Segundo pesquisas realizadas por institutos de publicidade no Brasil, a publicidade online cresceu em até 15% só em 2015. Só este ano, quase 10 bilhões de reais foram movimentados com investimentos em publicidade e marketing digital. Esse crescimento mostra que as empresas estão cada vez mais ligadas no que se refere à publicidade nos meios digitais. Dentro desse montante, o ramo que mais apontou um crescimento foi o de pesquisas (ou searchs), que corresponde à procura dentro de sites de buscas. Logo atrás, mas em expansivo crescimento, surge a publicidade dentro das redes sociais, que movimentou mais de 2,8 bilhões de reais.

Diante disso, investir em anúncios nas redes sociais é fundamental para que as empresas divulguem seus produtos e serviços. Que tal aprendermos o que é Instagram Ads, uma das plataformas para a divulgação de anúncios?

O que é Instagram Ads?

É fato que o Instagram é usado por muitos, principalmente pelos mais jovens. Segundo dados oferecidos pela própria plataforma, mais de 200 milhões de pessoas utilizam o aplicativo ao redor do mundo. E o mais interessante, segue crescendo. Com isso, o Facebook – que é quem controla o aplicativo – resolveu estender seus serviços de publicidades até ele. Mas o que é Instagram Ads? Desde 2013, são realizados testes de publicidade dentro da plataforma e é importante ressaltar que a utilização dessa estratégia digital não alterou em quase nada o formato já conhecido: gostou da propaganda, pode curtir e ainda começar a seguir a empresa. É bem simples. A única diferença visível é o aviso de “patrocinado” ao lado das fotos ou vídeos.

Para criar anúncios no Instagram, é preciso utilizar o Power Editor do Facebook. É sempre bom lembrar que o formato mais comum é o de fotos, ou vídeos de no máximo 30 segundos. É bom ter em mente também que ao utilizar a publicidade dentro desse aplicativo, a empresa estará lidando com um público que está ali para compartilhar imagens. Quando o usuário publica uma imagem ou vídeo, ele sempre procura postar o melhor que ele consegue e espera ver o mesmo ao navegar pelo aplicativo. Portanto, ter um conteúdo impecável, bonito e bem feito é de extrema importância para causar uma boa impressão e ganhar seguidores e possíveis clientes.

Por que usar o Instagram Ads?

O Instagram pode ser usado para muito mais do que simplesmente saber o que outras pessoas andam fazendo, comendo ou como se divertem. O aplicativo surge também como uma ótima oportunidade para fazer um melhor marketing digital para empresas, com o fortalecimento da imagem frente aos usuários.
Só para se ter uma ideia, mais de 25 bilhões de fotos já foram postadas no Instagram, cerca de 65 milhões todos os dias. Pesquisas apontam que a atenção das pessoas no Instagram é comparável à do Facebook, e que quase metade de todos que usam a rede social acessa o Instagram todos os dias. E o melhor, esse aplicativo é integrado com outras redes sociais como Twitter, Facebook e Tumblr, fazendo com que sua empresa ganhe ainda a possibilidade de ser compartilhada e vista em outros meios e atingir assim um maior número de pessoas. Imagine agora o quanto de clientes em potencial existe dentro desses números?

E aí, entendeu o que é Instagram Ads? Não deixe de conferir outros artigos da Post. Também não deixe de baixar o nosso e-book gratuito 'Manual completo sobre Redes Sociais' e saiba como utilizá-las para melhorar os resultados da sua empresa.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.