passos anteriores sejam colocados em prática, a probabilidade de seu site ser bem ranqueado será de 100%. Essa ferramenta, porém, é uma técnica que deve ser aplicada constantemente, para todos os assuntos e páginas. Com isso, o resultado será inevitavelmente positivo.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.