Diante da competição comercial que ocorre na internet, é necessário que as empresas adotem em sua rotina o uso de estratégias que tendem a evidenciar seus produtos e/ou serviços para o seu público-alvo. Com o marketing digital, as empresas ganharam a chance de ampliar a sua área de atuação e descobrir formas de se comunicar com o público, além de identificar quais são as oportunidades que ele possui e também os riscos que o mercado pode proporcionar. Confira algumas das ferramentas para marketing digital que podem facilitar a rotina das empresas que desejam aumentar suas vendas e outros fatores.

1. AdGooroo

Considerada uma das ferramentas para marketing digital muito utilizada pelos profissionais, o AdGooroo possui recursos que permitem até mesmo monitorar as estratégias digitais usadas pelos concorrentes, além disso, também é possível analisar qual a colocação de anúncios próprios e da concorrência. Essa ferramenta apresenta dados competitivos e que possuem muita relevância no momento de elaborar estratégias para superar a concorrência. Vale destacar que o AdGooroo também auxilia na exibição eficaz de informações relacionadas a campanhas de Links Patrocinados dos clientes, além de auxiliar na pesquisa de quais são as palavras-chaves mais incorporadas em pesquisas e em anúncios.

2. Moat

Essa ferramenta é distribuída de maneira gratuita, o que permite ter alguns serviços limitados, mas que não atrapalham no monitoramento aleatório. O Moat possibilita que todos os seus usuários analisem os concorrentes para saber quais são as suas ações recentes e até mesmo descobrir onde os seus anúncios estão posicionados. De certo modo, a ferramenta tem uma busca que permite procurar os seus concorrentes e ter noções amplas sobre a eficácia de seus anúncios, o que de certo modo auxilia a empresa na elaboração da estratégia digital para conseguir superar sua concorrência e até mesmo saber em qual local divulgá-la.

3. Mention

O Mention é uma aplicação que permite à empresa monitorar algumas palavras-chaves em toda a internet com o intuito de descobrir quais são as que chamam a atenção do seu público e que acabam tendo uma performance mais eficiente. A aplicação também permite localizar certas palavras que são consideradas negativas, além de permitir que a empresa cadastre palavras para monitorar. O Mention também monitora redes sociais e outras ferramentas da internet que acabam auxiliando a empresa a identificar oportunidades. No caso, a empresa pode optar por ter a aplicação gratuita, mas para ele atualizar será necessário ter uma assinatura mensal.

4. Alexa

É uma das aplicações mais utilizadas da atualidade que ajuda a descobrir como certos usuários estão interagindo com a sua concorrência. O Alexa ajuda a identificar a segmentação do tráfego dos concorrentes e ainda permite que a pessoa veja em qual posição do ranking dos websites está localizado. São informações que se tornam úteis para criar novas estratégias que irão ajudar a empresa a se superar diante de seus concorrentes. O interessante é que o Alexa permite comparar e rankear toda a audiência dos sites do mundo, o que é um fato importante para as empresas que desejam localizar as principais tendências da atualidade.

As ferramentas para marketing digital podem proporcionar benefícios distintos para as empresas que as utilizam diariamente. Para complementar o artigo, é interessante a leitura do nosso ebook gratuito Como planejar e medir suas ações de marketing digital com 15 ferramentas.

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.