Não é de agora que as redes sociais têm sido uma das principais ferramentas de marketing digital utilizadas por empresas que desejam que as suas marcas tenham reconhecimento e que sejam encontradas com certa facilidade e, consequentemente, contratadas pelos seus clientes. Por meio delas, as vantagens e as facilidades em se atingir um determinado público são imensas. Com isso, é possível potencializar novos negócios para que as metas propostas inicialmente sejam atingidas.

No entanto, tal estratégia digital está ligada diretamente a um retorno sobre o investimento, o ROI. Logo, saber analisar todos esses resultados torna-se o principal objetivo para que a resposta, que vem direta ou indiretamente, esteja de acordo com o esperado. Ao contrário do que se pensa, mensurar resultados nas redes sociais é bastante complexo, até porque os princípios são focados no capital social (credibilidade, reputação, etc.) e não no financeiro. Confira algumas dicas.

Por que mensurar as redes sociais é extremamente importante?

Muitas pessoas passam boa parte do seu dia conectadas nas redes sociais, seja para fazer publicações ou apenas olhar o que as empresas/pessoas andam postando em seus perfis. Mas as instituições não devem apenas criar campanhas para esses ambientes, sem ao menos saberem o retorno daquilo que passaram tanto tempo investindo, seja para o lado negativo ou positivo.

As redes sociais como ferramenta de marketing devem ser mensuradas para que as empresas possam descobrir a fundo sobre os assuntos que mais interessam o público, aquilo que não gostam, etc. As vantagens de obter a mensuração é que elas permitirão que sua instituição possa avaliar de fato aquilo que vem dando certo ou não em termos de criação, e a partir do resultado, possa corrigi-lo de acordo com os hábitos dos clientes.

Sem a mensuração das redes sociais, ficará muito difícil encontrar soluções para os problemas que surgirem, além de que, a concorrência sairá sempre na frente. Para que isto não aconteça, a empresa deve fazer da mensuração um hábito essencial para o crescimento do negócio.

Principais métricas das redes sociais

Confira as principais métricas utilizadas nas redes sociais, e em seguida, entenda como fazer para mensurá-las.

Acessos

Uma das formas de mensurar resultados nas redes sociais é através da visualização de acessos, ou seja, acompanhar o número de acessos feitos por um usuário na sua rede social, seja ela um canal no YouTube, uma página do LinkedIn ou uma Fan Page. Por meio de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, que é considerado o instrumento de análise de comportamento de usuários e de gerenciamento de tráfegos mais completo que existe, você consegue estar sempre por dentro da quantidade de visualizações e do número de alcances de cada assunto ou informação que você publicou na sua página.

Conversões

Outro benefício bem sucedido das redes sociais é fazer com que o usuário realize alguma ação na sua página, que seja mais voltada para a parte comercial, como a aquisição de algum produto ou serviço. Em outras palavras, é uma espécie de permuta: você conduz o público-alvo para o seu canal de relacionamento e, em troca, ele te dá informações como um e-mail, um nome, entre outros dados importantes a fim de obter um conteúdo melhor, como uma inscrição para um curso, um e-book, uma consultoria e por aí vai. Isso possibilita a você saber quantas pessoas clicaram nos anúncios, preencheram o cadastro e o enviaram.

Tráfego de referência

O tráfego de referência consiste na indicação de um site para outro, ou seja, em vez dos clientes acessarem diretamente o seu site ou encontrarem-no por meio de ferramentas de buscas, um site recomendará seus assuntos para seus seguidores. Quando você for recomendado, o importante é mostrar que entende do assunto. O processo de medir a quantidade de tráfego de referência por meio das redes de relacionamento é a maneira mais bacana que se tem para saber qual conteúdo merece mais atenção e qual não traz nenhum tipo de retorno.

Com esses dados em mãos, você consegue estudar e analisar o sucesso ou não do que você está postando. No momento em que é feita a comparação da quantidade de interações do seu conteúdo com a quantidade de acessos a sua página, você pode perceber se o problema em converter as informações está em como você as apresenta ou nas informações propriamente ditas.

Engajamento

Já o engajamento é o envolvimento que os seguidores possuem com a empresa, que vai além do número de curtidas em sua página. Sua importância para mensuração das redes sociais é fundamental para saber de fato a interação que o público tem com o conteúdo e a marca, em vez de quantidade. Todas as ações voltadas para o marketing digital têm por objetivo satisfazer o usuário. Logo, o capital social de uma empresa que utiliza as redes sociais como ferramenta de divulgação é a reputação criada através do processo de interação entre elas mesmas e os seus usuários, já que tal conceito tem como base informações negativas ou positivas a respeito da empresa. Por isso a necessidade de entender qual o nível de aceitação. Usuários satisfeitos geram maior publicidade que, consequentemente, converte em mais acessos a sua página nas redes sociais.

Monitore e mensure os resultados

As redes sociais estão aí para serem utilizadas como ferramentas de marketing digital. Por isso, a análise e o fato de mensurar resultados nas redes sociais são fundamentais para que as respostas sejam positivas. Bons resultados durante as campanhas remetem a maiores acessos nas páginas e, consequentemente, a melhores retornos. Dessa forma, fique esperto e trabalhe com os canais de relacionamento sempre a seu favor. Defina exatamente quais ações você irá utilizar para atingir as suas metas. Execute de forma eficaz todas as ações e as atividades operacionais. Avalie todos os pontos de investimento da sua campanha, as coisas que deram certo e o que não funcionou. Recicle, otimize, renove as suas estratégias. Isso proporciona mais rentabilidade para o negócio e permite que ele seja sustentável e lucrativo.

Como mensurar os resultados de cada rede social?

Agora que você entendeu que as redes sociais como ferramenta de marketing é extremamente necessário, que tal entender como mensurar os resultados de cada uma das principais redes sociais do mundo?

Facebook

É importante mensurar os resultados no Facebook para saber se suas publicações estão de acordo com aquilo que os seguidores desejam, ou caso contrário, identificar quais os erros cometidos e solucioná-los. Uma das métricas que podem ser mensuradas nesta rede social é o engajamento, que visualiza o número de pessoas envolvidas nas publicações. Pode ser dividida em engajamento propagação, aquelas que curtiram, comentaram e compartilharam os posts e de ação, pessoas que clicaram em um link ou imagem.

O crescimento no número de fãs da página é uma métrica que pode ser encontrada em >página>total de opções curtir. Caso você queira saber a quantidade de pessoas que não são fãs da página, mas que curtem as publicações, vá na aba >publicações>todas as publicações enviadas. A métrica para identificar a taxa de engajamento de suas postagens é essencial para conhecer se suas publicações são interessantes tanto para fãs quanto para não fãs da página. Essa função pode ser encontrada em publicações>todas as publicações enviadas>taxa de envolvimento.

É essencial conhecer sobre o que seus concorrentes andam fazendo em suas páginas, para fazer isso, clique em visão geral, e vá até publicações recentes e adicioná-las.

LinkedIn

Medir os resultados do LinkedIn é fundamental para avaliar quais os pontos positivos e negativos da empresa dentro da plataforma, utilizar as redes sociais como ferramenta de marketing permite verificar a necessidade de fazer novos investimentos ou não. Não tem como obter o LinkedIn e não saber quantas pessoas visitam o seu perfil. Para analisar a métrica de visitas, é necessário apenas acessar o botão de notificações no ícone da bandeira.

Caso faça parte de um grupo, seja por interesse profissional ou pessoal, pode-se avaliar as características das pessoas que fazem parte dele, ele é uma ferramenta ideal para atrair novos clientes e interessados quando o assunto é negócios. Para a métrica sobre os gostos e comentários dos seguidores referente as atualizações, basta clicar em perfil, ir para ver o perfil, e por último, 'ver atualizações'. Com essa iniciativa conseguirá ver o que você publicou e as reações nas postagens.

O LinkedIn proporciona a métrica para resultados de busca. Para isso, basta pensar em uma ou mais palavras-chaves que descreve a sua empresa. No item 'Pessoas', conseguirá ver o posicionamento do seu negócio, assim como sua análise, que deve ser feita usando filtro das 'keywords' ou da relevância.

Instagram

As redes sociais como ferramenta de marketing são essenciais para o crescimento de qualquer empresa. O Instagram é uma das plataformas mais utilizadas pelos usuários, deixar de mensurá-la é deixar a concorrência na frente. É possível mensurar os resultados do engajamento do perfil do Instagram, fazendo um cálculo, dividindo o número de curtidas e comentários pelo número de curtidores. Exemplo: se em um post você teve 150 curtidas e 20 comentários, e a quantidade de seguidores é igual a 5 mil pessoas, o engajamento será de 3,4% por publicação.

Para saber o que as pessoas falam sobre a sua empresa no Instagram, basta utilizar a plataforma Sentimonitor, que permitirá que encontre os usuários que mencionaram a hashtag da sua marca na rede social. O Sentimonitor proporciona ainda identificar as pessoas que influenciam diretamente o seu negócio, chamados de 'influenciadores', é possível ver o número de seus comentários, número de curtidas e impressões dos autores.

Como o Instagram não disponibiliza métricas, para fazer a mensuração de outras atividades como o horário ideal para publicações, você pode utilizar as ferramentas Simply Measured e Iconosquare, que permitirá saber a hora em que os usuários estão online e quais gostam das suas postagens.

Twitter

Redes Sociais como ferramenta de marketing devem ser visualizadas pelas empresas como principais aliadas para a conquista de clientes e potenciais clientes. O microblog Twitter possui diversos adeptos em todo o mundo, e deixar de mensurar seus resultados pode gerar uma crise de imagem na instituição, dentre outros problemas.

O Twitter disponibiliza sua própria métrica, a ferramenta Analytics, que permite consultar todas as estatísticas do seu perfil na plataforma digital. Por meio do 'tweet activity', é possível ver gráficos sobre os efeitos das suas publicações na rede social nos últimos 28 dias. Ainda nesta opção, apresenta as métricas de cada tweet, permitindo que saiba as taxas de engajamento e número de impressões, retweets, tweets marcados como favoritos, as respostas e os links clicados.

No item 'Followers', exibe-se sobre as pessoas que estão seguindo a empresa, como sua localização, principais interesses e gêneros. Outras ferramentas podem ser utilizadas para métricas do Twitter como a SocialBro, que possibilita verificar o melhor horário para publicação, assim como definir melhor o público-alvo, os principais influenciadores da empresa, além de outras vantagens.

O Twenty Feet disponibiliza gráficos e estatísticas sobre as menções, seguidores, tweets e faz a integração com Facebook, Google Analytics, etc.

Sabe-se que as redes sociais como ferramenta de marketing são primordiais para a conquista da fidelização de clientes. As métricas representam um benefício para as empresas, que podem utilizá-las para mapear e conhecer cada vez mais o que os usuários gostam, quais os assuntos mais relevantes, etc. Para te ajudar nessa jornada, baixe o nosso ebook gratuito 'Manual completo sobre Redes Sociais' e melhore seus resultados.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.