Neste ponto, todos devem estar cientes das inúmeras vantagens que o uso do SEO pode trazer, não só em termos de estratégia digital, mas também e principalmente em termos de estratégia de marketing. E sempre bom frisar que o SEO é uma ferramenta complexa que traz resultados ótimos, desde que seja empregada com objetivos bem definidos e por profissionais que saibam operá-la e que conhecem a fundo todos seus aspectos. Se você ainda está com alguma dúvida sobre SEO, baixe o nosso ebook gratuito 'Manual de SEO'.

Um dos aspectos mais importantes do SEO é sem nenhuma dúvida o off page. Muitos devem estar se perguntando o que é o SEO off page e qual sua importância dentro de uma estratégia digital. Vamos responder a essas e outras questões, sempre tendo em vista o papel que desempenha dentro de uma estratégia de marketing digital.

O que é o SEO off page?

Apesar de ser escolhida a palavra off para designar o conceito, ela poderia ser trocada sem nenhum prejuízo semântico por "extra", já que o conceito diz respeito a tudo aquilo que extrapola a página propriamente dita. Os fatores off page podem ser considerados um dos pontos mais importantes para o Google no momento de classificar um site.Dentre eles, podemos citar alguns como:

  • Quantidade de sites que possuem link para o seu site;
  • O Page Rank dos sites que estão linkados com o seu site;
  • Quais sites possuem link para o seu;
  • Há quanto tempo seu site está sendo linkado;
  • O relevância das páginas que têm links apontando para o seu site;
  • O texto âncora utilizado no link que aponta para o seu site;

Em última instância, é ele o responsável pelo ranqueamento do site, fazendo que apareça entre as primeiras páginas ou, em um cenário mais otimista, entre os primeiros resultados da primeira página (top ranking) de determinada busca.

Além disso, fazendo a análise de link building de sites concorrentes, é possível chegar não só a estratégia adotada em determinado site, mas também quanto tempo e dinheiro serão necessários investir para chegar às melhores posições, quais fontes de links são passíveis de serem utilizadas, etc.

Vamos então verificar mais de perto quais são os fatores que são considerados em SEO off page.

Sites que possuem link para o seu site

Pode ser considerado como o fator "mãe", daquele de quais todos os outros fatores derivam. A linkagem com outros sites é feita com frequência, por isso é muito importante analisar, dentre outras coisas, a posição dos sites que de alguma forma possuem direcionamento para seu site.

Textos Âncoras

Trata-se dos textos externos nos quais os links apontam para seu site. Os esforços para conseguir um link para seu site são extremamente válidos. Esses textos recebem a denominação de texto âncora. Sempre que conseguir um, tente otimizar ao máximo o conteúdo textual - quando falamos textos nos referimos também a frases -, colocando a palavra-chave sempre que possível.

Ranqueamento

Saber o ranking dos sites que contêm textos âncoras é fundamental para off pages bem sucedidas e para descobrirmos o porquê basta seguirmos a lógica: quanto mais bem posicionados os sites apontadores, mais bem posicionado seu site estará. Existem ferramentas que podem te auxiliar a descobrir a colocação dos sites. Se você é usuário do navegador Google Chrome, basta adicionar a extensão "PageRank Status". Caso não seja, o site "PageRank Checker dá conta de realizar a tarefa.

Popularidade dos links que apontam para o seu site

Conceito teoricamente simples. Diz respeito a quantidade de links que direcionam para um link determinado. Por meio de um site denominado "link popularity", é possível realizar esta tarefa, com retorno dos números de links em cada buscador (google, bing, etc.).

Quantidade de links

Diferente do acima, este fator engloba tantos os links que levam a outras páginas, chamados de externos ou "outbouding", quanto os links que fazem ligações internas, isto é, entre páginas do próprio site. A regra nos diz que quanto menor o número de links presentes em uma página que leva ao seu site, maior é a qualidade do mesmo.

Relevância da página

Trata-se da relevância que o domínio que aponta para o seu site tem em um determinado assunto, quanto maior for a relevância dele perante o Google, maior será a credibilidade que ele irá fornecer ao seu site pelos links de apontamento. Por exemplo: se um site do ramo de publicidade e propaganda receber links do Meio e Mensagem, com certeza sua classificação será afetada de forma possitiva quando buscarem por termos relacionados a publicidade.

Pois bem. Neste ponto você deve estar se perguntando o que é preciso fazer para converter todos os dados provenientes dos diferentes fatores acima em resultados. Para tornar a implementação da estratégia possível, é necessário calcular, dentre outras coisas, o percentual de sites que utilizam suas palavras-chave nos títulos, a quantidade de sites que contém a palavra-chave no texto (outbounding), além do número de sites que possuem diferentes endereços de IP. Repare que não houve nenhum erro de concordância no que diz respeito à implementação, pois uma estratégia off page eficaz deve lidar com sites, no plural. Somente assim é possível atingir os objetivos da estratégia digital e, mais amplamente, da estratégia de marketing.

No entanto, é praticamente impossível fazer a análise de vários sites manualmente, já que a análise exigiria uma significativa quantidade de tempo e de mão de obra.
Felizmente, existem alguns ferramentas disponíveis para auxiliar nesta tarefa, algumas inclusive gratuitas. Mais um ponto positivo para auxiliar na elaboração de uma estratégia digital poderosa.

Dicas

Para otimizar ainda mais sua estratégia digital, especialistas dão algumas dicas que podem fazer toda a diferença durante a implementação e na colheita dos resultados, tais como:
- Dê importância aos textos âncoras, pois eles são os principais fatores de otimização externa;
- Títulos de site que contém palavras-chave que você utiliza é outro instrumento extremamente valioso.

Com essas dicas e um bom profissional te auxiliando, a otimização externa torna-se um instrumento poderoso, impactando positivamente tanto a estratégia digital quanto a estratégia de marketing de seu negócio.

Entendeu o que é SEO off page e qual a sua importância? Bora lá comentar sobre o assunto?

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.