A relação entre SEO e redes sociais desde sempre esteve em debate e levantou questionamentos sobre qual é a influência das métricas de redes sociais - como número de seguidores ou curtidas - e como influenciam no ranqueamento das páginas nos motores de busca.

Fato é que, apesar das discussões recorrentes entre profissionais de Marketing Digital e de social media, os chamados sinais sociais não tem influência direta sobre a indexação pelo Google e, por isso, não influenciam diretamente no ranqueamento das páginas.

Alguns desses motivos já foram apontados pelo engenheiro de software do Google Matt Cutts, como o volume de conteúdo produzido, a privacidade e frequência de publicações que são deletadas. Isso não quer dizer que as páginas não apareçam nos resultados de buscas quando os usuários assim comandam.

Por outro lado, o Bing, navegador que ocupa o segundo lugar em volume de buscas, já declarou levar em consideração a autoridade de perfis nas redes sociais e, com isso, o número de seguidores influencia no ranqueamento de uma página, diferentemente do Google.

Porém, algumas estratégias ajudam a utilizar redes sociais para melhorar o acesso à páginas do seu site. Quer saber quais são? Descubra como utilizar o SEO e rede sociais para aumentar os acessos ao seu site.

Esteja sempre presente

Quem não é visto, não é notado. Disso já sabemos. Mas nas redes sociais não basta estar presente com a página parada, sem atualização.

Para que sua estratégia de social media e SEO tenha impacto na relevância social da sua página, seja no Instagram ou Facebook, é preciso manter uma rotina de publicações.

A divulgação de conteúdos do seu blog devem ter uma cadência de publicação nas redes sociais. Por isso, programar posts semanais significa também programar postagens que direcionam a este post.

Além, claro, da viabilidade de produção de conteúdos relevantes para o público em outros formatos atrativos, como vídeos, imagens e outros elementos que fazem sucesso nas redes sociais, aumentando também a visibilidade para o seu site e blog.

Pratique backlinks

Backlinks influenciam na relevância e autoridade de uma página, se utilizados de maneira correta. E as rede sociais tem papel fundamental nessa estratégia.

De acordo com a qualidade de seguidores e engajamento de uma publicação, através do compartilhamento, os links inseridos em publicações aumentam a visibilidade do seu blog.

Assim como nas estratégias de link building, ter parcerias com outros sites ou blogs que também indiquem o seu conteúdo nas redes sociais, considerando sempre a relevância para ambos os públicos.

Nesse sentido, as rede sociais precisam estar integradas ao seu site e a segmentação de público é um fator que vai auxiliar na sua sua estratégia de SEO on page e off page.

Valorize o on page e o off page

A otimização de conteúdos utilizando o SEO já é uma prática reconhecida como essencial para o sucesso do rendimento de uma página no Google.

O On Page refere-se a utilização de palavras-chave, backlinks com links internos e externos à sua página e design responsivo para dispositivos móveis, por exemplo.

Já as estratégias de otimização Off page agregam relevância a sua página através dos links de entrada, quando outro blog, por exemplo, direciona para sua página.

Saiba mais sobre a importância do SEO Off page.

Os social share, ou compartilhamentos nas redes sociais, são responsáveis por criar links de entrada para o seu site. Ou seja, também é importante investir nesse tipo de tráfego para gerar acesso orgânico.

Esqueça conteúdos desinteressantes

Não existe Inbound Marketing sem conteúdo de qualidade, afinal, ele é responsável pela autoridade e credibilidade das informações que serão utilizadas para atrair e conquistar o seu público alvo.

E nas rede sociais, os conteúdos desinteressantes podem ser prejudiciais para sua estratégia, seja na chamada de texto de uma publicação que não condizem a linguagem do seu público alvo, ou no uso de hashtags, além do posicionamento sobre assuntos polêmicos.

A concorrência é alta e para conquistar novos seguidores, o investimento em conteúdos diferenciados de audiovisual e interatividade ajudam a construir uma relação de confiança e fidelidade, inclusive, para relação com leitores direcionados ao seu blog.

Além disso, utilizar o SEO para definição de títulos vai te ajudar, por exemplo, a ter links mais atraentes para que o seguidor se interesse em clicar, através da edição de meta tags no HTML das páginas.

Evite overposting

Esta é uma regra para quem trabalha com social media. Não exagere no volume de postagens! O volume de conteúdo postado em uma rede social tem ligação direta com o posicionamento de uma marca e na reputação dela entre os consumidores.

Descubra com qual frequência você deve postar em cada rede social.

Desta forma, o engajamento e a conversão de uma página dependem do nível de confiança que ela desperta no visitante. Praticar overposting, ou seja, número de postagens repetitivas, seja de um mesmo conteúdo, sem atualizações, pode não ser bom para sua estratégia. Criatividade e um cronograma de postagens vão te ajudar a manter essa organização.

Utilize o relacionamento a seu favor

O relacionamento nas redes sociais é outro fator fundamental para conquistar o público. Seja sempre pró ativo nos conteúdos, ofereça soluções práticas e atenda todos os questionamentos e dúvidas.

Fortalecer o relacionamento com consumidores em redes sociais é fundamental para garantir que seu público tenha confiança na sua marca, tanto quanto os conteúdos. Isso significa que você pode ter maior número de compartilhamentos e uma positivação da sua marca e, consequentemente, o aumento de backlinks.

A aprovação social, que faz parte da decisão de compra, integra essa estratégia, enquanto o atendimento em redes sociais também tem se mostrado uma tendência forte para que empresas tenham agilidade e assertividade no relacionamento.

Entenda as métricas de redes sociais e utilize-as a seu favor

Toda estratégia de marketing digital precisa de métricas para análise de resultados e quais serão os caminhos seguintes, se é necessário readequar a produção de conteúdos ou criar novas estratégias de aproximação com o público.

Pensando em SEO e redes sociais, é possível analisar o volume de tráfego proporcionado por determinada rede social, assim como o número de vezes em que um post foi compartilhado, o número de cliques e conversões que resultaram em vendas, por exemplo.

Além disso, essas métricas auxiliam a criar campanhas de anúncios no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Aprenda como mensurar resultados nas redes sociais.

Conclusão

Mesmo que as redes sociais ainda não influenciem diretamente no ranqueamento de uma página no Google, é possível utilizar técnicas de SEO para otimizar conteúdos e páginas e gerar tráfego orgânico para o seu site.

Como você pode perceber, os links externos e internos se mostram essenciais para isso, então, valorize-os na sua estratégia, além da produção de conteúdo segmentado e relevante ao seu público.

Quer aprender como utilizar estratégias de SEO e melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca? Baixe o nosso e-book gratuito e aprenda a criar estratégias de SEO vencedoras!

Douglas Gomes
Douglas Gomes
Douglas Gomes

Mineiro e Jornalista. Assistente de Marketing Digital e Redator de Conteúdo na Post Digital. Certificações em Produção de Conteúdo para Web, Inbound e Outbound Marketing, Sales e Google Ads e Analytics.