As campanhas de Adwords ou links patrocinados são uma excelente ferramenta para os departamentos de marketing de qualquer ramo de negócio, pois garantem resultado com investimento mais certeiro. 

Mas não adianta nada fazer uma campanha de qualquer jeito. É preciso dedicação, cuidado e muita atenção aos detalhes para fazer uma campanha dar certo. Já que quanto mais segmentado for o seu anúncio, mais chances você terá de conquistar seu público-alvo. Ou seja, quanto mais otimizada for toda a sua campanha de Adwords, melhor será o seu ROI, ou retorno do investimento.

Para alcançar este resultado basta um pouco de pesquisa e conhecimento profundo do negócio e do público, por isso, baixe o nosso ebook gratuito 'Como otimizar campanhas de Links patrocinados' e saiba como fazer com que a divulgação da sua marca seja positiva.

Mas, afinal, como alcançar este resultado tão positivo para sua marca? Muitas empresas investem pesado em Adwords e não conseguem atingir um bom resultado, pois conforme falamos é preciso muita dedicação aos detalhes. Para conseguir diminuir o custo por clique e otimizar a verba cada vez mais escassa, é preciso conquistar um bom CTR, pois é este o número que vai influenciar diretamente no valor que você vai pagar por cada palavra-chave no leilão.

O que é CTR?

Agora você já sabe que o valor da CTR é um dos maiores influenciadores no valor final investido na sua campanha, e melhorando este índice você tem a melhor forma de como diminuir o custo por clique e por consequência o valor da palavra-chave. Mas o que é o CTR?

CTR é a sigla em inglês para o termo Click Throug Rate, que vale tanto para os anúncios quanto para os resultados orgânicos, que são aqueles que aparecem nos resultados da busca naturalmente.

O CTR nada mais é do que uma taxa calculada pelo próprio Google que leva em consideração o número de impressões (a quantidade de vezes que seu anúncio ou resultado orgânico aparece) e a quantidade de vezes que o anúncio ou busca orgânica recebe cliques. É a melhor forma de verificar o desempenho da campanha ou anúncio, é a verdadeira medida de uma campanha Adwords.

Como calcular a CTR

O CTR é uma conta bem simples e o resultado é sempre representado por uma porcentagem. Trata-se somente da divisão entre o número de cliques pelo número de impressões. Como você pode ver abaixo:

CTR = Nº de Cliques / Nº de impressões

E quanto mais você conseguir aumentar a CTR de uma campanha, melhor será o resultado dos seus anúncios, pois significa que a probabilidade das pessoas gostarem dos seus anúncios será bem maior. E, por consequência, o Google colocará seu anúncio ou o resultado orgânico nas primeiras posições da busca. Afinal, o Google é um dos melhores buscadores porque está sempre trabalhando para trazer o melhor resultado para o usuário, aquele que é mais relevante de acordo com as buscas.

E o mais bacana disso tudo é que, quanto mais o Google considerar seu anúncio relevante para o usuário, mais barato será o valor da palavra-chave. Resumindo, aumentar a CTR de cada anúncio de forma individual é a melhor forma de diminuir o custo da sua campanha e alcançar um menor custo por clique. O mesmo vale para o resultado orgânico. Ou seja, quanto mais cliques ele receber, melhor posicionado ele ficará no resultado para o usuário.

Como diminuir o custo por clique

Mas e como é possível influenciar o custo por clique e aumentar a CTR? Ora, os especialistas em campanhas online costumam dizer que a CTR é como uma promessa de campanha, ou o chamariz dela. Se o usuário achar que a promessa é interessante, e de acordo com o que ele está buscando, irá clicar nela. Portanto, é preciso gastar um pouco de tempo para encontrar o melhor texto possível, aquele que seja o mais interessante para o seu cliente na hora da busca. Nada de fazer anúncios genéricos, sem pensar direito.

Uma boa dica para descobrir qual é a melhor forma possível de conquistar cliques, é feita de forma bem simples. Geralmente fazem-se dois ou três anúncios para as mesmas palavras-chave. Aí é preciso programá-los para que apareçam de forma uniforme. Depois, é preciso observar o desempenho com atenção e comparar o resultado dos anúncios entre si. Aquele que apresentar o melhor CTR é o vencedor, pois é o que tem a melhor promessa para o usuário. Depois basta duplicá-lo e então fazer pequenas alterações para que tenha ainda mais alcance e ficar acompanhando.

Outro ponto importante, em seu planejamento de campanhas, quando definir as palavras-chaves e suas respectivas variações, separe-as em grupos e cada grupo deve conter anúncios relevantes para o grupo de palavras (e variantes) e para a página de destino. O Google considera anúncios mais relevantes quando temos essa tripla combinação (palavras-chave + anúncios + página de destino) e com certeza o você vai conseguir aumentar o CTR de suas campanhas e diminuir o custo por clique.

Todo este trabalho vai garantir um CTR mais alto, e um investimento mais baixo, resultando em uma campanha muito mais eficiente.

É importante lembrar, também, que esta escolha não é eterna. De anda adianta fazer um bom anúncio e deixá-lo igual por meses a fio. O resultado de uma boa campanha de Adwords está diretamente ligado com a dedicação que ela recebe, e às vezes é preciso realizar alterações com bastante frequência para manter-se nas primeiras posições. Até porque seus concorrentes estão, também, otimizando a CTR para baixar o custo da campanha e diminuir o custo por clique no leilão.

E além da promessa, o conteúdo que o usuário vai encontrar na sua página precisa estar de acordo. Se o Google perceber que o número de rejeição é muito alto, ou seja, que a pessoa clica, mas logo sai da página, ele vai achar que o resultado não é tão relevante assim, e por mais que esteja atraindo muitos cliques vai diminuir de posição e novamente aumentar o valor do clique. Mais uma vez, é o Google protegendo o usuário de um resultado frustrante.

Então, além de cuidar dos anúncios, das promessas e da taxa de CTR, é preciso também cuidar da página para qual você está enviando seu cliente. Otimize também seu site para manter seu cliente dentro dele o maior tempo possível, e evite colocar sempre somente a página inicial do site como caminho para a busca. Ajude o usuário a encontrar com agilidade aquilo que ele está buscando e o deixe na página certa de acordo com o anúncio que ele clicou.

Todos estes cuidados influenciam diretamente na sua taxa de CTR e, por consequência, no leilão da palavra-chave.
Entendeu como diminuir o custo por clique? Mãos à obra!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.