É muito comum ver as pessoas se equivocarem quando estão atrás de pessoas que cuidem da marca delas. Existe hoje no mercado, agência de Marketing Digital e agência de Comunicação. Todas as duas trabalham com o mesmo nicho, contudo, sob aspectos e focos diferentes. Saber dessa diferença básica o tornará apto a reconhecer qual das duas irá abranger toda a necessidade que você precisa sanar, observando quais dos aspectos gostaria que fosse trabalhado e pro tal, escolhendo aquela que corresponde as suas expectativas. Vamos ver no artigo de hoje a diferença entre agência de marketing digital e de comunicação?

O que uma agência de Marketing Digital faz?

Para se saber qual a diferença entre agência de marketing digital e de comunicação é necessário primeiramente ver o que cada uma realiza. As agências de Marketing Digital são as mais recentemente adentradas no mercado competitivo e são as grandes responsáveis pelas estratégias de marketing que serão abordadas na sua empresa através do mundo online, do digital. Pode-se ter várias aspectos sobre a ótica, contudo, o principal objetivo não é comunicar, e sim fazer crescer o número de vendas no cenário geral da empresa, buscado por pequenas, médias e grandes companhias, aumentando as vendas e o lucro em curto/médio prazo.

Se comparado à forma tradicional de ser, o Marketing Digital acabará se destacando por apresentar um custo menor, conseguindo alcançar a meta estipulada em menos tempo. Alguns dos principais serviços oferecidos por ela são:

  • SEO: Trabalha com o posicionamento do conteúdo perante os buscadores (Google, Bing, Yahoo, entre outros) através de palavras-chaves.
  • Produção de conteúdo: Produção de conteúdo rico e original sobre o nicho que a empresa determina.
  • Gerenciamento de redes sociais: Gestão, planejamento e produção de conteúdos destinados à divulgação por redes sociais como Instagram, Facebook, SnapChat, Twitter, entre outros.
  • Campanha de anúncio online: Compra de mídias e gestões de anúncios dentro de plataformas específicas, como o Google Adwords e o Facebook Adsense.
  • Construção de websites e landing pages: Com o uso de ferramentas certas, constrói-se a programação de sites responsivos ou landing pages para captação de e-mails.
  • E-mail marketing: Produção e disparo de conteúdo de e-mail marketing com foco em vendas e comunicação da empresa.

E uma agência de Comunicação, o que faz?

Agora que você sabe o que uma agência de Marketing Digital faz, entender a diferença entre agência de Marketing Digital e de Comunicação fica mais fácil. Uma agência de Comunicação pode prestar serviços digitais, contudo, ela não será especializada somente nesse nicho, podendo agregar a comunicação externa do cliente. Aqui se encaixará um cliente que deseja fazer propagandas institucionais, marketing e comunicação externa da empresa, construção de marca, assessoria no modo de como essa empresa deverá se portar, assessoria de imprensa, enfim, é um campo muito mais vasto.

Também será indicada para produção de material para impressão, como banners, flyers ou releases, comunicando quem precisa ser comunicado. Você encontra serviços como:

  • Planejamento de mídia: Planejamento para a compra de espaço de mídia no veículo de comunicação mais aconselhável, trabalhadas através das campanhas.
  • Planejamento de comunicação: Ela traçará objetivos e metas no campo da comunicação para curto, médio e longo prazo.
  • Folders, catálogos e materiais visuais: Toda a parte de produção textual e material que sejam necessários para a elaboração da campanha.
  • Comunicação interna: Ideal para aquelas empresas que buscam engajamento interno dos seus funcionários.

Entendeu a diferença entre agência de marketing digital e de comunicação? Agora que você tem esses conceitos bem definidos na sua cabeça, ficará mais fácil de entender qual tipo de agência você deverá recorrer para resolver alguns dos serviços que listamos acima ou que sejam de nicho semelhante. Para você saber como investir em Marketing Digital, baixe o nosso e-book gratuito 'Como planejar e medir suas ações de Marketing Digital' e faça sua empresa crescer no ambiente online!

André Cintra
André Cintra
André Cintra

Paulistano e CEO da Post Digital, empresa que fundou no inicio de 2010, com a idéia principal de desenvolver projetos digitais estratégicos e focados em resultado (conversões). Trabalha profissionalmente com internet desde a época da bolha, já desenvolveu mais de 300 projetos sob medida, é certificado Google para rede de pesquisa, rede de display e analytics e é especialista em SEO.