O Facebook é uma das redes sociais mais populares do mundo. O país com o maior número de membros é o Brasil, e isso significa que há milhões de possibilidades num mundo virtual que só cresce. As empresas estão cada vez mais engajadas em conquistar clientes através do Facebook e isso está se tornando uma regra para que qualquer negócio consiga obter resultados expressivos: o Facebook é um ambiente obrigatório no meio corporativo. A interação com os clientes e uma proposta mais humana fomenta esta presença maciça das empresas na rede social.

Por que anunciar minha empresa no Facebook?

Embora muitas empresas reconheçam que o meio digital é uma ferramenta primordial para alavancar seus benefícios financeiros e fidelizar seus clientes, não são todas que exploraram profundamente o potencial que as plataformas online podem proporcionar. O Facebook, por exemplo, é um ótimo recurso para anunciar sua empresa ou negócio, a fim de ter maior visibilidade e alcance no público.

Saber o que é Facebook Ads e como usá-lo é uma estratégia que auxilia o profissional a estreitar a relação do cliente com a empresa por meio de anúncios. Mesmo que alguns tenham receio de investir, o uso dela é importante, pois é mais acessível principalmente a empresas de pequeno e médio porte. Além de ajudar a segmentar o público-alvo de modo mais direto, a tática também atrai clientes em potencial, mesmo que não tenham tanta afinidade com o produto ou o serviço oferecido.

Outro ponto interessante é a variedade de formatos de anúncios, sendo possível promover páginas, divulgar posts ou ofertas disponíveis ou redirecionar o usuário a um link da empresa. É importante usar essa ferramenta por sua enorme capacidade de interação mais constante com o cliente, a ponto de conhecê-lo bem e atraí-lo da forma correta, com abordagens e conteúdos adequados.

Qual a diferença entre anunciar no Facebook e no Google?

Já na hora de anunciar, muitos ainda se debatem na hora de escolher qual a melhor plataforma para realizar o trabalho: Facebook Ads ou Google Adwords? Não existe um melhor do que o outro. Porém, cada um tem sua particularidade.

Se você pensa em ter uma maior abrangência e um retorno imediato, o Google Adwords é recomendável. Com um trabalho integrado aos campos de busca, ele disponibiliza anúncios por meio de links patrocinados, direcionamento de palavras-chave aos anúncios do seu produto ou serviço ou divulgação por meio de rede de displays, no qual é possível anunciar em outras plataformas, como Gmail e Youtube.

Já com a ferramenta do Facebook, tendo o conhecimento do que é o Facebook Ads, o anúncio é mais segmentado, e possui a oportunidade de vincular textos e fotos na divulgação direcionados a fanpage. Também é possível promover links, posts e histórias patrocinadas, porém só estão disponíveis para quem já está logado à rede.

Sendo mais detalhista na busca pelo público alvo, no que diz respeito a sexo, idade, cidade e estado, um anúncio no Facebook oferece controle do pagamento por anúncio com um menor número de conversões, uma vez que os anúncios são vistos no feed de notícias do usuário ou, então, pelas laterais.

O que é Facebook Ads?

Uma pergunta que muitos se fazem é: o que é Facebook Ads? O Facebook Ads é o serviço de campanhas de marketing digital que o Facebook disponibiliza para que empresas e pessoas comuns possam divulgar alguma coisa na rede social e alcançar resultados mais expressivos do que uma simples postagem na sua página corporativa. O Facebook Ads é parecido com o Google Adwords, mas a grande vantagem é que os anúncios criados com essa ferramenta aparecem no meio do feed do Facebook e se “camuflam” entre outras postagens orgânicas, fazendo com que mais pessoas cliquem nesse anúncio.

Métricas do Facebook Ads

Agora que você já sabe o que é Facebook Ads, é importante que você entenda como ele funciona e como pode trazer resultados extremamente positivos para o seu negócio. Para que uma campanha seja bem-sucedida, é preciso que você preste atenção em alguns pontos importantes, uma vez que os anúncios no Facebook são pagos. Existem algumas métricas a serem calculadas e analisadas para saber se sua campanha está dando resultado:

  • Ações: qualquer ação que um usuário toma após visualizar seu anúncio, como curtir uma página ou confirmar presença em um evento;
  • Alvo: quantidade de pessoas que sua campanha pode alcançar;
  • Alcance da campanha: pessoas que visualizaram o anúncio;
  • Alcance social: pessoas que visualizaram um anúncio através de uma curtida de um amigo;
  • Cliques: quantos cliques o anúncio recebeu;
  • Frequência: média de cliques que cada pessoa deu no anúncio;
  • CPC: custo por clique (quanto foi gasto pelo anúncio dividido pelo número de cliques);
  • CPM: custo por mil impressões do anúncio (quanto foi gasto dividido pelo número de impressões do anúncio);
  • Impressões: quantas vezes o anúncio foi exibido;
  • Engajamento: curtidas, comentários que você recebeu no anúncio.

Cada uma destas métricas deve ser analisada para que você saiba qual delas utilizar em suas campanhas dependendo do tipo de seu negócio.

Qual a importância para minha empresa

Você já compreendeu o que é o Facebook Ads e as métricas que podem ser utilizadas nele. O Facebook Ads é importantíssimo para garantir muito mais visibilidade e interação com o público e com possíveis clientes. Sua estratégia digital deve ser montada sempre levando em consideração a utilização desta importante ferramenta. Lembre-se que apenas ter uma página corporativa e realizar postagens gratuitas pode não ser uma estratégia que traga o retorno que você espera para o seu negócio.

Como o Power Editor pode me ajudar?

Se anunciar já é algo comum e você apenas deseja realizar essa ação com mais rapidez e praticidade, o Power Editor pode ajudar com essa tarefa. Sabendo o que é o Facebook Ads e como usá-lo em modo simultâneo, potencializa a influência do Power Editor por quem realiza muitas campanhas ao mesmo tempo e precisa desafogar esses lançamentos e acompanhar mais diretamente o contato desses anúncios pelo público.

Sendo processado unicamente pelo Google Chrome, a ferramenta pode ser baixada e arquivada como extensão no browser, com a possibilidade de criar anúncios variados, casados ou mesmo separados. Se desejar, o recurso também oferece um modo de criar anúncios segmentados, compará-los entre si e até dividi-los para públicos distintos.

Algo inovador no Power Editor é que o anunciante tem maior flexibilidade em postar anúncios fazendo uso da ferramenta do que se fizesse uma postagem diretamente na fanpage, tendo mais criatividade em realizar o anúncio e até em unificar as páginas em um só lugar.

Com definição de horários para anúncios, configurações de acordo com a plataforma (iOS ou Android, por exemplo) e definição de lances e preços para as divulgações, o Power Editor é totalmente flexível ao anunciante e super prático.

Como otimizar as minhas campanhas no Facebook?

Use investimento diário

Ao adotar um investimento diário nas campanhas, fica muito mais fácil obter um controle da exibição do anúncio, do tipo de público que entra em contato com a peça e de qual a relação da exibição com os pedidos feitos pela plataforma que ofereceu o serviço. É importante ter esse olhar diariamente para ver se o valor fixo exigido pelo anúncio está sendo cumprido, além de oferecer um pontapé para planejamentos com anúncios de média a longa duração, dependendo das mensurações feitas durante as exibições e a qualidade exigida pelo anunciante.

No início faça uma segmentação dupla, depois vá otimizando

Só anunciar na plataforma web não é o bastante, é preciso atingir o público certo. Mesmo que os anúncios sejam amplos no início, é bom praticar a segmentação usando espaços para anunciar no Facebook, por exemplo, que dão um maior foco na mensagem.

Seu público talvez nem seja completamente específico, uma vez que nem sempre a audiência é aquela que você deseja. Porém, praticando essa segmentação dupla, a visão se amplia para a forma de anunciar, onde anunciar, o público que verá o anúncio e que irá comprar o produto, etc.

Faça teste a/b sempre

Algo também necessário para quem deseja anunciar em plataforma online é fazer o teste a/b. Dentro do marketing digital, esse teste se encarrega de comparar e testar as campanhas de acordo com o público, design, conteúdo e outros aspectos.

É importante fazer o teste, uma vez que ele ajuda os anunciantes a manter um planejamento organizado da campanha, avaliar se a ferramenta de anúncios do Facebook consegue relacionar o custo benefício do anúncio com a quantidade de exibições e até aperfeiçoar o ROI da empresa. Se for feito constantemente, o teste melhora a performance dos anúncios feitos.

Faça a criação de um público personalizado no Power Editor

Outra alternativa nova e muito positiva é a criação de públicos personalizados. São grupos de segmentação integrados de lista de e-mails e telefones com o conjunto de anúncios do Facebook. Torna-se fácil ter domínio do público que vê as divulgações do produto ou serviço.

De forma organizada, o público personalizado potencializa as estratégias de criação para grupos semelhantes e analisa os resultados. Saber o que é o Facebook Ads influencia e muito nesse caso. Construa sua lista de contatos semelhantes aos do anúncio, compare os contatos que já tiveram contato com o anúncio ou não e crie peças segmentadas para o público.

Entendeu o que é o Facebook Ads e qual a sua importância para sua estratégia digital? Aproveite e faça o download gratuito do nosso E-BOOK "Facebook Ads" e aprenda tudo sobre o tema.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.