Muitas pessoas se perguntam qual a diferença entre Google Adwords e Adwords Express, principalmente por causa da semelhança entre as duas plataformas. Ambas são desenvolvidas pelo Google para criar e gerenciar anúncios patrocinados na web e são serviços utilizados em estratégias de marketing digital. Eles proporcionam maior visibilidade à marcas, produtos e serviços. Com isso, cresce o fluxo de visitantes nos sites e, consequentemente, aumentam as chances de vendas.

É importante escolher a ferramenta mais adequada aos objetivos da estratégia de marketing digital para aproveitar os recursos com mais eficácia. Isto significa entender a diferença entre Google AdWords e AdWords Express.

Muitas pessoas se confundiram bastante depois que a empresa unificou as duas plataformas. Quem trabalha com o Google Ads pode estar enfrentando alguma dificuldade em entender o que aconteceu e, mais ainda, em saber como agir daqui para frente. Entenda o que aconteceu na mudança promovida pelo Google e esteja mais preparado.

Confira o que separamos neste artigo para você:

O que é e como funciona o Google Ads?

O Google Ads (antes Adwords) é a plataforma de publicidade do Google, na qual é possível veicular campanhas de anúncios para resultados de pesquisa no buscador através de links patrocinados (em meio aos resultados) e rede de display (imagens dentro de sites parceiros).

Investir em mídia paga no Ads é uma forma de conquistar oportunidades qualificadas para venda de um produto ou serviço e aumentar a visibilidade de um negócio, afinal os anúncios são exibidos no momento certo (relevância) de acordo com os termos pesquisados (palavras-chave) pelo usuário.

Os formatos de anúncios de Ads podem variar para além dos resultados de pesquisa em link, como banners, vídeos e imagens e ainda serem veiculados em milhões de sites, blogs e parceiros que fazem parte da plataforma Google Adsense.

Para investir em anúncios na plataforma, é preciso criar uma conta no Google Ads inserindo um e-mail, website da sua empresa e outras informações básicas para gerar um login e senha que serão utilizados para acesso e configuração de campanhas.

Google Ads: entenda a mudança

Vamos entender o contexto que envolvem o que é Adwords e o que é o Google Ads. Quando essa empresa gigantesca começou a trabalhar com anúncios, há cerca de 18 anos, não havia muita variedade: os anúncios eram aqueles que aparecem nos resultados de pesquisa. Hoje em dia, é fácil perceber que eles podem assumir formatos diferentes em blogs, sites e vídeos.

Ou seja, o nome Adwords não parece mais fazer tanto sentido para se referir a todos os tipos de anúncio, certo? Trata-se apenas de uma das ferramentas usadas atualmente. E isso faz sentido, já que muita coisa mudou nos últimos 18 anos.

É por isso que o Google resolveu reunir tudo que tem a ver com esse universo da publicidade virtual. Desde julho de 2018, todos os recursos de anúncios são concentrados em uma única plataforma denominada Google Ads. A ideia é facilitar o entendimento e a usabilidade dos usuários, inclusive com opções de automação. Quer um exemplo? A Smart Campaign é a primeira solução sob a marca nova e concorre com o Adwords Express. Entenda:

• Campanha Smart

Desenvolvida especialmente para empresas pequenas, a Smart Campaign oferece automação de diversos procedimentos, desde criação até segmentação dos anúncios. Ela também trabalha em conjunto com o Google Meu Negócio.

Google AdWords: recursos mais avançados para links patrocinados

Com essa poderosa ferramenta do Google, os links patrocinados da empresa aparecem destacados em redes de displays (sites do programa de afiliados), redes de pesquisa (Google Shopping, Google Maps, Google Play) e mídias sociais como Facebook, Instagram e Youtube, além do próprio site de busca da Google, onde as pessoas fazem pesquisas baseadas em palavras-chave. Por isso, a base de campanhas bem-sucedidas é a escolha de palavras-chave estratégicas.

A plataforma possui diversos recursos que possibilitam gerenciar o orçamento das campanhas de links patrocinados. Basicamente, há três opções de investimentos nas campanhas do Google AdWords: custo por clique no anúncio; custo por mil visualizações do anúncio; e custo por taxa de conversão, ou seja, os resultados concretos que a campanha gerou como, por exemplo, as vendas efetuadas.

Com o simulador de lances é possível estimar o orçamento e, além disso, os valores podem ser ajustados ao longo da campanha. Para obter os melhores resultados em campanhas criadas através do Google AdWords é importante dominar esses conhecimentos e saber formular estratégias de marketing digital.

AdWords Express

O AdWords Express também é uma plataforma desenvolvida pelo Google com a finalidade de criar anúncios patrocinados. Mas é uma ferramenta básica, simples, fácil de usar. É indicada para microempreendedores e empresas que têm mais dificuldade para utilizar os recursos avançados do Google AdWords. Além disso, o AdWords Express pode ser utilizado mesmo que a empresa não possua um site ou perfil em redes sociais.

O campo de abrangência das campanhas criadas a partir do AdWords Express é mais limitado à área de atuação da empresa. Isto não representa uma desvantagem quando a estratégia da empresa é consolidar seu posicionamento no mercado e fidelizar a clientela que já conquistou.

Outra diferença importante é que o custo das campanhas do AdWords Express é calculado apenas com base na quantidade de cliques que o anúncio receber, ou seja, custo por clique (CPC). Além disso, a criação dessas campanhas é mais ágil, em até 15 minutos pois a configuração envolve apenas a escolha do público-alvo, a descrição em até 3 linhas e o valor de investimento em cada um dos anúncios.

Diferença entre Google AdWords e AdWords Express

Para entender a diferença entre Google Adwords e Adwords Express é necessária a compreensão de como elas funcionam para cada caso. Veja a seguir:

  • Site da empresa: Para usar o Google AdWords a empresa precisa ter um site. O AdWords Express aceita usuários que ainda não possuem site e/ou loja virtual.
  • Criação de anúncios: As configurações para a criação de anúncios são mais rápidas com o AdWords Express, justamente por ser uma plataforma básica.
  • Alcance das campanhas: Com o Google AdWords é possível criar campanhas segmentadas, em escala nacional. O AdWords Express não é tão abrangente.
  • Custos dos links patrocinados: Há três opções de orçamento para as campanhas criadas com o Google Adwords. O AdWords Express utiliza somente o CPC, custo por clique.

Google AdWords ou Adwords Express: qual a melhor opção?

O Google AdWords é uma plataforma avançada, que exige mais conhecimentos e informações para a criação de campanhas de link. Portanto, o empreendedor precisa saber utilizar todos os recursos ou contratar uma agência de marketing digital para desenvolver as estratégias de campanha (o que é mais recomendável para obter resultados eficazes).

O AdWords Express é um sistema básico, que pode ser utilizado facilmente por pessoas leigas. Produz resultados satisfatórios quando o objetivo é atingir o público-alvo local, ou seja, potenciais clientes que estejam mais próximos da empresa. Não é possível utilizar essa plataforma para ações de abrangência nacional – ele alcança clientes que estejam localizados a menos de 100 km.

Novidade: Automações no Google Ads

Como dissemos lá em cima, o Google Ads unificou as plataformas e ainda adicionou uma série de recursos de automação. Isso pode facilitar muito a gestão das campanhas, tanto para os leigos quanto para os profissionais. De uma forma ou de outra, há ferramentas variadas. Conheça as principais:

• Campanha Smart

Vamos expandir um pouco mais nesse assunto. A automação aqui funciona na criação, otimização, segmentação e publicação dos anúncios. Praticamente tudo, certo? Isso é possível pois a plataforma analisa o comportamento, localização geográfica e dispositivos mais usados do público-alvo para estabelecer as melhores formas de mostrar os anúncios. A campanha Smart também é ótima para empresas que não possuem site ainda.

• Campanhas Universais para Apps

Quem trabalha com aplicativos certamente adorou essa novidade. Ao invés de criar anúncios individuais para cada formato, a campanha universal para apps combina as informações que você dá no Adwords com os detalhes do app e desenvolve, sozinha, anúncios para diferentes mídias. A otimização também é automatizada com testes para descobrir quais as melhores combinações para o público-alvo. Os anúncios são exibidos tanto na pesquisa do Google quanto no Google Play, YouTube e outros parceiros.

• Smart Bidding

Também conhecido como AdWords Lances Inteligentes, essa ferramenta permite que você economize tempo e melhora o desempenho. Com o acompanhamento de conversões ativados, você pode liberar os lances automáticos de acordo com as estratégias de suas metas de desempenho. O Smart Bidding usa um aprendizado de máquina avançado, cujo algoritmo prevê os lances que melhor afetam as conversões.

Google Marketing Plataform e outras soluções

Outra solução incrível do Google é a Google Marketing Platform. Ela é o resultado da unificação do Google Analytics 360 Suite e do já extinto DoubleClick. O lançamento foi realizado em julho de 2018, então ainda é uma novidade.

A grande vantagem dessa mudança é a união em um só lugar da publicidade e da análise. Essas são duas pontas de uma mesma corda, afinal. Sem a mensuração dos resultados, não é possível identificar o que está dando certo nos anúncios. A Marketing Platform permite que você tenha maior controle dos seus investimentos, conheça melhor seu público-alvo e deixe suas estratégias de marketing mais rápidas e eficazes.

Tudo isso é feito através das diversas ferramentas que estão abrigadas dentro da plataforma. São serviços distintos que, juntos, formam toda uma estratégia muito mais eficiente do que se estivessem “soltos”. O Analytics, por exemplo, é uma obrigatoriedade para medir o que anda acontecendo com seu site ou blog. Ele possibilita o conhecimento não só da quantidade de visitantes mas também do comportamento dos mesmos, o que influencia diretamente nas decisões futuras a respeito dessas páginas.

O Tag Manager, ou gerenciador de tags, é outra funcionalidade interessante. Com ele, você identifica e gerencia as tags do site (pedaços de códigos que contém informações importantes sobre o público e sua movimentação nas páginas). E as Search Ads? Aqueles anúncios que surgem nos resultados de pesquisas do Google são mais responsivos agora.

O Adwords recebe essa automação com base em alguns headlines e descrições inseridas por você. Com isso, ele consegue fazer todas as combinações e destacar qual é a mais provável que alcançar o resultado que você está esperando com aquela campanha.

De uma forma ou de outra, são muitas ferramentas que auxiliam incrivelmente na gestão do marketing digital da sua empresa. Essa quantidade de automações não surgiram a toa, mas de pesquisas intensas realizadas pelo Google para perceber no que os empreendedores mais estavam encontrando dificuldades. Sendo a empresa que é, ela pensou na melhor maneira de resolver o máximo possível de problemas de uma só vez.

Mas não é só a unificação do que já existia que compõe a plataforma. A marca Google Marketing Platform substitui a DoubleClick e o Google Analytics 360 Suite, o que altera desde a página inicial até a interface, que agora conta com um centro de integração. Há também um alternador comum de produtos para facilitar a navegação pela plataforma toda.

Ainda não está convencido? Vamos ser mais práticos. Esses são os benefícios da Google Marketing Platform:

  • Fácil utilização por pequenas empresas e possibilidade de recursos avançados para as grandes empresas;
  • Criação de relatórios a partir de seus dados;
  • Conhecimento aprofundado sobre seu público-alvo;
  • Testes automáticos para otimização de diversas funções;
  • Criação de pesquisas;
  • Dados em tempo real para as campanhas de search ads;
  • Facilidade na gerência de tags sem necessidade de código;
  • Display e vídeo 360 para alcançar audiências de qualquer lugar no mundo todo.

Começando: onde criar uma campanha

Depois de tanta conversa sobre Google Ads, o que é AdWords Express, plataformas novas… é possível que você esteja até mais confuso com o que vai fazer. De fato, todas as opções citadas têm suas vantagens. Mas precisamos ser práticos para realmente tomar uma decisão e seguir com o planejamento da empresa.

Por isso, tomaremos um exemplo para ilustrar uma possibilidade de atuação. Imagine um negócio pequeno, digamos que uma loja de sucos. Para começar a usar o AdWords Express, em primeiro lugar o gestor precisaria fazer uma pesquisa de palavra-chave com o Keyword Planner. É aí que se descobre pela primeira vez quais são as possibilidades de destaque entre o público-alvo.

Então, em uma interface simples e com algumas informações básicas sobre o negócio, o gestor desta loja de sucos consegue usar o AdWords Express sem grandes dificuldades. Nesse caso, o custo dos anúncios só pode ser feito com base na fórmula CPC, ou seja, custo por clique. Pela facilidade na interação e pela vantagem de não ser necessário um site da empresa, a loja de sucos pode se dar muito bem com o AdWords Express. Vale ressaltar que essa jornada é similar para quem for usar as novas Campanhas Smart. O foco aí também é a automação.

Antes de escolher a melhor opção, é preciso ter noção do quão abrangente a campanha será. Se for muita, haverão especificidades que não podem ser deixadas de lado. Se necessário, procure uma consultoria para orientar e melhorar as chances de um bom retorno.

Como otimizar campanhas no Google Ads?

O ROI das campanhas não está positivo? Não existe segredo: para aumentar conversões em anúncios do Google Ads e otimizar os custos, é necessário criar estratégias com base em métricas.

Avaliar corretamente as métricas para Google Ads em conjunto com as métricas definidas por você para o seu negócio, proporciona mais chances de reduzir os custos das campanhas e fazer com que os anúncios performam melhor.

Nos próximos tópicos, você confere essas dicas para que você saiba como otimizar anúncios do Google Ads. Em cada dica, o vídeo estará no minuto exato do webinar “Melhores práticas no Google Ads” para ir direto ao ponto. Mas, é claro, fique à vontade para assistir a versão completa e tirar suas dúvidas. Então, vamos lá!

Avalie com atenção o Índice de Qualidade

O primeiro fator abordado é o Índice de Qualidade avaliado pelo Google sobre a estrutura da sua campanha, com relação aos anúncios, palavras-chave escolhidas e páginas de destino que influenciam no ranqueamento e no CPC.

Trata-se de um score de 0 a 10 (máximo) atribuído à qualidade do seu anúncio onde a taxa de cliques esperada, a relevância do anúncio e a experiência na página de destino são avaliadas para definir a pontuação dos seus anúncios. Entenda um pouco mais sobre o Índice de qualidade e como otimizá-lo de acordo com o funil de vendas do seu negócio.

Utilize as correspondências de palavras-chave para anúncios

Acertar na escolha dos termos de pesquisa é fundamental para melhorar a performance e ter conversões mais qualificadas. Como escolher palavras-chave para anúncios? Entenda na prática como definir as melhores e como otimizá-las na sua campanha com dicas sobre palavras-chave negativas e variações.

Otimize as páginas de destino

Outro ponto importante para melhorar o índice de qualidade é a otimização das páginas de destino para o seu site (landing pages) quando alguém clicar nos seus anúncios. Confira as dicas para aplicar técnicas de SEO e testes A/B em páginas de conversão.

Otimize por local, programação de anúncios e dispositivos

Região geográfica, dias e horários de início das campanhas e qual a forma de distribuição por dispositivos móveis e desktop são pontos que você deve ter atenção para mensurar as conversões. Aprenda o passo a passo para realizar essas otimizações:

O Google está constantemente atualizando suas soluções, seja Google Ads, Adwords Express, Analytics ou qualquer outra. A dica para acompanhar tudo isso é seguir referências nesse assunto - assinando a newsletter da Post, por exemplo.

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André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.