O Tumblr é uma rede social muitas vezes deixada de lado pelos gestores de marketing digital das empresas, porém, cada vez mais ela vem se destacando como um ótimo canal de comunicação no despertar do interesse de compra em seus seguidores. Uma pesquisa realizada recentemente afirmou que o Tumblr, só no último ano, aumentou em mais de 180% a sua base de usuários conectados.

Sendo assim, para quem quer sair do básico – Facebook, Twitter e afins – para inovar na divulgação da própria empresa, sua marca, produtos, serviços e valores, o Tumblr pode se tornar um grande aliado. Confira então neste artigo como usar o Tumblr.

Use-o como filtro de informações

O Tumblr é uma rede social que pode ser utilizada como um verdadeiro ‘filtro de informações’. Por meio dele a empresa pode melhor se posicionar no mercado em que atua, colhendo informações valiosas sobre o seu segmento de mercado – assim como novidades, inovações, interesses do público e assim por diante.

Além disso, reblogar conteúdo de fornecedores, empresas parceiras e clientes também pode se tornar fundamental para a divulgação de seu trabalho no Tumblr. Mas não se esqueça: a produção de conteúdo é palavra-chave para que você apareça nesta rede.

Crie uma relação com seus seguidores

A regra de como usar o Tumblr certamente reflete em outras redes sociais: interaja com os seus seguidores. Sendo assim, além de produzir conteúdo, curta, comente, compartilhe e interaja com os posts de outros ‘tumblrs’ da sua timeline.

O aparecimento do perfil da sua empresa ajuda na própria construção da marca na rede. Com informações relevantes, atrativas e exclusivas sendo não só postadas, como também compartilhadas e comentadas, as chances de que os followers deste outro perfil também se interessem pelo seu são grandes.

Coloque seu site e/ou outro canal como referência

As trocas de informações e até mesmo de ‘reblogs’ no Tumblr ocorrem com uma velocidade tão rápida que é sempre bom que você se auto referencie. Como assim? Quando postar algo, inclua também um link para redirecionamento do usuário para o seu site, blog ou outra rede social.

Sendo assim, toda vez que algum conteúdo seu for referenciado ou compartilhado, o link da sua empresa estará lá na ‘assinatura’ – o que ainda auxilia na própria conversão de usuários ao site, blog ou outra rede social.

Utilize as tags da forma certa

As tags são fundamentais para você saber como usar o Tumblr, porém, precisam ser utilizadas com cautela e atenção. Isso porque se por um lado elas são essenciais para a organização do conteúdo que você posta na rede ajudando na classificação das postagens, por outro, elas podem acabar se tornando exageradas demais.

Lembre-se que as tags sempre precisam estar relacionadas ao conteúdo do post, de modo que ele não passe a ser vista com maus olhos por parte da comunidade de seguidores.

Pense bem: tem coisa pior do que entrar em um post com tags 'atividade física' e encontrar unicamente dicas de alimentação saudável? Por mais que os temas tenham relação, eles são completamente diferenciados na prática.

Use o Tumblr como uma peça de comunicação

Na hora de como usar o Tumblr lembre-se que ele não deve ser utilizado ‘sozinho’: é também necessário integrá-lo a outras redes, como Facebook, Twitter, Instagram e outras.

Sendo assim, o Tumblr precisa aliar-se a toda a sua campanha de marketing digital e offline da sua empresa. Neste sentido, permita que a estratégia digital do Tumblr combine também com as outras redes e até mesmo com as campanhas de mídia tradicional, o que irá auxiliar ainda mais no posicionamento da ferramenta e é claro, da sua marca.

Agora que você já sabe como usar o Tumblr a favor da sua marca, não hesite em tornar essa ferramenta uma aliada de marketing digital. Para saber mais sobre redes sociais, baixe o nosso e-book gratuito 'Manual completo sobre Redes Sociais' e faça desses canais um sucesso para sua empresa!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.